Iniciante

Depressão e medidas para prevenir o suicídio

  • 0

No filme Vingadores Ultimato, o personagem Thor se encontra em uma fase muito complicada após vários acontecimentos fatídicos em sua vida, como: a morte da sua mãe pai e irmão, e ainda carrega a culpa da dizimação da metade da população da terra; o que faz com que ele fiquei bastante melancólico e depressivo. Sob esse viés, associa-se que acontecimentos aflitivos vivido por uma determinada pessoa são uma das principais causas da depressão, doença que infelizmente é muito comum e silenciosa, quando não tratada pode suscitar ao suicídio.

Em primeiro lugar, é nítido que o número de pessoas com depressão vem crescendo de forma alarmante nos últimos anos. Segundo Pesquisa Vigitle 2021, em média, 11, 3% dos brasileiros relataram ter recebido o diagnóstico da enfermidade. Nese sentido, é válido frisar que o transtorno depressivo maior é muito comum, e teve aumento significativo durante a pandemia, pois as pessoas se sentiam mais solitária e aflitas. Somada isso, prevalecia o medo do vírus do covid-19, o sofrimento pelas perdas e as preocupações financeiras. Fatos que agravaram ainda mais uma situação que já não era boa.

Ademais, é inteligível, que por ser uma doença silenciosa a depressão não é identificado com tanta facilidade, cada pessoa reage e se manifesta de um jeito. Alguns dos sintomas mais comuns são: tristeza profunda, perda de interesse generalizada, dificuldade de concentração, insônia, entre outros. Se não cuidada essa doença mental pode se agravar e ampliar a probabilidade de suicídio. Nesse contexto, podemos citar como exemplo, o artista Vincent Van Gogh, que teve um agravamento no seu caso de depressão, o que levou o artista a disparar um revólver contra o próprio peito, vindo a falecer dois dias depois. Depressivos recorrem ao autocídio como uma forma de alívio das melancolias e das desesperanças na vida.

Por fim, é evidente que a depressão é um dos maiores males da sociedade, e o suicídio é uma consequência da doença não tratada corretamente. E o estado como principal responsável pelo bem-estar social, deveria tornar acessível o apoio psicológico as pessoas em situações de vulnerabilidade social , com a criação de programas que dê ao cidadão a possibilidade de tratar a doença com um profissional, já que muitos não tem condições financeiras para isso. Outra forma é se manter atento às pessoas ao seu redor, ter empatia e ajudar da forma que estiver ao alcance, como por exemplo, uma simples conversa, ouvir quem está precisando já é uma grande ajuda. Nessa lógica, é essencial da visibilidade ao problema para que ele seja solucionado.

 

 

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. a sua redação, esta muito boa, mas ela parece uma dissertativa explicativa, acredito que seja pela falta de argumentos que teve, consegui entender sua proposta, mas acho que teve muitas coisas que começaram e não terminaram, não entendi o porque de você não ter se aprofundado no que você citou na introdução, bom se foi uma dissertativa explicativa, ela esta muito boa, agora se foi argumentativa, da uma olhada em vídeos de como argumentar na sua redação

    *lembrando, sou só uma estudante, e não especialista*

    • 1
  2. Olá, sou iniciante aqui.
    Competência 1: orações e períodos de modo bom, com poucos desvios.
    Competência 2: aborda o tema de forma completa e as três partes do texto.
    Competência 3: texto organizado e informações desenvolvidas com poucas falhas. com marcas de autoria.
    Competência 4: apresenta repertório bastante diversificado de recursos coesivos: ausência em raros momentos, raras repetições e não há inadequações.
    Competência 5: apresenta pelo menos 4 elementos obrigatórios (agente ou ação ou modo/meio ou efeito ou detalhamento).

    • 0
  3. olá, sou iniciante então não sei muito bem mais pelo que eu Lir no seu texto você escrever muito bem mais acho que no primeiro parágrafo você ser perdeu pouco ao colocar a tese, e ser talvez você continuasse o tópico trazido na introdução seria interessante mais desenvolvimento sair de certo modo muito bem e a sua conclusão está ótima.

    • 0
  4. Sou iniciante também. Gostei da redação, você tem facilidade com a escrita.

    1. Se atente as correções de concordância verbal e nominal. Elas além de desvio da norma, comprometem o sentido do texto. Além disso, observe o uso correto da vírgula e das demais regras de ortografia.

    2. Como o colega disse acima, sua redação também me pareceu explicativa e não argumentativa.

    3. Na introdução deixe claro quais teses pretende defender no desenvolvimento, é justamente nessa parte que, juntamente com a contextualização que você trouxe, virá os argumentos. O que você quis argumentar (defender) no seu texto? Além das informações que você já trouxe.

    4. Gostei a proposta de intervenção.

    • 0
  5. De forma geral, a redação está muito boa. Você tem um repertório muito bom, com poucos erros de português e dominou bem o tema, mas alguns pontos devem ser ressaltados.

    O maior porém é que talvez você não tenha conseguido expor a sua tese, isto é, a sua opinião. Você expõe os fatos e as informações, mas elas não chegam a formar argumentos. O que poderia ajudar seria colocar frases marcadas que mostrem o seu posicionamento de forma assertiva sobre o assunto (dizer, literalmente, que o suicídio é algo negativo e deve ser combatido, por exemplo, pois isso deixa claro ao corretor o seu posicionamento). Isso descontaria na competência 3.

    Além disso, existem alguns erros quanto à gramática e à estrutura da redação. Existem algumas vírgulas mal posicionadas ou inexistentes, por exemplo (correção): “Se não cuidada, essa doença mental” (terceiro parágrafo); “é inteligível que, por ser uma doença silenciosa, a depressão” (terceiro parágrafo). E sobre a gramática, um exemplo de erro é a palavra “estado”, no último parágrafo, que deve ser iniciada com letra maiúscula. Isso descontaria na competência 1.

    Por fim, no que diz respeito à competência 5 e à intervenção, você expôs o agente, a ação, o meio/modo, e fez o detalhamento, mas creio que não tenha exposto a finalidade corretamente. Uma boa maneira de incluir isso na conclusão é utilizando em algum momento a expressão “para”/ “para que”.

    Portanto, no meu ver, seria o seguinte:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    Total: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.