Dependência Digital

  • 0

Estar conectado é quase um pré-requisito para a existência nos dias atuais, entretanto observa-se um aumento nos casos de pessoas viciadas na tecnologia, causando distúrbios, problemas familiares e dependência de estar conectado.

Antes de mais nada, devemos lembrar que muitos trabalhos são realizados pela internet, seja no uso de celulares, tablets ou computadores, assim sendo, não devemos caracterizar aqueles que usam esse meio de trabalho como viciados. Em contrapartida, muitos jovens acabam passando horas na frente de seus aparelhos eletrônicos, sendo esse um dos principais sintomas, juntamente com a priorização da tecnologia ao invés de outras atividades.

No filme ”Jogador Número 1” de James Cameron, o protagonista é um jovem jogador de vídeo game, que é transportado para uma realidade virtual, onde ele é ”bem sucedido”, embora que na vida real tenha muitos problemas, e esse filme nos apresenta alguns dos impactos que o vício pode trazer, vendo que o protagonista tem problemas para se relacionar com as pessoas no mundo real, por conta de viver na sua realidade, acaba se afastando da família e amigos, e até mesmo não conhecendo de forma concreta os companheiros do mundo virtual.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um levantamento onde 0,2 a 20% dos jogadores do mundo tem esse transtorno. A BMC Psychiatry também analisou 41 estudos anteriores com 42 mil jovens, sobre o problema do smartphone, constatando que 23% eram considerados viciados, evidenciando problemas mentais, ansiedade e um sério problema de administração das atividades e do tempo.

Assim sendo, o Governo Federal, o Ministério da Saúde e famílias devem buscar formas de combater esse problema, respectivamente, implementando leis onde limite o uso dos aparelhos, conscientizando eles a usarem os dispositivos de maneira correta, e os pais incentivando outras atividades, fazendo com que algo que veio para servir a nós, não nos faça de escravos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia!
    Sua redação possui vários conhecimentos e embasamentos, no entanto seria relevante você reorganizar eles como o fato da OMS, seria bacana iniciar sua redação com esse fato, mostrando ao corretor que você possui um contexto histórico e sabe associar o tema a esse contexto.
    Falta também um pouco mais de presença sua na redação, deve se atentar a utilizar as referencias como embasamento de sua tese, mas não somente elas prevalecendo seu texto.
    Na sua conclusão você se diferenciou dos demais utilizando outras formas de combate, porém não exemplificou muito, seria interessante escolher um meio apenas e explicar bem.
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço!

    • 1
  2. Então amigo, vc tem bastante erros estruturais, acredito q vc dominar a estrutura vc vai “amassar”. Pensando q vc vai fazer enem eu vou te recomendar um vídeo q vai te ajudar muito, n vou te corrigir por aq pq é muitos erros prefiro te mandar o vídeo te ajuda mais.
    Mas basicamente vc precisa saber oq vc tem q procurar no vídeo: vc precisa procurar oq precisa de ter na Introdução, nos Desenvolvimento e na Conclusão, para ter a nota máxima.
    PRESTA ATENÇÃO: cada frase na sua redação ta ali por algum motivo, cada frase tem uma função, com essa mente vc assiste o vídeo.
    OBS: o vídeo se trata de um modelo pronto, mas o objetivo é vc observa como o modelo foi feito.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.