Iniciante

Democratização do acesso cinema no Brasil – ENEM 2019

  • 1

Segundo a Constituição Federal brasileira, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação. Entretanto, no cenário atual, tal norma é corrompida, visto que os desafios para a democratização do acesso ao cinema ainda é uma realidade alarmante, compreendida por desigualdade social e descaso governamental.

Em primeiro plano, cabe analisar que a desigualdade social é uma problemática que está presente nos dias atuais. E com relação ao tema não é diferente, pois as pessoas que possuem uma renda mais elevada se sobressaem, ganhando privilégios e maiores melhorias no cinema que as pessoas de baixa renda não usufruem. De certa forma, até mesmo preconceituosa garantindo virtudes para uns e desprovendo outros.

Ademais, com a negligência estatal, as pessoas sofrem por não terem algum representante político que pensem nelas, trazendo inovações, melhorias e estrutura adequada para comportar bem as pessoas das cidades no cinema, fazendo com que esse meio cinematográfico possa se expandir para as pessoas com situações precárias. Dessa forma, tal realidade permanece imutável no país.

Portanto, medidas devem ser efetivadas para minorar os entraves supracitados. Diante disso, é de suma importância que o Ministério Público através dos agentes públicos fiscalizem os órgãos públicos da cidade, para que tenha melhor distribuição de verbas em cada setor da cidade, incluindo o meio cinematográfico, fazendo com que as pessoas se interessem mais pelo cinema.Somente assim, tais iniciativas contribuirão para aumentar a democratização do cinema no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Uma redação muito boa! Mas, precisa analisar as pontuações, e também o corretor do enem pode retirar alguns pontos porque sua conclusão é maior que o desenvolvimento, tente relacionar teorias filosóficas e sociólogas, dará mais ênfase ao texto, faça uso de dados estatísticos, contribuem bastante para uma boa nota

    • 1
  2. C1: Após realidade alarmante na introdução, deveria ter um ponto final e iniciar um novo período.
    Não ultiliza-se “Supracitados”
    Erros de pontuação e concordância – 120
    C2: No D1, não tem esse “E com relação” é apenas “Com relação”. – 140
    C3: Não possui um argumento de autoridade nem informações que pesem na sua contextualização, em ambos parágrafos de desenvolvimento. – 140
    C4: 200
    C5: Faltou aprofundar – 140
    Nota final: 740

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.