Iniciante

Depressão: Doença da modernidade

  • 1

 

Como descrito pelo escritor Augusto Cury: “Uma pessoa quando pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.” Para algumas pessoas o suicídio é uma solução permanente para um problema temporário, e é exatamente a isso que a depressão leva; há uma dor angustiante que faz com que a pessoa tenha pensamentos pessimistas, em vários graus.  Uma vez que, diariamente, pessoas de todas as faixas etárias sofrem desse mal, que nos casos mais severos pode levar à morte, logo, a depressão deve ser enfrentada de maneira contundente.

Em primeira análise, deve-se destacar que especialistas afirmam que uma das principais causas da depressão é a má qualidade da vida moderna, além de fatores sociais que favorecem a depressão como desigualdade social, discriminação, falta de acesso entre outros. Em razão disso, A Organização Mundial de Saúde (OMS) presume que, em 2020, a depressão seria a doença mais incapacitante do mundo. Apesar de nenhuma pesquisa ter sido realizada neste âmbito até este momento há uma grande possibilidade deste fato já ser verídico, caso contrário acredita-se que a doença já está prestes a se tornar a mais incapacitante, tudo como consequência de uma vida estressante em uma sociedade doente.

De acordo com o psiquiatra, Jair Mari: “A tristeza é passageira, mas a depressão te habita. No transtorno, o vazio e a desesperança invadem o cotidiano”, analisando a fala de Mari, percebe-se a carga que a doença tem  na história de uma pessoa e no cotidiano. A depressão é incontrolável, afinal, milhões de pessoas no globo sofrem desse mal  e muitas nem mesmo têm consciência da doença. Ademais, engana-se quem pensa que a depressão é um problema contemporâneo, visto que há grandes referências a doença no romantismo e um exemplo disso é a obra “Fragmento de Hora de Delírio” do autor Junqueira Freire, que clama em seu poema um amor a morte. Ou seja, existem indícios de sua existência há alguns séculos e o nosso maior avanço em relação a ela é a consciência de que ela existe, porque, só assim medidas podem ser tomadas.

Conforme tudo que foi apresentado anteriormente, é preciso que os indivíduos assumam, portanto, que há um problema relacionado a saúde mental em nossa sociedade, uma vez que, esta problemática está presente de forma complexa em nossas vidas. Portanto a depressão representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, a mídia juntamente com o governo promoverem projetos e campanhas para conscientizar as pessoas sobre a doença , por meio de debates e informativas. Espera-se, com isso, as pessoas tomem iniciativas para levar um vida mais saudável  e tomar medidas para preservar a saúde mental.

Compartilhar

4 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 80. 3 erros crassos. Outros como informalidade, gramática, pontuação e redundância não foram considerados para perda de ponto.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Excelente.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. O aluno apresenta dificuldades para utilizar os termos certos para explicar as ideias; o que não provoca conflito. Ademais, os argumentos dissertados deveriam ter sido pré apresentados na última frase da introdução. Tópicos frasais muito longos.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160. Ótimo uso; entretanto, ainda, há necessidade de estudo sobre os conectivos lógicos da redação, principalmente, sobre a questão do paralelismo entre os parágrafos. Veja videoaulas e os use em abundância.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada. Você deveria ter detalhado as medidas, explicado como elas deveriam ser implantadas.
    [820]
    *DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.
    Você escreveu muito bem.
    Parabéns!!!!
    Tchau!
    E até a próxima!😁

    • 3
  2. Vou falar em tópicos.
    1- Vc poderia começar com ”Segundo Augusto Cury: “Uma pessoa quando pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.”, fica mais bonito.
    2- Na intrudução vc meio que desenvolveu, coisa que vc deve fazer no desenvolvimento.
    3-Não apresentou sua tese, na introdução.
    4-Não deu seu argumento no desenvolvimento
    5-você citou a OMS, mas não falou de dado, mas sim do Senso comum
    6-Você usou o pronome Nosso, não pode!
    7- Na conclusão faltou fazer as 5 perguntas do ENEM.
    8-Não deu uma proposta de interveção
    9-Não citou um agente…
    10- A redação está muito baseada em senso comum e vc não deu seu argumento e nem uma proposta

    • 1
  3. sua redação na minha opinião foi excelente , tudo encaixadinho, organizado e bem aprazível.
    introdução : alusão e problematização, ok
    desenvolvimento: demostrou domínio em esclarecer fatos sobre o assunto e também na colocação de estudos/estatística, ok
    conclusão: achei vazia, sem muitos detalhes, acho que na conclusão no começo se baseou muito no individualismo.

    • 1
  4. oii, gostei muito da sua redação,os seus argumento foram muito bem desenvolvidos ,mas temo que tenha pecado um pouco na introdução .A introdução teve uma contextualização ,o que é importante ,porém o recomendado é no máximo 3 linhas para não fugir do tema .Além disso,a conclusão ficou muito superficial,tente ler mais e procurar redações nota mil,isso irá te ajudar

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.