Iniciante

Dependência Digital dos Jovens no Brasil: Como resolver esse problema ?

  • 0

Com o advento da Quarta Revolução Industrial, o mundo sofreu uma mudança na forma de viver, ocasionado pelos aparelhos digitais. Com isso, o uso exacerbado foi se tornando um hábito, principalmente entre os jovens, e assim gerando uma dependência.

Primeiramente, é importante destacar que em 2018 a Organização Mundial da saúde ( OMS), reconheceu o “Distúrbio de jogo”, no código internacional de Doenças. Tendo em vista isso, fica claro que é de suma importância o reconhecimento da sociedade acerca desse problema e que ele deve ser combatido. Não obstante, os Pais devem supervisionar os filhos, isso porque estudos realizados pela OMS, revelaram que os adolescentes são o grupo que mais acessam a internet. Isto porque, tudo que gera uma sensação de prazer tende a ser repetido e é daí que surge os Vício, segundo a Psicologia. Com enfoque nisso, fica claro que o uso sem supervisão pode gerar sérios problemas.

Ademais, o uso indiscriminado de aparelhos tecnológicos pode gerar problemas psicológicos, físicos e sociais. Isso, porque observou-se que ao passar muito tempo usando algum tipo de entretenimento digital, muitos jovens desenvolveram problemas de socialização, distorção da imagem e dores no corpo. Visando isso, o Psiquiatra Algusto Cury defende que “O desenvolvimento tecnológico não trouxe o desenvolvimento psíquico esperado, mas sim transtornos mentais, crises de diálogo e solidão”. Desse modo, fica evidente que a juventude é a mais afetada, isso porque está na fase de desenvolvimento.

Portanto, medidas devem ser tomadas, com o intuito de torna o uso tecnológico mais saudável. Com isso, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde, devem realizar palestras com fins didáticos relacionados aos Distúrbios digitais. Essas palestras serão direcionadas para pais e filhos. Assim, isso influenciara os pais a supervisionar mais os filhos, e informa os jovens dos riscos que estão expostos. Ademais, o Ministério da Saúde, deve disponibilizar no SUS, Psicólogos especializados nesse problema. Desse modo, as pessoas que desenvolveram essa enfermidade poderão realizar um tratamento especializado. Com essas ações, haverá um uso mais saudável dessa tecnologia e assim um bem-estar maior na população.

Compartilhar

1 Correção

  1. NOTA: 850, vale ressaltar a falta de apresentação de argumentos na introdução e também seria interessante o uso de mais conectivos para deixar o texto mais claro e rico. No primeiro parágrafo do desenvolvimento faltou que os argumentos fossem mais desenvolvidos. Espero ter ajudado!
    C. 1: 160
    C. 2: 160
    C. 3: 150
    C. 4: 180
    C. 5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.