A série Black Mirror, em um dos seus episódios, retrata um universo onde a exaltação do meio virtual a promove a vida falsificação e padronização do comportamento de seus usuários, sendo ridiculizado todo e qualquer conduta contrária. Tal panorama, ainda que não tão extremista é a realidade tecnológica em que a humanidade está inserida. Nesse sentido, as consequências de sua dependência se manifesta na propagação da intolerância, influenciada pelas opiniões da massa e no aumento de problemas mentais que afeta cada vez mais pessoas.
A priori, é notório a importância da evolução de tecnologia com a mudança das formas de relações sociais. Nesse sentido, aplicativos de mídia social se tornaram muitos e a competividade provocou a intenção de atrair a atenção dos usuários o máximo possível. Sendo assim, a falta de rigor e a busca por polêmicas, abriu espaço para o aumento do discurso de ódio e a cultura do cancelamento, como exemplo, o caso da escritora da famosa saga Harry Potter, que foi atacada por internautas devido seus comentários e postagens consideradas transfóbicas. A ausência de tolerância sobre uma opnião ou comportamento diferente reage para a violência muitas vezes de forma anônima.
Sendo assim, nesse ambiente de insegurança, nota-se o aumento de casos de doenças mentais devido o estresse do contato intenso e excessivo da tecnologia e sua exposição. Segundo a OMS, o país atualmente está entre os mais ansiosos com 9,3% da população com algum tipo de ansiedade e 5,8% com depressão. Dados coletados justamente no ano em que devido a pandemia do corona vírus, tenha se aumentado o uso da internet. Sendo assim, o aumento da utilização de forma descontrolada das redes, contribui para a criação de uma sociedade mais doente.
Portanto, a dependência das tecnologias disponíveis traz suas consequências que devem ser combatidas. Para tanto, se faz necessário que o Ministério da Educação e as empresas de mídias sociais promovam a conscientização e a proteção dos usuários. Tal ação, deve ser realizada através de, palestras nas escolas sobre o uso adequado das redes sociais, com publicações de incentivo à procura de ajuda e tratamento, além da fiscalização contra discursos que ofendam os diretos humanos. De tal forma, a construir uma sociedade mais conscientizada de suas ações e menos propensas a problemas mentais.
ANA CÁSSIA
SÉRIO. que tema maravilhoso e vc ainda pegou uma alusão à black mirror. Se fosse no enem e eu te daria 1000. Ao meu ver, vc poderia ter colocado mais uma tese que ficaria completinha. “Sendo assim, a falta de rigor e a busca por polêmicas, abriu espaço para o aumento do discurso de ódio e a cultura do cancelamento, como exemplo, o caso da escritora da famosa saga Harry Potter” nessa parte eu achei que vc poderia ter trago sobre o cyberbullying utilizando o hate a comunidade lgbt que é constantemente atacada nas redes sociais
Jaleco Branco
Olá, boa tarde
Primeiro, deixo bem claro que não sou especialista em correções, pois estou no mesmo “barco” que você, em que, treina a escrita para evoluir, de modo que identifique seus erros. No entanto, explica-se que não possuou autoridade para julgamentos, todavia, irei dar uns conselhos a respeito de melhorias para seu texto. Nesse âmbito, recomendo a leitura de redações exemplares, pois irá te ajudar muito a montar uma estrutura top de redação, além disso recomendo dar uma estudada em conectivos para não haver repetições deles, sem falar que isso irá te ajudar a tirá 200 pontos fácil, com o uso correto dos conectivos e à ausência de repetições deles…. Enfim, algo que observa-se facilmente é a carência em conectivos, para deixar seu texto amarrado e coeso, outra dica é organizar as idéias do seu texto que são boas, só falta uma maior organização para elevar sua pontuação, por isso recomendo que em cada parágrafo deixe explicito um tópico frasal do argumento a questionar, sem esquecer de um conectivo que ligue o parágrafo anterior e em seguida coloque o repertório sociocultural que ligue o argumento citado, assim concluindo com a relação dele e o tema. Dessa maneira, você irá ter uma agilidade melhor na construção do seu texto e vai deixar tudo mais bem claro e organizado, facilitando a leitura do leitor.
Bem, é isso e parabéns pelo texto. Ah, continue a escrever, pois a prática é uma boa aliada da evolução! Sorry, por qualquer coisa que não tenha gostado.