Iniciante

Dependência e uso de internet pelos jovens no Brasil: como resolver esse problema?

  • 0

Atualmente no Brasil, com base nos estudos apresentados pelo MPF mais recentes, podemos perceber um salto no uso da internet pelos jovens e adolescentes, sem nenhum tipo de vigilância ou restrição, devido à falta de regras e bom senso dos responsáveis. Portanto, cabe ao governo e os pais, o dever de determinar medidas que diminuam a dependência e o uso da internet.

A priori, os pais, sendo os principais responsáveis, por tudo que seus filhos fazem dentro e fora da internet, deveriam ser os primeiros a enxergar que o uso sem limites e restrições da internet e prejudicial para a saúde e para relações em sociedade. Assim, deveriam impor limites quanto ao uso e utilização da internet, com ajuda dos mais variados sistemas de controle, já existentes no mercado para o monitoramento dos links e arquivos que seus filhos estão acessando no cotidianamente.

O governo como garantido da ordem e dos direito, também não esta efetuando o seu papel em prol das crianças e adolescentes, uma vez que, não toma medidas efetivas para a proibição do uso de internet através dos celulares durante as aulas escolares. Logo, o Estado, deveria inserir bloqueadores de sinal de telefone moveis nos ambientes escolares, como por exemplos: nos presídios, para desestimular o uso dos smartphones. Pelo menos, durante o período escolar que e essencial, para o desenvolvimento estruturado.

Desta forma, percebemos que as regras são necessárias para o convício social e para o uso consciente da internet. Contudo, a falta de responsabilização dos responsáveis pelos danos causados vem acarretando graves consequências psicológicas e sociais aos filhos/alunos. Assim, cabe ao governo conjuntamente com os pais e as escolas; vigiar, controlar, restringir e desenvolver um trabalho psicossocial com as crianças e adolescentes, com o intuito de reduzir a dependência, já adquiridas e evitar novas sujeições desenfreadas ao uso da internet.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. A redação tá boa, acho que o que não gostei (e o que não é certo usar) é esse ATUALMENTE. É uma palavra clichê, não pode usar palavras desse tipo, ERRA muito e tira MUITOOOO ponto. Mas enfim, no geral foi boa a sua redação, eu daria em torno de 600 a 700, pois também teve erros a norma e outras palavras e expressões que não podem ser usadas

    • 0
  2. A redação está muito bem estruturada, com argumentos fortes e palpáveis. Porém:
    Ser usar siglas, obrigatoriamente deve-se por o nome completo entre parênteses na primeira em q se cita a sigla. Caso a use mais de uma vez, não há necessidade de usar o nome completo sempre.
    Há muito a repetição da palavra “internet.
    Fique atento a acentuação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.