O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico tal lei não se faz verdadeira,visto que,muitos brasileiros não tem acesso à esse recurso.Nesse prisma,destacam-se dois aspectos importantes: falta de investimento público e o legado histórico brasileiro.
Primeiramente,é inegável a falta de verbas públicas destinadas a resoluçaõ do problema.Desse modo,é necessário ressaltar que de acordo com o site águasustentavél,104 milhões de brasileiros não tem acesso à rede de esgoto. Conquanto,é possível avaliar o descaso das autoridades legais quanto ao tratamento de esgoto dos brasileiros, de modo que quase metade da população não tenha alcance a este recurso previsto na Constituição de 1988.
Outrossim,é notório que o legado histórico do Brasil não é o melhor diante ao tema.Dessa forma,faz-se importante lembrar a chegada da coroa portuguesa no Brasil, quando houve pavimentação em parte Rio de Janeiro,alargamento das ruas e ínicio do saneamento básico,porém os lugares periféricos destinados aos escravos continuaram em condições precárias.Sendo assim,é possível observar que a falta da democratização de itens básicos no Brasil tem raízes intrínsecas no seu passado.
Em vista dos fatos supracitados,faz-se urgente à adoção de medidas que venham ampliar o acesso da limpeza pública.Por conseguinte,cabe ao Ministério da Infraestrutura,fazer redes de esgoto,tratamento de sólidos e água em áreas necessitadas,por meio de verbas do Governo Federal, a fim de que a democratização do saneamento seja uma realidade no país.Somente assim,o artigo 5 será uma verdade para os cidadãos brasileiros.
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem alguns comentários:
O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico(1) tal lei não se faz verdadeira, visto que,(2) muitos brasileiros não tem acesso à(3) esse recurso. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: falta de investimento público e o legado histórico brasileiro.
(1) vírgula
(2) não tem vírgula
(3) não tem crase
Primeiramente, é inegável a falta de verbas públicas destinadas a resoluçaõ(4) do problema. Desse modo(8), é necessário ressaltar que(5) de acordo com o site (6)águasustentavél,104 milhões de brasileiros não tem acesso à rede de esgoto(7). Conquanto, é possível avaliar o descaso das autoridades legais quanto ao tratamento de esgoto dos brasileiros, de modo que quase metade da população não tenha alcance a este recurso previsto na Constituição de 1988(9)(10).
(4) resolução
(5) vírgula
(6) Instituto Água Sustentável
(7) Sugestão de escrita para esse período: “Sob esse viés, vale ressaltar a persistência de índices negativos de cobertura dos serviços de saneamento básico no Brasil, já que, de acordo com o Instituto Água Sustentável, 104 milhões de cidadãos não possuem coleta de esgoto doméstico em suas residências.”
(8) uso inadequado do elemento coesivo. “Desse modo” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(9) faltou aprofundar. Qual é o problema disso? Quais são as consequências causadas pela falta de saneamento?
(10) A CF de 1988 não prevê isso… Existe uma legislação específica (Lei nº 11.445/2007)
Outrossim, é notório que o legado histórico do Brasil não é o melhor diante ao(11) tema. Dessa forma(12), faz-se importante lembrar a chegada da coroa portuguesa no Brasil, quando houve pavimentação em parte Rio de Janeiro, alargamento das ruas e ínicio(13) do saneamento básico, porém os lugares periféricos destinados aos escravos continuaram em condições precárias. Sendo assim, é possível observar que a falta da democratização de itens básicos no Brasil tem raízes intrínsecas no seu passado(14)(21).
(11) do
(12) uso inadequado do elemento coesivo. “Dessa forma” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(13) início
(14) Sugestão: coloque esse parágrafo como Desenvolvimento 1
(21) atualmente há democratização?
Em vista dos fatos supracitados, faz-se urgente à(15) adoção de medidas que venham ampliar o acesso da limpeza pública(16). Por conseguinte, cabe ao Ministério da Infraestrutura, fazer redes de esgoto, tratamento de sólidos(17) e (18) água em áreas necessitadas, por meio de verbas do Governo Federal, a fim de que a democratização do saneamento seja uma realidade no país(19). Somente assim, o artigo 5(20) será uma verdade para os cidadãos brasileiros.
(15) sem crase
(16) saneamento básico não é só limpeza pública…
(17) resíduos sólidos?
(18) de
(19) anteriormente vc não tinha falado sobre democratização do acesso ao saneamento
(20) da CF
Notas:
CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
CII – 160 (identifiquei problemas em um dos seus repertórios socioculturais: A CF, diretamente, não prevê o saneamento a todos)
CIII – 120 (faltou desenvolver o argumento do desenvolvimento 1 (comentário 9); faltou falar sobre a democratização (ou falta dela) do acesso ao saneamento na atualidade)
CIV – 160 (alguns conectivos usados de forma errada)
CV – 160 (faltou o detalhamento em sua proposta de intervenção)
Parabéns pela redação!
Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
Analaura06012005
Olá, antes de tudo queria dizer que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!
Introdução:
De maneira ampla, sua introdução está bem vaga, caso não saiba uma forma de começa-la, vou lhe dizer três passos ótimos: citação, relação da citação com o tema e seus dois problemas. Quando você começa sua citação com a constituição Federal ela não tem muita estrutura, não está bem explícita/explicada, além disso você não coloca ponto quando vai relacionar seu tema à citação, já os seus problemas estão bem colocados. Uma dica para reescreve-la:
A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro – prevê em seu artigo 6° que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Entretanto, à precária efetuação desse direito, causa preocupação para aqueles que tem seu acesso ao saneamento básico democratizando em território nacional. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos impotantes: falta de investimentos públicos e legado histórico brasileiro.
Claro, você pode trazer essa ideia para sua forma de escrita, mas agora perceba que não está tão vago mais, e além disso, nada está em primeira pessoa como aconteceu na sua segunda linha quando você diz “…lei somos todos iguais..”, você nunca deve colocar nada em primeira pessoa.
Desenvolvimento 1:
Iniciou bem com o tópico frasal e continuou bem, porém, dois problemas: seu desenvolvimento é muito previsível, não sai muito do senso comum e no final não faz sentido você ter retomado a Constituição Federal, caso queria fazer uma retomada, retorne ao seu dado do segundo parágrafo que foi o site da *água sustentável* (separado)
Erros: *água sustentável*, *resolução*, *têm*
Desenvolvimento 2:
Novamente, seu tópico frasal foi bem colocado, porém, troque as palavras, não foque somente em uma palavra, você poderia dizer “historiografia brasileira” “histórico brasileiro”, entende? Saia da repetição. Outra coisa, não sei se você quis mostrar que sabe do que está falando quando você cita à chegada da corte Portuguesa, mas ficou parecendo que você se perdeu no seu texto, deu muita atenção para este fato marcante e esqueceu do que estava falando, e no final não tem marca de autoria, você simplesmente concordou com o que já foi dito, não que seja um problema, mas tente pelo menos “enrolar”, utilizando palavras diversificadas e mostrando realmente que o que você citou faz sentido.
Conclusão:
Citou o agente, o modo, como, a finalidade, mas cadê o detalhamento? Agora sim sua retomada a Constituição Federal faz sentido.
Obs: Você conhece o Renato Palmeira, né?!
Nota:
C1: 160
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Nota final: 760
isabelaassis17
O artigo 5 da Constituição Federal (*sempre coloque o ano da Constituição, visto que temos mais de uma) prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico tal lei não se faz verdadeira(sugiro o uso de outro termo, por exemplo: presente),visto que,muitos brasileiros não tem (*têm) acesso à (a esse) esse recurso.Nesse prisma,destacam-se dois aspectos importantes: falta de investimento público e o legado histórico brasileiro.
Primeiramente,é inegável a falta de verbas públicas destinadas a resoluçaõ (*resolução) do problema.Desse modo,é necessário ressaltar que de acordo com o site águasustentavél,104 milhões de brasileiros não tem (têm) acesso à rede de esgoto. Conquanto,é possível avaliar o descaso das autoridades legais quanto ao tratamento de esgoto dos brasileiros, de modo que quase metade da população não tenha (*tem)alcance a este recurso previsto na Constituição de 1988.
Outrossim,é notório que o legado histórico do Brasil não é o melhor diante ao tema.Dessa forma,faz-se importante lembrar a chegada da coroa portuguesa no Brasil, quando houve pavimentação em parte Rio de Janeiro,alargamento das ruas e ínicio do saneamento básico,porém os lugares periféricos destinados aos escravos continuaram em condições precárias.Sendo assim,é possível observar que a falta da democratização de itens básicos no Brasil tem raízes intrínsecas no seu passado.
Em vista dos fatos supracitados,faz-se urgente à adoção de medidas que venham ampliar o acesso da limpeza pública.Por conseguinte,cabe ao Ministério da Infraestrutura,fazer redes de esgoto,tratamento de sólidos e água em áreas necessitadas,por meio de verbas do Governo Federal, a fim de que a democratização do saneamento seja uma realidade no país.Somente assim,o artigo 5 será uma verdade para os cidadãos brasileiros.
Nota:820
c1:80
c2:200
c3:180
c4:180
c5:180