A Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos o direito à cultura, igualdade e bem-estar social. Entretanto, a falta de democratização do acesso às artes plásticas impede que tais garantias sejam verificadas, de fato, na prática, tornando-se um desafio a ser enfrentado organizadamente no Brasil. Sob esse viés, convém analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a desigualdade social e a contribuição educacional.
A princípio, houve a criação da Academia Imperial de Belas Artes, no século XIX, em prol do ensinamento artístico, se restringindo as famílias ricas. Hodiernamente, ainda se percebe que boa parte da população carente não tem acesso à arte, tendo em vista, por exemplo, a ausência de condições financeiras para o custeio de entradas em museus. Nessa ótica, é inadmissível que em um país dito democrático, uma prerrogativa essencial ao ser humano – a igualdade – esteja constatada só na teoria.
Outrossim, conforme Immanuel Kant, filósofo alemão, “é no problema da educação que assenta o grande segredo para o aperfeiçoamento da humanidade”. Esse pensamento evidencia-se, por meio do Movimento Arte na Escola, viabilizando o ensino artístico, o qual é fundamental para formação social dos jovens. Depreende-se, pois, que a concepção de Kant permitirá a democratização desse conhecimento.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse impasse. Destarte, o Ministério da Cultura deve, por meio do direcionamento das verbas pagas pelos cidadãos, reduzir os preços das entradas aos museus, com um auxílio-financeiro aos mais necessitados, objetivando a democratização e o gozo dos direitos constitucionais por todos. Espera-se, com isso, que o Brasil se torne uma sociedade mais justa e igualitária.
AnaLor
Opa
Introdução: parágrafo de introdução muito bom! Cumpre bem as funções esperadas.
Desenvolvimento: os argumentos e pontos de vista foram apresentados, porém eles não foram (o segundo principalmente) detalhados. Nesse sentido, construir orações mais longas corroboram pra esse objetivo. Dá uma ideia de controle sobre o tema, saca?
Conclusão: tbm detalharia mais a proposta de intervenção. De resto, as outras funções ficaram bem legais :)
É isso. Até mais, madriele.
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever.
Vamos a redação:
Sua construção apresenta grande objetividade e de forma rápida apresenta e compacta toda a sua noção sobre o tema. Nesse sentido, já na introdução o direito assegurada pela Constituição coloca em visto que o acesso e o gozo a cultura é um direito do brasileiro que deve ser assistido para igualdade e bem-estar social. Ainda nessa perspectiva, os dois argumentos base lançados na tese e a forma com que eles foram abordados no desenvolvimento merece ressalvas. Primeiramente, fica claro que o quadro da desigualdade no Brasil já vem de muitos anos e as ações que são tomadas não solucionam ou amenizam a temática. Outrossim, a escassez de argumentação tornou seu segundo desenvolvimento expositivo, uma vez que ele levanta o argumento citado, mas não o desenvolve complemente – ouve falha de consequência, pois é apresentado apenas a importância e a falta dela fica subjetiva ao leitor interpretar – despontuando seu posicionamento central. Assim sendo, a intervenção – apresenta quem, o que, como e para que – não apresenta detalhamento e suas ações podem ser questionadas e inibidas.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!