Democratização do acesso às artes plásticas no Brasil

  • 0

A cultura artística é essencial e sublime para a formação critica e sociocultural de uma sociedade. Entretanto, no Brasil, a falta de políticas públicas que incluem as artes plásticas no quotidiano popular resultam na incompreensão.Nesse sentido, convém analisar causas, consequência e possível solução para esse impasse.
Inicialmente, a falta de introdução desta cultura vital em escolas e a ausência de exposições nas cidades geram o desconhecimento populacional sobre tal arte. Segundo uma pesquisa online do UOL- Cerca de 38% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre artes plásticas-. Com base na pesquisa supracitada, pode-se concluir a erronia tentativa do Estado na democratização da arte.
Infelizmente, a consequência gerada por essa insciência resulta em uma sociedade ignorante de tal cultura que tende a repelir o diferente. A constituição Federal de 1988 garante a todos o direito do pleno acesso a cultura. Sobre tal perspectiva, evidencia-se o descaso do Governo nos dias atuais para englobar este bem essencial no quotidiano do brasileiro.
Com base nisso, é significante que o Estado faça jus a constituição de 1988 e promova a aproximação da população com esse bem elementar, por meio da criação de novos museus exclusivos de belas artes com o fito de conscientizar os cidadãos sobre a importância dessa cultura e perpetuar a educação cultural na sociedade contemporânea para formar indivíduos críticos e desenvolvidos de cultura.

Compartilhar

1 Correção

  1. A aluna tem domínio da tipologia Dissertativa-argumentativa.Consegui argumentar e defender seu ponto de vista respeitando a norma culta .Porém a estética do texto ficou um pouco confuso,mas não atrapalha o conteúdo. Entretanto é um bom texto ,também demonstra ter repertório sociocultural e sabe criar uma boa ponte do tema e seus argumentos .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.