Iniciante

DEPRESSÃO COMO O MAL DO SÉCULO XXI

  • 0

Na obra \”utopia\” do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, no que se observa na contemporaneidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a depressão no século xxi apresenta barreiras para a concretização dos planos de More. Nesse contexto, não há dúvidas que os casos de depressão é um desafio no Brasil, o qual é motivado infelizmente pela situação socioeconômica, bem como a falta de suporte governamental. Dessa forma, é urgente a reversibilidade do cenário em questão.

Sob uma primeira análise, é imperativo ressaltar a situação financeira como promotor da problemática. De acordo com postagens do portal g1 \”os maiores índices de depressão ocorrem em países subdesenvolvido em relação aos com desenvolvimento completo\”. Partindo dessa premissa, é notório que o baixo poder aquisitivo é um dos fatores que contribui intrinsecamente para ocorrência da depressão. Essa doença, por sua vez ocorre em qualquer faixa etária, caso não for tratada de forma correta pode ter como consequência o suicídio. Logo, o estado por intermédios das instituições sociais, por exemplo, a família deve criar ações que atenue tal cenário.

Outrossim, é evidente a falta de suporte governamentais em iniciativas públicas que coíbam tais recorrências. Segundo o Filósofo Thomas Hobbes \” o estado é responsável por garantir o bem-estar da população\”. Entretanto, essa máxima pregado pelo o pensador não é efetivo na prática, uma vez que é baixo à atuação das autoridades governamentais em programas de acompanhamentos psicológicos para diminuir os casos de depressão. Dessa maneira, é urgente a reformulação dessa postura estatal.

Infere-se, Portanto, que medidas são necessárias para reverter esse impasse. Sendo assim, a fim de mitigar a depressão na contemporaneidade. Compete ao Ministério da Saúde, em parcerias com os Influenciadores Digitais, criar programas gratuitos de acompanhamentos psicológicos. Por meio de plataformas on-line. Esses programas devem conter todos os suportes necessários para retardar os casos de depressão. Espera-se com essa medida a diminuição da problemática em questão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite!
    Na obra ”utopia” do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na contemporaneidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a depressão no século xxi (XXI, números romanos sempre em letra maiúscula) apresenta barreiras para a concretização dos planos de More.
    Quando você aborda que a depressão apresenta barreiras para os planos de More, você pontua que a depressão é o foco do problema e na realidade segunda a Ciência e estudos dos precurssores da Saúde Mental, como Freud, Laccan e outros o ponto crucial não é a “depressão ou transtorno psiquiátrico” e sim quais vertentes tem propiciado o desenvolvimento de tais quadros clínicos.
    Seu texto apresentou a estrutura dissertativa significativa, carecendo apenas mais fatores no desenvolvimento que ocasionam a depressão.
    Por fim, parabéns pelos conectivos utilizados e pelo tema abordado.
    Continue praticando, pois o sucesso vem com o treino!

    • 0
  2. 1- não entendi o que significa o uso das barras (\).
    2- você jogou os planos do autor mas não deixou claro quais são eles.
    3- situação econômica (boa ou ruim?)
    4-Nesse contexto, não há dúvidas que *os casos de depressão*(plural) *são* desafios no Brasil, *os quais são motivados*, infelizmente, pela situação socioeconômica, bem como a falta de suporte governamental.
    desenvolvimento 1:
    – depois de g1 você coloca um “:”
    -você fechou o seu parágrafo com uma proposta de melhoria, deixa isso pra conclusão do seu texto.
    -Essa doença, por sua vez ocorre em qualquer faixa etária, caso não for tratada de forma correta pode ter como consequência o suicídio. (eu não entendi por qual motivo você citou a faixa etária…em nenhum momento você falou sobre isso na sua introdução.
    desenvolvimento 2:
    -Gostei desse parágrafo, se tiver algum erro deve ser de pontuação. Foi bem construído.
    conclusão:
    -Boa retomada do tema.
    – criar programas gratuitos de acompanhamentos psicológicos. (você pode por uma vírgula ao invés de um ponto) Por meio de plataformas on-line ( acredito que esse online deva estar entre aspas, pesquisa um pouco mais sobre, desculpa não saber te informar com precisão).
    -Esses programas devem conter todos os suportes necessários (cita alguns suportes, para que fique mais claro), (aqui você pode por um “a fim de” para expressar finalidade) para retardar (você quer só que retarde ou que o problema seja resolvido, que os casos sejam diminuídos? acredito que se você trocar essa palavra por outra mais impactante seja melhor) os casos de depressão.
    -Na ultima frase você pode retomar a ideia do autor citado na introdução, é uma boa estratégia para fechar o seu texto com chave de ouro.
    – Ao invés de “espera-se” usa um “Dessa foma” “Dessa maneira” (ai depois desse conectivo você pode usar o “espera-se”.
    Observações:
    -texto bem escrito, poucos erros gramaticais (eu não sou tão boa nisso).
    -os argumentos foram bem colocados, só falta argumentar um pouco melhor.
    -Gostei da sua conclusão e introdução.
    -Alusões estão OK, continue usando. Inclusive, você usou 3 repertórios diferentes de embasamento para cada parágrafo, o que é interessante e mostra que você está por dentro do assunto e não sabe somente (por exemplo) alusões históricas ou filosóficas.
    -Trabalhe mais um pouco, você está próximo do mil.

    • 0
  3. Na obra ”utopia” do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na contemporaneidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a depressão no século xxi apresenta barreiras para a concretização dos planos de More. Nesse contexto, não há dúvidas que os casos de depressão são um desafio no Brasil, que é motivado (a parte do “infelizmente remete uma opinião, o que não deve ser dada no texto)pela situação socioeconômica, bem como a falta de suporte governamental. Dessa forma, é urgente a reversibilidade do cenário em questão.
    Sob uma primeira análise, é imperativo ressaltar a situação financeira como promotor da problemática. De acordo com postagens do portal g1 “os maiores índices de depressão ocorrem em países subdesenvolvido em relação aos com desenvolvimento completo”. Partindo dessa premissa, é notório que o baixo poder aquisitivo é um dos fatores que contribui intrinsecamente para ocorrência da depressão. Essa doença, por sua vez ocorre em qualquer faixa etária, caso não seja tratada de forma correta pode ter como consequência o suicídio. Logo, o estado por intermédios das instituições sociais, por exemplo, a família, deve criar ações que atenue tal cenário.
    Outrossim, é evidente a falta de suportes governamentais em iniciativas públicas que coíbam tais recorrências. Segundo o Filósofo Thomas Hobbes ” o estado é responsável por garantir o bem-estar da população”. Entretanto, essa máxima pregado pelo o pensador não é efetivo na prática, uma vez que é baixo à atuação das autoridades governamentais em programas de acompanhamentos psicológicos para diminuir os casos de depressão. Dessa maneira, é urgente a reformulação dessa postura estatal.
    Infere-se, Portanto, que medidas são necessárias para reverter esse impasse. Sendo assim, a fim de mitigar a depressão na contemporaneidade, compete ao Ministério da Saúde, em parcerias com os Influenciadores Digitais, criar programas gratuitos de acompanhamentos psicológicos. Por meio de plataformas on-line. Esses programas devem conter todos os suportes necessários para retardar os casos de depressão. Espera-se com essa medida a diminuição da problemática em questão.(faltou apenas o detalhamento pra completar a competência 5) :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.