Iniciante

Dependência Digital dos Jovens Brasileiros

  • 1

Na medida em que a Terceira Revolução Industrial foi se consolidando, novas tecnologias surgiram e, no início do século XXI, essas novidades se tornaram mais presentes no cotidiano da humanidade, principalmente com o público jovem. Consequentemente, o uso excessivo da tecnologia, especialmente por meio dos jogos virtuais, tornou-se um problema na sociedade brasileira. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas pelas autoridades competentes sobre a dependência digital dos jovens, que é a causa de transtornos psicológicos e do sedentarismo.

Mormente, um indivíduo que deixa de se relacionar socialmente cria a percepção de que o ambiente virtual é mais interessante que o real. Logo, o uso extremo dos meios digitais promove o desenvolvimento de distúrbios psicológicos nesses usuários: a depressão, a ansiedade e até o suicídio. Este, segundo o sociólogo alemão Émile Durkheim, é um fato social, ou seja, algo que faz parte de um coletivo e precisa ser analisado e evitado.

Outrossim, salienta-se que, ao permanecer inerte por muito tempo, o jovem deixa de praticar exercícios físicos e de se alimentar corretamente. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, “O homem é lobo do homem”, isto é, o ser humano é o seu próprio destruidor. Assim, o jovem na conjuntura supracitada é alvo de ofensas e críticas, vindas de terceiros, acerca do próprio corpo, levando-o a compulsões e distúrbios alimentares, e pode desenvolver doenças ligadas à obesidade.

Portanto, medidas devem ser feitas para atenuar a problemática. Os Ministérios da Educação e da Saúde formularão o projeto “Viva o real”, por meio de impostos recolhidos da venda de produtos do âmbito tecnológico, que promova o incentivo à prática de atividades físicas, informe sobre uma boa alimentação e auxilie os jovens com transtornos psicológicos relacionados à dependência digital. Esse projeto será divulgado em propagandas na mídia e nas escolas brasileiras com o auxílio de ONGs. Somente assim, haverá a diminuição dos jovens dependentes da tecnologia e a melhora na saúde mental desse público.

Compartilhar

5 Correções

  1. 👉CUIDADO!!! Ao final da introdução você constrói um período como se afirmasse, que entre os jovens, a ÚNICA CAUSA do sedentarismo e transtornos psicológicos é a dependência dos meios virtuais. O que não é verdade em partes, pois existem outros fatores que causam tal. Eu reconstruiria o período, com uma simples exclusão do ”é a”
    👉 Não há certa ligação entres os períodos que você escreve no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento. Por que apenas os usuários dos meio virtuais desenvolvem essas doenças ? Qual a relação do isolamento com o surgimento dessas doenças ? Ademais, achei apenas jogar a ideia de Fato Social do Émile. Lembre-se de usar produtivamente o repertório .
    👉 Prosseguindo, percebo a mesma coisa no seu segundo parágrafo de desenvolvimento. Você apenas joga um filoso, que nesse caso até tem relação com o que fala, mas não faz uma análise crítica em cima do repertório, conferindo baixa produtividade desse. Além disso, não entendi bem a estratégia usada aqui nesse parágrafo, pois você fala em sedentarismo mas ae depois vem com críticas e ofensas, e isso o leva a ser obeso. Incoerente ao meu ver.
    👉 Gostei bastante da intervenção. Tem todos os elementos bases.

    • 1
  2. Redação muito bem escrita, com uso adequado de conectivos e argumentos persuasivos bem empregados. Chamo atenção ao emprego dos tempos verbais, principalmente no ultimo parágrafo, com a opção pelos verbos no futuro, os quais me deixaram confusa e, também quanto à conclusão, a qual a proposta poderia ser melhor elaborada.

    • 0
  3. Caramba, eu gostei muito *muito* do seu texto.
    Eu *amei* o uso do pensamento de Thomas Hobbes; porém uma coisa que eu achei que ficou a desejar, foi o *porque* dos jovens desenvolverem os distúrbios, você apontou que era o uso excessivo das redes sociais mas porque esse uso faz com que as pessoas desenvolvam os distúrbios. Esse foi um ponto negativo da sua redação.
    A minha avaliação para a sua redação: 880-920 em média
    Competência 1: 200
    competência 2: 200
    competência 3: 160
    competência 4: 140
    competência 5: 200

    • 0
  4. Redação muito bem escrita, com uso adequado de conectivos e argumentos persuasivos bem empregados. Chamo atenção ao emprego dos tempos verbais, principalmente no ultimo parágrafo, com a opção pelos verbos no futuro, os quais me deixaram confusa e, também quanto à conclusão, a qual a proposta poderia ser melhor elaborada.

    • 0
  5. Olá, tudo bem?
    Aaaa, gostei bastante da sua redação, de verdade mesmo!!
    Você desenvolve bem os repertórios, faz uso de diversos conectivos, trouxe excelentes argumentos de autoridade e, por fim, fez uma conclusão fantástica!!
    Entretanto, tome cuidado com a cacofonia, pois se fez presente em sua introdução.
    ps.:  Continue assim que vai muuito longee!!
    Abraçoss <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.