Desafio acerca do saneamento básico no Brasil: como resolver esse problema?

  • 0

A pratica do saneamento básico não é de agora, desde a idade média o império romano já se preocupava em prevenir doenças e com o abastecimento populacional, foram os pioneiros na construção dos primeiros sistemas de abastecimento. Análogo a tais, no Brasil, apesar de estarmos no século XXI nos mostramos pouco à frente de Roma, com poucas ações implementadas para resolver o extenuante e continuo problema do saneamento básico. Ademais, é preciso discutir as principais causas e consequências sobre tal problemática.

Em primeiro lugar, no documentário publicado pelo instituto ”Trata Brasil”, mostra que a falta de saneamento além de atingir populações pobres, também chega as mais ricas e que moram em zonas urbanas. Então, por tais perspectivas, o saneamento básico é algo que aflige todas as classes do  país,  de sul ao norte. Além disso, a saúde da população é a principal atingida, já que o constante contato com esgotos e água não tratada acabam causando doenças aumentando o número de internações e de mortes. A mortalidade infantil provocada principalmente por diarreias, é a segunda maior causa de morte de meninos e meninas entre 1 mês e 5 anos no mundo de acordo com dados divulgados pela OMS- Organização Mundial de Saúde.

Em segundo lugar, é indubitável a falta de ações dos governantes para amenizar a falta de saneamento básico, muitos não se interessam ou não estão cientes que essa é uma das maiores problemáticas que o Brasil enfrenta. Com uma população de mais de duzentos milhões de pessoas, metade não possui coleta de esgoto, a população vive à mercê de uma realidade sem a mínima infraestrutura e com poucos investimentos que deixam o Brasil mais longe do caminho do desenvolvimento.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para mitigar o problema. Decerto, o Brasil precisa que seus governantes locais e o ministério público estudem, invistam e tracem projetos para que futuramente o Brasil possam estar numa situação digna. Por meio de verbas governamentais. Além disso, é preciso que a mídia mostre em campanhas a importância do saneamento básico, afinal, “Sanear”, significa tornar saudável, higienizar e limpar e grande parte da população não está ciente e nem tem informações do quanto essa prática é importante. Desta forma o Brasil terá uma sociedade livre de doenças, estará informada e com as condições mínimas para que tenham bem estar.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: Não fugiu da estrutura, mas apresenta problemas de incoerência em algumas frases e a falta de uso da pontuação;
    1 Desenvolvimento: Fugiu da tese, uma vez que era para você ter mostrado o motivo do problema do saneamento básico, mas você acabou apresentando-o no terceiro parágrafo, apenas troque os parágrafos de desenvolvimento. Além disso, há tambem, o uso errôneo e repetitivo de conjunções aditivas e explicativas , deixando muitas vezes, a frase sem lógica;
    2 Desenvolvimento: Foi o que eu tinha dito anteriormente, fugiu da tese, pois ao invés de mostrar a consequência do saneamento básico você apresentou o motivo;
    Conclusão: Ótima
    Resumindo: A sua redação está muito boa, todavia só te aconselho a tomar cuidado para não fugir do tema, pontuar bem as frases e não repetir demasiadamente as conjunções aditivas e explicativas.
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; 120
    2) Compreensão da proposta de redação; 160
    3) Seleção e organização das informações; 120
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 120
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 180
    NOTA TOTAL: 700

    • 1
  2. Boa noite!
    Em minha análise, sua redação está boa! Porém, na introdução você poderia ter se expressado de outra maneira em vez de “não é de agora” , e faltou vírgulas em algumas palavras! A analogia da idade média não ficou muito coerente, e você não citou pelo menos dois problemas arrecatados, somente no desenvolvimento! Senti falta da sua tese nela!
    No desenvolvimento 1 está bem argumentado e pontuado, todavia você colocou muita informação sendo que não foi citado na intro. O desenvolvimento 2 está ótimo! A sua conclusão ficou muito boa, só faltou detalhamento de como seria a intervenção pelo primeiro agente! Mas no geral, parabéns!

    • 0
  3. Está boa, porém precisa se atentar em alguns detalhes. Ao colocar “metade não possui coleta de esgoto”, coloque em seguida a fonte de onde você tirou tal informação. Na conclusão, detalhe mais a pergunta “Como?”, eu usei em uma redação minha, quase a mesma proposta que você e me disseram isso, acho que é bom eu te falar também! Se atente a grafia, algumas palavras estão em tempo verbal incorreto e escritas de forma errada.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.