Na antiguidade clássica, os idosos eram mais respeitados. De maneira análoga a tal acontecimento, é notável na sociedade vigente, a falta de cortesia com os idosos, visto que com o passar dos anos o seu crescimento têm sido maior. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da falta de interação dos mais jovens com os idosos e da inacessibilidade as atividades de entretenimento.
Em primeira análise, evidencia-se, por parte do Estado a falta de aprimoramento relacionado aos programas, que priorizem maior interação do público jovem com os idosos. Além disso, grande parte da população idosa vive em asilos, aos quais são considerados um refúgio, pois muitos sofreram situações de abandono. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
No documentário brasileiro, “O lugar do idoso na sociedade” traz uma breve reflexão a repeito do lugar dos idosos, em um mundo capitalista, onde as pessoas são valorizadas por aquilo que produzem. Sob essa óptica, é notável que muitos idosos sofrem, cotidianamente, por não se sentirem incluídos em atividades de entretenimento, para fomentar as lembranças de seu passado. Semelhantemente, a ausência de programas governamentais, que aproximem os idosos idosos das atividades de lazer,consequentemente, prejudicam a saúde mental e podem acarretar grandes consequências futuras. Logo, urge a necessidade de programas com o intuito de incluir os idosos.
Dessarte, cabe ao governo em consonância com o Ministério da Educação, com a finalidade de promover programas, que envolvam lazer e educação. Através da inclusão dos idosos em atividades educacionais em projetos escolares, os quais envolvam maior participação dos jovens e adolescentes, com fito de conscientizá-los sobre os desafios da “terceira idade”.Assim, será possível que haja maior inserção do idoso em sociedade.
ME AJUDEMM, POR FAVOR!!!
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oii …suas idéias são muito boas, sua linguagem e culta porém, seu segundo paragrafo você argumentou muito pouco ,discuta mais o tema e defenda sua tese,seu terceiro parágrafo ficou excelente ,muito bem contextualizado .argumentou muito bem,na sua conclusão fale mais dos benefícios da incersão dos idosos no meio escolar,o que traria de positivo está inclusão nas escolas,quais atividades de entretenimento ….treine pois você vai longe escreve super bem….boa noite
Mychelle Mendes
NOTA 650
Olá! Bem o primeiro ponto que gostaria de mencionar é para o cuidado com palavras empregadas. Exemplo, logo no primeiro parágrafo você menciona que na antiguidade o idoso era respeitado, quando você vai querer dar a noção de contraposição você usa a palavra “análoga” que significa algo semelhante. Assim sendo, a palavra foi empregada de maneira incorreta.
Cuida com a generalização. ” Grande parte dos idosos vivem em asilos”. , seria mais interessante a utilização de uma expressão menos comprometedora como: “significativo número de idosos estão em asilos”
Acredito também que o parágrafo que tu falar da questão do idoso e o mercado de trabalho deveria ser o primeiro parágrafo de desenvolvimento, pois é uma questão mais ampla.
O segundo parágrafo achei desnecessário, seria mais interessante você focar no problema de interação entre idosos e a geração mais jovem e não somente na culpa que o Estado tem na questão. Até porque a questão é um problema que a solução não depende só do Estado. Os idosos estarem em asilos também não corrobora tua ideia central.
A proposta poderia ter sido melhor elaborada.
O texto além de bonito deve ser ligado como um todo. Uma dica é fazer o texto pensando em uma conversa. Exemplo:
o idoso na atualidade não é respeitado da mesma forma que em momento pretérito. “Qual a razão?”Isso se deve a vários fatores, entre eles os elementos sociais, históricos e políticos. ” Qual a consequência?” Assim, o idoso se ver cada vez menos valorizado, seja por se considerar “inútil”, seja por internalizar que o pensamento de familiares e da sociedade em geral é nesse sentido.
Julia Monteiro
Na competência 1, que avalia a gramática, 200 pontos, apresentando poucos desvios da norma formal escrita da língua portuguesa
Competência 2, que avalia o repertório sociocultural, 120 pontos, no 1º parágrafo temos um repertório sobre a antiguidade clássica, porém não foi bem desenvolvido. No 2º parágrafo não temos nenhum repertório. No 3º temos um excelente repertório bem desenvolvido. Dica: o melhor é possuirmos 3 repertórios legítimados distribuídos nos 3 primeiros parágrafos, que sejam pertinentes e contribuam para o texto ( como foi quando você citou o documentário)
Competência 3, tese, 160 pontos, apresenta fatos, opiniões, informações e argumentos relacionados com o tema de forma pouco consistente
Competência 4, conectivos, 160 pontos, articula as partes do texto, com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
Competência 5, intervenção, 160 pontos, elabora bem a proposta de intervenção e está é relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto é que respeita os direitos humanos
Nota final= 800 pontos
Isabelamelosilva
Boa tarde Débora, tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: uma introdução precisa ter tema problematizado, estrutura de apresentação (conectivos), tese e os assuntos que serão abordados no decorrer da redação. Na sua, você poderia ter começado com um repertório sociocultural, por exemplo. O início ficou meio “vazio”, logo, o resto da introdução perde um pouco o sentido. você apresentou somente a tese e os assuntos.
D1: Bom uso dos conectivos, mas você mostrou de forma superficial seus argumentos. Isso não é bom. Tente contextualizar melhor e organizar de maneira coesa suas ideias. Uso inadequado da vírgula.
D2: Uso inadequado da vírgula, bons argumentos.
também não tem tópico frasal nos parágrafos de desenvolvimento
Proposta de intervenção: você poderia colocar no inicio desse paragrafo “Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.”, por exemplo. Sua proposta não tem detalhamento.
DICAS: Em seus parágrafos você poderia argumentar mais, sempre mostrando seu ponto de vista. Utilize mais citações, exemplos, repertórios. Estude um pouco sobre o uso da vírgula, procure mais conectivos e leia redações nota mil dos anos anteriores, elas seguem o mesmo padrão sempre.
COMPETÊNCIA 1: 120
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 120
COMPETÊNCIA 4: 120
COMPETÊNCIA 5: 120
TOTAL: 600
tenoriobtz
INTRODUÇÃO
-”Na antiguidade clássica, os idosos eram mais respeitados” como ?, detalhe mais a sua contextualização.
-tente apresentar melhor o tema, de forma mais clara.
DESENVOLVIMENTO 1
– ”Estado a falta de aprimoramento relacionado aos programas” seria a sua causa e não seu tópico frasal.
-faltou consequência. perde em c3
-falta interdisciplinaridade, perde em c2
– abrir mais o seu argumento, e interligar com o tema.
DESENVOLVIMENTO 2
-” Semelhantemente, a ausência de programas governamentais, que aproximem os idosos idosos das atividades de lazer,” informação jogada, explicar melhor
– atenção aos erros de português: ponto, virgula, conectivos
CONCLUSÃO
-”com a finalidade de promover programas, que envolvam lazer e educação”, a finalidade é para que serve a sua proposta, com qual objetivo. O certo seria “abe ao governo em consonância com o Ministério da Educação promover programas, … por meio de “
– faltou o detalhamento
-dica: relacionar o ultimo período com a introdução, ideia de texto cíclico.
Cristiiina
Sua redação está bastante direita e coerente com a proposta apresentada, porém você repetiu bastante as palavras então procure por sinônimos que possuam o mesmo significado .ㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤ
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mayrastein
Olá, tudo bem?
Sua dissertação está boa mas aí vão algumas observações:
– seu repertório está muito bom, porém recomendo que você coloque dois repertórios , um mais “bobinho” (como uma série) e outro mais “crítico” ( como um pensador) , pois assim você demonstra conhecimento em diversas áreas.
– seu segundo parágrafo de desenvolvimento está ótimo porém o primeiro caiu no senso comum. Uma sugestão é pensar em algo mais crítico ,como relacionar a pirâmide etária com a previdência.
– retomar o repertório na conclusão. Ex: Feito isso , o conflito vivenciado no documentário não se tornará realidade.
Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competencia 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
TOTAL: 920