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Depressão na adolescência: medidas para resolver esse problema

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Alteração de peso, culpa excessiva, dificuldade de concentração e distúrbio do sono. Esses e outros, são os sintomas responsáveis pela depressão que, segundo dados da OMS, assola 5.8% da população brasileira. Esse mal que atormenta boa parte do país transcorre também entre os adolescentes, ocasionando grande sofrimento nessa etapa da vida.

O período da adolescência é caracterizado por diversas mudanças físicas e psicológicas, mas também por um ponto de partida de grande desenvolvimento e amadurecimento dos jovens. O problema para muitos, é ser jogado de cara em uma fase com modificações hormonais e diversos conflitos internos. Deixar de “se comportar como criança” não é fácil para ninguém, e isso provavelmente contribui para o aumento do índice de depressão.

Apesar do tratamento com antidepressivos inibidores ser conhecido e considerado bom precursor no tratamento da doença, há grande dificuldade em tratar a depressão em jovens que dependem dos pais. Se os responsáveis não tomem nota dos sintomas dos filhos ou não estarem esclarecidos quanto as opções medicamentosas, o auxílio clínico não vai acontecer.

Sabendo disso, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe aos pais ou responsáveis, sendo as principais referências na formação de seus filhos, observar os comportamentos do jovem e, por meio do diálogo, auxiliá-los a gerenciar o estresse. Ler, ter hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça livre de pensamentos negativos e a prevenir quadros depressivos.

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2 Correções

  1. 1) Os dados que colocou no texto são poucos. Falta credibilidade. Talvez uma fala de um especialista ajudasse. Colocar mais dados para dar embasamento
    2) Acrômico recursivo: Ex: OMS, deve-se descrever o significado da sigla (Organização Mundial de Saúde)
    3) … é ser jogado de CARA em uma fase com modificações… CARA é uma expressão informal, acredito que a mudança para algo mais formal cairia melhor (Ex: Ser alçado em uma fase…)
    4) Os responsáveis são ELES. Então eles TOMAM nota.
    5) não estarem esclarecidos. Acredito que aqui seria … Não ESTEJAM esclarecidos.
    Enfim, eu acho que abordou bem o assunto, mas ficou meio genérico. Acredito que faltou você se posicionar mais.

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  2. OLAA
    C1: 160, há erros de pontuação e gramática.
    C2: 120, desenvolve bem o tema, porém não repertórios necessários, há somente 1, e é necessário no mínimo dois.
    C3: 100, não entendi bem a sua argumentação, está fraca, é senso comum. Não há dados ou repertório, e não responde bem a sua tese, não há causa ou consequência.
    C4: 120, quase não há conectivos, mas vc articulou bem os parágrafos, dá para ver a tese e a conclusão de cara, assim como a argumentação.
    C5: 120, não responde todas as perguntas(agente, meio, modo, detalhamento e finalidade), não há detalhamento e nem meio.
    NOTA: 620

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