Iniciante

Dependência Digital no Século 21

  • 0

Os primeiros indícios da tecnologia tiveram origem na época da Segunda Guerra Mundial em 1939, com a criação de mecanismos que pudessem dar algumas vantagens aos soldados durante o confronto e, que após algumas modificações advindas do avanço tecnológico se tornaram parte indispensável em nossas vidas. Além de aparelhos eletrônicos e outras tecnologias, muitas plataformas sociais foram criadas com o objetivo de unir as pessoas e tornar a interação entre elas mais dinâmica, além de entreter os usuários. Porém, até que ponto o uso desses meios digitais é considerado saudável?! A dependência digital está ai para provar que tudo e qualquer coisa em excesso pode acarretar em sérios problemas, o que torna o assunto ainda mais importante de ser discutido.

Segundo o psicólogo e especialista em psicanálise, Rafael Silva de Oliveira, “o vício em internet é identificado a partir do momento que o uso compulsivo afeta outras áreas de sua vida. ” Neste caso podemos citar os jogos online que estão ganhando espaço na rotina dos jovens cada vez mais, que por sua vez jogam por horas excessivas deixando de sair de casa ou até mesmo deixando de interagir com as pessoas ao seu redor para “não perder uma partida”.

Outro exemplo importante de ser citado é o uso em excesso das redes sociais, as pessoas tem falado pouco entre si, e tem se relacionado muito através de aplicativos e mensagens, fazendo com que isso se torne um vicio desencadeando ansiedade, falta de autocontrole (principalmente no tempo gasto mexendo nessas plataformas) e outros problemas que afetam não só a qualidade de vida de um indivíduo mas a sua saúde mental também.

Em virtude dos fatos mencionados faz-se necessário que o governo e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criem campanhas publicitárias e videos informativos que possam conscientizar sobre os malefícios que o uso inadequado e excessivo da internet e das redes sociais podem trazer para as pessoas, além de desenvolver mecanismos que monitorem e forneçam gráficos comparativos informando o tempo que um usuário usa a internet por dia e se caso esse tempo for maior que o indicado o aplicativo fará uma pausa automaticamente, deste modo colaborando para o uso melhorado e consciente destes meios de veiculação de informações.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Pamela,
    Vou tentar dar minha opinião com relação aos meus saberes, já que sou só uma estudante.
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela redação, ela está muito boa, você detalhou bem, a alusão histórica a enriqueceu. O único ponto negativo que achei foi o tamanho, tente deixar ela menor e padronizar a quantidade de linhas por parágrafos de modo a ficar mais harmônico.

    • 1
  2. Sou apenas uma iniciante então tudo que eu falar são erros que também já cometi e estou corrigindo através das análises de redação, portanto, não sinta que isso é uma crítica destrutiva. Bom, repetição da palavra “deixando” no desenvolvimento 1. Erro de concordância verbal em “as pessoas tem”, seria “as pessoas têm”. Falta de vírgula em “Em virtude dos fatos mencionados faz-se necessário”, poderia ser “Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário”. Apesar disso, sua conclusão é bem detalhada, evidenciando o que deve ser feito e por quem, mas acho que poderia evidenciar o meio que isso será feito, por exemplo, através de verbas governamentais.
    C1: 120
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 190
    Nota: 810

    • 1
  3. Boa tarde,
    primeiro, o tamanho. Não sei se isso iria caber nas 30 linhas da folha de redação, mas se na sua letras der, continue.
    A introdução poderia ser menor, e assim, eu nunca vi usarem “l?!” em uma redação. Se a frase que precedeu esses pontos for uma pergunta e os pontos de exclamação erros, não esqueça que você tem que responder as perguntas que foram escritas.
    Seria bom também, no caso dessa sua redação, falar mais sobre “o psicólogo e especialista em psicanálise, Rafael Silva de Oliveira”, Que propriedade ele tem para falar sobre isso? Talvez fosse melhor se tivesse escrito onde ele se formou, para mais veracidade. E dados, quantos porcentos da população ficam nos celular? Quanto tempo eles ficam a mais?
    Sua intervenção, na conclusão está boa, explicativa além de mostrar como os agentes devem agir. Continue assim.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.