Em uma palestra dada ao Ted talks, plataforma online de disseminação de conhecimento, o psiquiatra Flávio Nielman constata que é mais fácil um jovem aprender a lidar com as ferramentas digitais, do que aprender a amarrar o tênis. Por essa perspectiva, percebe-se a dependência dos jovens pelas ferramentas digitais e o uso da internet, sobretudo no Brasil. Para tanto, deve-se analisar a negligência dos pais como mediadores da problemática e o uso das redes sociais como agentes secundários.
Primeiramente, é importante apontar a negligência dos pais como um dos principais causadores do imbróglio. Isso porque, segundo uma pesquisa feita pela ONG brasileira, Safernet, 87% dos participantes – jovens – afirmaram não ter restrições quanto ao uso da internet. Nesse sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade digital dos filhos e o tempo o qual eles passam utilizando essas ferramentas, fomentam em maiores tempos de uso dos instrumentos virtuais, os quais podem desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.
Ademais, é importante pontuar o consumo das redes sociais como um dos vínculos existentes entre a problemática e a mocidade. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, umas das características da pós-modernidade é o uso das tecnologia e ferramentas oferecidas por essa, como mediadoras da condição de existência. Por essa ótica, ferramentas como as redes sociais vão de encontro com o pensamento do sociólogo, haja vista as possibilidade infinitas que essas oferecem, desde a promoção de imagem até a crianção de amizades com maior facilidade que no mundo real, impregnando nos jovens uma relação de interdependência.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver a problemática em questão. Para tanto, o ministério da educação,em parceria com as escolas, devem treinar profissionais para promoverem palestras e oficinas aos pais e filhos abordando temáticas sobre os limites de uso das ferramentas digitais, bem como instigar os pais a serem mais ríspidos quanto ao tempo que os filhos passam utilizando essas ferramentas. Ademais, por meio dessas palestras deve-se indicar, também, grupos de apoios para as famílias que possuem um familiar dependente dos instrumentos virtuais, assim como para aquelas que querem procurar mais informações ou terem mais familiaridade com o problema. Assim, talvez seja possível reduzir os número de casos dessa dependência bem como ajudar jovens a lidarem com ela.
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM
GRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores…”
L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem.
L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessário essa vírgula.
L16- “Por esse ótica,” ótica é feminino, logo o certo seria “Por essa ótica”.
L17- “vão de encontro com o pensamento”. A expressão certa é “de encontro a”, logo o certo seria “vão de encontro ao pensamento”. / “haja vista as possibilidade infinitas os quais”, possibilidades infinitas é feminino, logo o certo seria “as quais”.
L21- “ Ministério da Educação”, com letra maiúscula. /
“o ministério da educação,em parceria com as escolas, “devem” treinar profissionais”, o certo é usar “deve” no singular, pois concorda só com Ministério da Educação. “EM PARCERIA COM AS ESCOLAS” é apenas um complemento/detalhamento do que foi dito antes, por isso está entre vírgulas.
L23- “ferramentas digitais, bem como instigar”, com vírgula.
L24- “deve-se indicar também, grupos”, faltou a vírgula antes de “também” para isolar. Nesse caso, você pode optar por usar ou não a vírgula, porém se usar tem que ser as duas: “deve-se indicar, também, grupos” ou “deve-se indicar também grupos”. A ÚNICA COISA QUE NÃO PODE SER FEITA É SEPARAR O SUJEITO DO VERBO.
DIVERSOS –
Cuidado com o uso repetitivo dos mesmos mecanismos linguísticos (conectivos e etc.) – você repetiu “ademais”, “as quais”, “isso porque”, “bem como” … portanto, perderá na competência 4, pois demonstras pouco conhecimento dos mecanismos linguísticos de coesão.
Cuidado com termos abreviados – ONG -linha 8.
CONCLUSÃO –
-QUEM MEC
-O QUE treinar profissionais
-COMO por meio dessas palestras
-DETALHAMENTO abordando temáticas sobre os limites
-PARA reduzir os número de casos dessa dependência
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 200
TOTAL – 880 (Podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3
Isaella
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
1) Muito interessante a citação da introdução
2) Para tanto, deve-se analisar a negligência dos pais como mediadores da problemática e o uso das redes sociais como agentes secundários.
Primeiramente, é importante apontar a negligência dos pais como um dos principais causadores do imbróglio.
— Ficou muito repetido a palavra negligÊncia – poderia ter usado um sinônimo tal como, indiferença,descuido…]
3) fomentam em maiores tempos de uso dos instrumentos virtuais
– Fomentam maiores
4) 0s quais podem desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.
— é as quais podem…. concordando com essas ferramentas
5) das tecnologia e ferramentas oferecidas por essa
– ou ficara assim: das tecnologias e ferramentas oferecidas por essa
– ou assim: da tecnologia e ferramentas oferecidas por essa,
6) haja vista as possibilidade infinitas que essas oferecem,
— haja vista as possibilidades infinitas que essas oferecem,
7) o ministério da educação,em parceria com as escolas, devem treinar profissionais
— o Ministério da Educação,em parceria com as escolas, deve treinar profissionais
— é deve para concordar com o sujeito da oração que é Ministério da Educação
8) bem como instigar os pais a serem mais ríspidos quanto ao tempo que os filhos passam utilizando essas ferramentas
— ríspido significa ser grosseiro, portanto, acho que vocÊ deveria ter colocado outra palavra.
Excelente redação.
JenniferDyas
Irei corrigir por linhas e estou corrigindo pelo celular.
L19- “Nesse sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade digital dos filhos e o tempo o qual eles…”
Na linha 19, acredito que o certo seria: “…neste sentido, o distanciamento dos pais sobre a realidade dos filhos no qual…”
L21- “…as quais pode desencadear dependência após longos tempos e costumes de uso.”
Aqui, como podemos ver, o começo da frase está no plural, então, o certo é: “…as quais podem desencadear…”
L30/31- “Por esse ótica…”
Aqui, não deve ser escrito como “por esse ótica” e sim como “por essa ótica” pois “ótica” é substantivo feminino.
L33- “…as possibilidade infinitas os quais essas oferecem…”
Novamente, “os quais” está errado pois a palavra “infinita” está no substantivo feminino, então nesse caso, o certo seria:
“…as possibilidade infinitas, as quais essas oferecem…”
L40- “Para tanto, o ministério da educação,em parceria com as escolas”
Depois da vírgula deveria ter um espaço e o certo é:
“…Para tanto, o ministério da educação, em parceria com as escolas…”
Lívia Rodrigues Carvalho
Bons argumentos, boa estrutura
creio que poderia melhorar na pontuação mais o treinamento leva a perfeição…
Existe alguns erros de concordância, pontuação e vírgula e fique atento sempre para não fazer abreviações como na linha 8 “ONG” independente disso parabéns, ótima redação
Nota:900
Beatriz de Abreu
Bons argumentos, ótima estrutura.
Creio que uma linguagem acessível seja de suma importância em uma redação. Veja, você está indo por uma linha de raciocínio muito complexa e isso pode acarretar uma perca de lógica em quem está lendo. Uma redação maravilhosa, parabéns.
Resumo da sua redação em minha perspectiva: Os 5 pontos que avaliam a sua redação estão sendo cumpridos muito bem, maravilhosamente bem!
Atentando ao fato de compreensão que pode haver uma falta para quem pega de cara a sua redação, o que não anula o seu texto, apenas o torna “menos acessível”. Em linhas gerais, você é fera!
Nota: 980
Lucas Gondim
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Nota final: 840
Evite repetições e erros gramáticais (a maioria de concordância).
Na conclusão articule melhor a sua proposta. Deve-se treinar professores, como? Qual o meio/modo?
Isso é o principal a ser observado.
Já a sua argumentação está boa, bem consistente. Possui repertório sociocultural produtivo