Democratização no acesso ao cinema no Brasil

  • 1

Todo tipo de povos, grupos e raça deve ter a mesma facilidade em acessar o cinema, entretanto, é de conhecimento geral a ausência da democratização do acesso ao cinema no Brasil em especial nas regiões mais pobres e carentes. Embora a maioria da população tenha acesso rápido e fácil ao cinema, é necessário criar políticas públicas para alcançar aqueles que ainda não foram contemplados com o conhecimento do cinema.

 

Regiões quilombolas, indígenas e africanas são as mais afetas pelas faltas de políticas públicas em suas comunidades. É de extrema importância que o cinema chegue até essas pessoas para que elas também possam se dotar de conhecimentos culturais, históricos e filosóficos.  O estado deve implantar veículos de transporte para levar a essas árias precárias o acesso ao cinema e garantir a gratuidade para que possa alcançar todos os públicos, deve também, implantar pontos cinemáticos fixos nessas regiões para a frequente visitação desses povos ao cinema. Existem muitas cidades que ainda não são contempladas com as salas de cinemas, e até mesmo não tem acesso a um aparelho eletrônico como uma televisão, por exemplo. O cinema é um agente transformador e educativo, porque através dele, se abre diversas portas para o conhecimento e como diz Platão: “Só a educação liberta”.

 

Visto que, a democratização ao acesso ao cinema é um mito,  ainda é necessário ampliar e expandir o integração ao cinema no Brasil, precisamos todos se conscientizar e reconhecer que ainda não existe uma paridade e cobrar democraticamente  do estado a aplicar políticas que abracem todas as regiões que são marginalizada e não tem acesso ao cinema no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. No início do texto não foi bem posicionado o plural, outros erros gramaticais aconteceram ao longo do texto. Achei que a problemática, o “X” da questão não está tão claro e logo no primeiro parágrafo temos uma espécie de solução que até foi trabalhada no texto, mas que deveria ser mais detalhada na conclusão; por exemplo no segundo parágrafo você deveria trabalhar a problemática e trabalhou mais as soluções. Quando falar sobre alguma personalidade, tente destacar quem ela é, por exemplo: “Platão, importante filósofo grego” .Quando se referir ao “Estado” sempre coloque com “E” maiúsculo.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  2. De início, o seu texto não seguiu o modelo dissertativo que a prova do ENEM pede. Não há desenvolvimentos 1 e 2 definidos, ou uma conclusão, mas a estrutura da introdução está ok.
    Competência 1: é possível observar erros recorrentes de gramática em todo o texto, em especial erros de ortografia e concordância. Também há uma repetição desnecessária de palavras, como cinema; sugiro pesquisar sinônimos para uso futuro, e também usar pronomes para substituir palavras do tema quando necessário.
    Competência 2: boa compreensão do tema no texto, sem fugas aparentes.
    Competência 3: a defesa do seu ponto de vista é mínima, e sem repertório sociocultural coerente, o que pode lhe custar muitos pontos na prova do ENEM. É importante usar estratégias diferentes nos parágrafos de desenvolvimento, como músicas, filmes, citações e dados.
    Competência 4: é preciso utilizar mais elementos coesivos através do texto, e não só entre os parágrafos. Não há uma conexão clara entre as ideias do segundo parágrafo.
    Competência 5: a proposta de intervenção não foi apresentada na conclusão, mas está bem-feita. Faltou apresentar o meio (que meios de transporte seriam? Que Ministério ou Secretaria seria responsável por esse projeto?).
    Em resumo, sugiro pesquisar mais sobre a estrutura do texto, ou perguntar a um/a professor/a, e verificar a ortografia ao passar o texto do rascunho para o infinitivo. Tenho certeza de que você conseguirá ir muito bem se assim quiser!

    • 1
  3. Na sua redação eu encontrei alguns erros de gramática, também percebi que você acabou misturando o desenvolvimento e a proposta de intervenção. Lá no desenvolvimento você colocou o agente, ação e modo-meio que pertencem à proposta de intervenção. E a própria proposta ficou muito simples e nada haver com o que é pedido na competência 5.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.