Mestre

Democratização do acesso ao saneamento básico no Brasil

  • 1

O saneamento básico, mecanismo que fornece uma qualidade de vida melhor aos cidadãos de determinada região, demonstra-se como um serviço para poucos, contrariando a ideia de universalidade desse sistema. Dessa forma, a ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos e os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço são os principais fatores que intensificam o problema do saneamento básico no Brasil.

Deve-se pontuar, de início, que o Estado não ser eficiente para distribuir esse mecanismo básico configura-se como um entrave na problemática. De acordo com o artigo 6° da Constituição Federal, o Estado deve garantir serviços básicos, como saúde, segurança e educação, para que seja possível construir uma melhor qualidade de vida. Entretanto, é evidente que o atual cenário brasileiro não condiz com o artigo, considerando que o Estado se demonstra ineficiente na distribuição do saneamento básico, especialmente em regiões periféricas, causando efeitos negativos tanto para o ambiente, como em relação ao mal manejo dos resíduos sólidos, como para o indivíduo, já que o esgoto fica a céu aberto.

Outrossim, os efeitos gerados em decorrência de diversos indivíduos não possuírem acesso do saneamento básico torna-se um intensificador do tema. Desses efeitos, as doenças geradas por falta de saneamento básico são diversas, como a esquistossomose, a teníase, a leptospirose, a poliomielite e outras, sendo doenças graves e que normalmente, quando não tratadas precocemente, resultam em internação. Consequentemente, essas patologias geram uma sobrecarga no SUS, Sistema Único de Saúde, prejudicando outros membros da população com poucas vagas e o próprio sistema de saúde com elevação dos custos.

Portanto, é evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico, com a sociedade auxiliando nessa identificação, podendo ser por meio de aplicativos de celular. Dessa forma, a sociedade manifesta a escassez de saneamento e o governo poderá atuar efetivamente nessas regiões. Assim, espera-se que o problema do saneamento básico no Brasil se reduza.

Compartilhar

4 Correções

  1. “saneamento básico” repetiu 7x , utilize sinônimos ou referencie com o uso de pronomes.
    “saneamento “ repetiu 9x
    “Queísmo”, uso repetitivo da conjunção “que” > utilize outras conjunções e substantivação dos verbos para evitar isso.

    D1 e D2 não apresentam conclusões de parágrafo.
    Conclusão não apresentou os 5 elementos.

    c1: 120
    c2: 200
    c3: 160
    c4:120
    c5:120

    final: 720

    • 1
  2. O saneamento básico, mecanismo que fornece uma qualidade de vida melhor aos cidadãos de determinada região, demonstra-se como um serviço para poucos, contrariando a ideia de universalidade* desse sistema. Dessa forma**, a ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos e os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço são os principais fatores que intensificam o problema do saneamento básico no Brasil.

    *Inclua no inicio do texto o algo que ilustre a garantia de universalidade desse sistema, assim, fica sua argumentação fica ainda mais rica e demonstra que não é achismo seu.
    ** Sugestão, inverta a ordem para “Dessa forma,os principais fatores que intensificam o problema do saneamento básico no Brasil são a ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos e os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço.” Isso vai deixar sua tese ainda mais clara.

    Deve-se pontuar, de início, que o Estado não ser eficiente para distribuir esse mecanismo básico configura-se como um entrave na problemática. De acordo com o artigo 6° da Constituição Federal, o Estado deve garantir serviços básicos, como saúde, segurança e educação, para que seja possível construir uma melhor qualidade de vida. Entretanto, é evidente que o atual cenário brasileiro não condiz com o artigo, considerando que o Estado se demonstra ineficiente na distribuição do saneamento básico, especialmente em regiões periféricas, causando efeitos negativos tanto para o ambiente, como em relação ao mal manejo dos resíduos sólidos, como para o indivíduo, já que o esgoto fica a céu aberto.

    *Desenvolvimento e articulação bem feitos, mas o argumento que você utilizou não representa com clareza a sua tese, já que ele não evidencia que o governo não exerce os serviços de forma eficaz, apenas reafirma a obrigação dele em realiza-lo.
    ** Adicione uma frase complementar no final que conecte ao seu raciocínio inicial
    # Obs. Pessoal: Esse argumento teria ficado excelente no começo do seu texto, já para o parágrafo você poderia ter trazido um dado estatístico ou um filme/série/livro em que algum personagem sofra com isso. (para livro tenho como indicação “Capitães da Areia”)

    Outrossim, os efeitos gerados em decorrência de diversos indivíduos não possuírem acesso do saneamento básico torna-se (também) um intensificador do tema. Desses efeitos, as doenças geradas por falta de saneamento básico são diversas, como a esquistossomose, a teníase, a leptospirose, a poliomielite e outras, sendo doenças graves e que normalmente, quando não tratadas precocemente, resultam em internação. Consequentemente, essas patologias geram uma sobrecarga no SUS, Sistema Único de Saúde, prejudicando outros membros da população com poucas vagas e o próprio sistema de saúde com elevação dos custos.

    * Você poderia deixar mais claro na tese quais são os problemas que você iria atribuir, adicionando que relacionaria aos impactos na saúde .
    # sugestão: e os problemas a saúde, individuais e coletivos, ocasionados em decorrência da falta desse serviço.
    ** Adicione uma frase complementar no final que conecte ao seu raciocínio inicial

    Portanto, é evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico, com a sociedade auxiliando nessa identificação, podendo**(1) ser por meio de aplicativos de celular. Dessa forma, a sociedade manifesta a escassez de saneamento e o governo poderá atuar efetivamente nessas regiões. Assim, espera-se**(2) que o problema do saneamento básico no Brasil se reduza.
    * Falta clareza no modo/como.
    # sugestão: É preciso que o Governo Federal crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico, por meio da criação de um aplicativo para celular, acessível à população, que permita a solicitação de verificação de locais afetados.
    ** Não faça suposições, troque seus verbos por certezas (1) mão existe necessidade o por meio já serve como conectivo. (2) haverá redução.

    C1:200 C2:120 C3:160 C4:160 C5:160 TOTAL: 800

    Sua escrita é muito boa, mas lembre que manter a ordem semântica das frases ajuda na fluidez.
    Inclua os elementos da conclusão no seu projeto textual já com os articuladores que tornam eles mais visíveis, assim você não vai esquecer. E se possível acrescente o órgão responsável pela medida que está sugerindo (entre vírgulas logo após o “Governo Federal” ) isso garante um detalhamento sem margem pra interpretação do corretor.
    Você está no caminho certo! Espero ter ajudado!

    • 1
  3. Introdução:
    Contextualizou apresentando o tema. Teses:
    T1: ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos
    T2: os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço.

    Desenvolvimentos:
    D1: Os argumentos foram bem colocados, a estrutura ficou quase impecável, porém faltou a conclusão para o fechamento do seu desenvolvimento.
    D2: Perfeito, os argumentos foram diferentes do D1, isso dá um destaque a mais. Aqui sim você concluiu seu texto, porém recomendo que estude mais sobre alguns conectivos, por exemplo, você poderia evidenciar ainda mais sua conclusão “Consequentemente = portanto”.

    Conclusão: Conectivo e tópico frasal utilizados corretamente. Senti falta de um conectivo após o tópico.
    Agente: Governo Federal
    Ação: crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico.
    Modo: *podendo* (a falta de conectivo acaba por mim dúvidar se é uma proposta) ser por meio de aplicativos de celular.
    Finalidade: a sociedade manifesta a escassez de saneamento e o governo poderá atuar efetivamente nessas regiões.
    Detalhamento: Sim.
    Retomada da introdução: Ok.

    Nota: 860

    • 1
  4. C1 200, não encontrei erros gramaticais.
    C2 160 repertorios pertinentes, mas o do c2 achei que não foi produtivo
    C3 160, achei que não aprofundou muito os argumentos, senti falta da conclusão dos argumentos, além de ter feito uma proposta, deixa meio que um buraco
    C4 160 eu colocaria mais conectivos para deixar seu texto mais interligado
    C5 160, sua proposta é boa, acho que tem 4 dos 5 elementos (quem, o que, como, finalidade e detalhamento), mas senti falta dos elementos coesivos que me indicassem o que é, pois não sei se é finalidade ou por meio de. Então indico que escreva ex:

    Governo Federal crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico, ATRAVÉS do auxílio da sociedade..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.