Na contemporaneidade, muito se discute sobre a depressão ter se tornado, de certa forma, uma consequência do ritmo de vida acelerado que se encontra no mundo moderno, que afeta principalmente os adolescentes, fazendo com que a demanda por tratamentos aumente. Porém, ainda assim, pode acontecer que a doença seja mal interpretada pelos médicos e familiares.
Primordialmente, é perceptível o aumento de casos de depressão em jovens. Segundo a psicóloga Vera Ferrari, a doença atinge uma em cada cinco pessoas entre 12 e 18 anos no Brasil e os motivos variam entre questões de sexualidade, obter um bom desempenho na escola e escolher qual carreira deseja seguir no futuro. Além disso, o modo de vida moderno pode servir de agravante para a doença, tendo em vista os estresses do dia a dia.
Cabe ressaltar também que o apoio familiar é imprescindível para a pessoa que apresenta este quadro clínico. O filme “As faces de Helen” conta exatamente a história de uma mulher bem sucedida que é portadora do transtorno bipolar e depressão e os amigos e familiares têm dificuldade em aceitar que uma pessoa com a vida tão boa pode ter um quadro depressivo. Ademais, é importante comentar que os médicos devem se manter atentos e analisar os pacientes corretamente, já que grande parte dos clínicos não faz diagnóstico para depressão, segundo o clínico-geral Geraldo Carvalhaes.
Devido aos fatores supracitados, fica evidente que a depressão como doença do século entre os jovens brasileiros é uma temática que deve ser abordada com a devida importância. Desse modo, cabe ao Governo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), dar assistência para pessoas que possuem esse quadro clínico, direcionando-as para os CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e UBS (Unidade Básica de Saúde). Com tais medidas, espera-se que obtenha o benéfico de diminuição dos casos de depressão e assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Por favor, corrijam no modelo das competências do enem, e se possível, atribuir notas
HelenaMS
Oii, amarquess! Não sou nenhuma especialista em redação, porém com o pouco que sei vou tentar corrigir o seu texto. Qualquer coisa que discordar pode falar, ok?
INTRODUÇÃO:
– Queísmo (uso excessivo do pronome relativo “que”).
– “Muito se discute”… Quem discute? Achei essa estratégia de abertura muito vaga.
– “Pode acontecer”. Evite incertezas na sua redação, como pode acontecer, talvez, etc.
– Faltou você apresentar os argumentos (A1 e A2) a serem defendidos nos parágrafos de desenvolvimento.
D1:
– “Cabe ressaltar também que”… Insira uma vírgula após o também.
D2:
– “pode”(linha 5) – Possa ter…
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
– Atingiu os 5 elementos exigidos pelo Enem, muito bem!
– “fica evidente que a depressão como doença do século entre os jovens brasileiros” Insira uma vírgula depois (antes do é).
– ” Com tais medidas, espera-se que obtenha o benéfico de diminuição dos casos de depressão e assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida.” Bem, sinceramente eu não entendi muito bem essa frase, acredito que a estrutura esteja equivocada. Ela ficou muito confusa. Ali onde diz “que obtenha o benéfico de diminuição “, por exemplo, acho que o correto seria “benefício”.
Você escreve bem, demonstra ter domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais. Também, é importante mencionar que você trouxe repertórios legitimados para o seu texto, mas faltou uma contextualização do tema na sua introdução, como a citação de um repertório, por exemplo, para “abrir” a argumentação. Ademais, sua argumentação está meio vaga, sem uma devida conclusão das ideias. Com a prática, certamente você conseguirá melhorar nesse pontos. Bons estudos! Beijos!
Luaninha02
A redação está muito boa, porém pessoas não carregam depressão sem ter motivos, então explique de onde surge isso.Na conclusão deve ter maior abrangência.Como por exemplo, o que esses órgãos públicos fariam, quando e de que forma. Pois muitas vezes pessoas com depressão tem dificuldades de se expressar e apresentam grande carga de ansiedade.
anne_brito
A redação está muito boa, porém pessoas não carregam depressão sem ter motivos, então explique de onde surge isso.Na conclusão deve ter maior abrangência.Como por exemplo, o que esses órgãos públicos fariam, quando e de que forma. Pois muitas vezes pessoas com depressão tem dificuldades de se expressar e apresentam grande carga de ansiedade.//rt