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Dependência e uso de internet pelos jovens no Brasil: como resolver esse problema?

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Em uma palestra dada ao Ted talks, plataforma online de disseminação de conhecimento, o psiquiatra Flávio Nielman constata que é mais fácil um jovem aprender a lidar com as ferramentas digitais, do que aprender a amarrar o tênis. Por essa perspectiva, percebe-se a dependência dos jovens pelas ferramentas digitais e o uso da internet, sobretudo no Brasil. Para tanto, deve-se analisar a negligência dos pais como mediadores da problemática e o uso das redes sociais como agentes secundários.

Primeiramente, é importante apontar a negligência dos pais como um dos principais causadores do imbróglio. Isso porque, segundo uma pesquisa feita pela ONG brasileira, Safernet, 87% dos participantes – jovens – afirmaram não ter restrições quanto ao uso da internet. Nesse sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade digital dos filhos e o tempo o qual eles passam utilizando essas ferramentas, fomentam em maiores tempos de uso dos instrumentos virtuais, os quais podem desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.

Ademais, é importante pontuar o consumo das redes sociais como um dos vínculos existentes entre a problemática e a mocidade. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, umas das características da pós-modernidade é o uso das tecnologia e ferramentas oferecidas por essa, como mediadoras da condição de existência. Por essa ótica, ferramentas como as redes sociais vão de encontro com o pensamento do sociólogo, haja vista as possibilidade infinitas que essas oferecem, desde a promoção de imagem até a crianção de amizades com maior facilidade que no mundo real, impregnando nos jovens uma relação de interdependência.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver a problemática em questão. Para tanto, o ministério da educação,em parceria com as escolas, devem treinar profissionais para promoverem palestras e oficinas aos pais e filhos abordando temáticas sobre os limites de uso das ferramentas digitais, bem como instigar os pais a serem mais ríspidos quanto ao tempo que os filhos passam utilizando essas ferramentas.  Ademais, por meio dessas palestras deve-se indicar, também, grupos de apoios para as famílias que possuem um familiar dependente dos instrumentos virtuais, assim como para aquelas que querem procurar mais informações ou terem mais familiaridade com o problema. Assim, talvez seja possível reduzir os número de casos dessa dependência bem como ajudar jovens a lidarem com ela.

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6 Correções

  1. CORREÇÃO – MODELO ENEM
    GRAMÁTICA –
    Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
    L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores…”
    L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem.
    L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessário essa vírgula.
    L16- “Por esse ótica,” ótica é feminino, logo o certo seria “Por essa ótica”.
    L17- “vão de encontro com o pensamento”. A expressão certa é “de encontro a”, logo o certo seria “vão de encontro ao pensamento”. / “haja vista as possibilidade infinitas os quais”, possibilidades infinitas é feminino, logo o certo seria “as quais”.
    L21- “ Ministério da Educação”, com letra maiúscula. /
    “o ministério da educação,em parceria com as escolas, “devem” treinar profissionais”, o certo é usar “deve” no singular, pois concorda só com Ministério da Educação. “EM PARCERIA COM AS ESCOLAS” é apenas um complemento/detalhamento do que foi dito antes, por isso está entre vírgulas.
    L23- “ferramentas digitais, bem como instigar”, com vírgula.
    L24- “deve-se indicar também, grupos”, faltou a vírgula antes de “também” para isolar. Nesse caso, você pode optar por usar ou não a vírgula, porém se usar tem que ser as duas: “deve-se indicar, também, grupos” ou “deve-se indicar também grupos”. A ÚNICA COISA QUE NÃO PODE SER FEITA É SEPARAR O SUJEITO DO VERBO.
    DIVERSOS –
    Cuidado com o uso repetitivo dos mesmos mecanismos linguísticos (conectivos e etc.) – você repetiu “ademais”, “as quais”, “isso porque”, “bem como” … portanto, perderá na competência 4, pois demonstras pouco conhecimento dos mecanismos linguísticos de coesão.
    Cuidado com termos abreviados – ONG -linha 8.
    CONCLUSÃO –
    -QUEM MEC
    -O QUE treinar profissionais
    -COMO por meio dessas palestras
    -DETALHAMENTO abordando temáticas sobre os limites
    -PARA reduzir os número de casos dessa dependência
    NOTA POR COMPETÊNCIA –
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200
    TOTAL – 880 (Podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
    PARABÉNS!
    Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3

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  2. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
    1) Muito interessante a citação da introdução
    2) Para tanto, deve-se analisar a negligência dos pais como mediadores da problemática e o uso das redes sociais como agentes secundários.
    Primeiramente, é importante apontar a negligência dos pais como um dos principais causadores do imbróglio.
    — Ficou muito repetido a palavra negligÊncia – poderia ter usado um sinônimo tal como, indiferença,descuido…]
    3) fomentam em maiores tempos de uso dos instrumentos virtuais
    – Fomentam maiores
    4) 0s quais podem desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.
    — é as quais podem…. concordando com essas ferramentas
    5) das tecnologia e ferramentas oferecidas por essa
    – ou ficara assim: das tecnologias e ferramentas oferecidas por essa
    – ou assim: da tecnologia e ferramentas oferecidas por essa,
    6) haja vista as possibilidade infinitas que essas oferecem,
    — haja vista as possibilidades infinitas que essas oferecem,
    7) o ministério da educação,em parceria com as escolas, devem treinar profissionais
    — o Ministério da Educação,em parceria com as escolas, deve treinar profissionais
    — é deve para concordar com o sujeito da oração que é Ministério da Educação
    8) bem como instigar os pais a serem mais ríspidos quanto ao tempo que os filhos passam utilizando essas ferramentas
    — ríspido significa ser grosseiro, portanto, acho que vocÊ deveria ter colocado outra palavra.
    Excelente redação.

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  3. Irei corrigir por linhas e estou corrigindo pelo celular.
    L19- “Nesse sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade digital dos filhos e o tempo o qual eles…”
    Na linha 19, acredito que o certo seria: “…neste sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade dos filhos no qual…”
    L21- “…as quais pode desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.”
    Aqui, como podemos ver, o começo da frase está no plural, então, o certo é: “…as quais podem desencadear…”
    L30/31- “Por esse ótica…”
    Aqui, não deve ser escrito como “por esse ótica” e sim como “por essa ótica” pois “ótica” é substantivo feminino.
    L33- “…as possibilidade infinitas os quais essas oferecem…”
    Novamente, “os quais” está errado pois a palavra “infinita” está no substantivo feminino, então nesse caso, o certo seria:
    “…as possibilidade infinitas, as quais essas oferecem…”
    L40- “Para tanto, o ministério da educação,em parceria com as escolas”
    Depois da vírgula deveria ter um espaço e o certo é:
    “…Para tanto, o ministério da educação, em parceria com as escolas…”

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  4. Bons argumentos, boa estrutura
    creio que poderia melhorar na pontuação mais o treinamento leva a perfeição…
    Existe alguns erros de concordância, pontuação e vírgula e fique atento sempre para não fazer abreviações como na linha 8 “ONG” independente disso parabéns, ótima redação
    Nota:900

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  5. Bons argumentos, ótima estrutura.
    Creio que uma linguagem acessível seja de suma importância em uma redação. Veja, você está indo por uma linha de raciocínio muito complexa e isso pode acarretar uma perca de lógica em quem está lendo. Uma redação maravilhosa, parabéns.
    Resumo da sua redação em minha perspectiva: Os 5 pontos que avaliam a sua redação estão sendo cumpridos muito bem, maravilhosamente bem!
    Atentando ao fato de compreensão que pode haver uma falta para quem pega de cara a sua redação, o que não anula o seu texto, apenas o torna “menos acessível”. Em linhas gerais, você é fera!
    Nota: 980

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  6. C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    Nota final: 840
    Evite repetições e erros gramáticais (a maioria de concordância).
    Na conclusão articule melhor a sua proposta. Deve-se treinar professores, como? Qual o meio/modo?
    Isso é o principal a ser observado.
    Já a sua argumentação está boa, bem consistente. Possui repertório sociocultural produtivo

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