Alteração de peso, culpa excessiva, dificuldade de concentração e distúrbio do sono. Esses e outros, são os sintomas responsáveis pela depressão que, segundo dados da OMS, assola 5.8% da população brasileira. Esse mal que atormenta boa parte do país transcorre também entre os adolescentes, ocasionando grande sofrimento nessa etapa da vida.
O período da adolescência é caracterizado por diversas mudanças físicas e psicológicas, mas também por um ponto de partida de grande desenvolvimento e amadurecimento dos jovens. O problema para muitos, é ser jogado de cara em uma fase com modificações hormonais e diversos conflitos internos. Deixar de “se comportar como criança” não é fácil para ninguém, e isso provavelmente contribui para o aumento do índice de depressão.
Apesar do tratamento com antidepressivos inibidores ser conhecido e considerado bom precursor no tratamento da doença, há grande dificuldade em tratar a depressão em jovens que dependem dos pais. Se os responsáveis não tomem nota dos sintomas dos filhos ou não estarem esclarecidos quanto as opções medicamentosas, o auxílio clínico não vai acontecer.
Sabendo disso, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe aos pais ou responsáveis, sendo as principais referências na formação de seus filhos, observar os comportamentos do jovem e, por meio do diálogo, auxiliá-los a gerenciar o estresse. Ler, ter hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça livre de pensamentos negativos e a prevenir quadros depressivos.
aesbragantino
1) Os dados que colocou no texto são poucos. Falta credibilidade. Talvez uma fala de um especialista ajudasse. Colocar mais dados para dar embasamento
2) Acrômico recursivo: Ex: OMS, deve-se descrever o significado da sigla (Organização Mundial de Saúde)
3) … é ser jogado de CARA em uma fase com modificações… CARA é uma expressão informal, acredito que a mudança para algo mais formal cairia melhor (Ex: Ser alçado em uma fase…)
4) Os responsáveis são ELES. Então eles TOMAM nota.
5) não estarem esclarecidos. Acredito que aqui seria … Não ESTEJAM esclarecidos.
Enfim, eu acho que abordou bem o assunto, mas ficou meio genérico. Acredito que faltou você se posicionar mais.
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OLAA
C1: 160, há erros de pontuação e gramática.
C2: 120, desenvolve bem o tema, porém não repertórios necessários, há somente 1, e é necessário no mínimo dois.
C3: 100, não entendi bem a sua argumentação, está fraca, é senso comum. Não há dados ou repertório, e não responde bem a sua tese, não há causa ou consequência.
C4: 120, quase não há conectivos, mas vc articulou bem os parágrafos, dá para ver a tese e a conclusão de cara, assim como a argumentação.
C5: 120, não responde todas as perguntas(agente, meio, modo, detalhamento e finalidade), não há detalhamento e nem meio.
NOTA: 620