No final do século XX, Ulisses Guimarães assinou a Carta Política capaz de assegurar a todos os brasileiros o direito à saúde. Todavia, as garantias previstas pela Lei Maior representam, na verdade, uma utopia no Brasil, haja vista a ausência da democratização do acesso ao saneamento básico no país . Com efeito, há de se analisar não só a histórica desigualdade social, bem como os malefícios à saúde da população.
A princípio, a inalcançabilidade do saneamento básico é reflexo da perpetuação de disparidades dentro da sociedade. Nesse sentido, foi implantada no Rio de Janeiro a campanha do “bota abaixo” – projeto de urbanização e higienização do então Distrito Federal do Brasil do século XX – que radicalizou a reestruturação da cidade sem alcançar a população pobre. Ocorre que, de modo análogo ao processo realizado na capital federal, as políticas públicas contemporâneas são majoritariamente excludentes e direcionadas aos centros urbanos, menosprezando as periferias. Assim, não há como democratizar o alcance ao sistema de esgoto em um país onde a desigualdade prevalece.
Ademais, os cidadãos excluídos do acesso ao saneamento básico têm sua saúde seriamente comprometida. Sob essa ótica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 350 mil brasileiros são internados por ano devido à precariedade do saneamento básico. Logo, sendo a saúde garantida teoricamente pela Constituição de 1988, é incoerente que esse direito ainda seja negado a uma parcela da população, que acaba por ser inserida nas estatísticas da OMS. Nesse sentido, é inaceitável a prevalência da exclusão ao sistema de saúde em sua completude, ou seja, da restrição ao sistema de tratamento de água e esgoto.
Impende, pois, que o acesso ao saneamento básico seja, de fato, democratizado no Brasil. Dessa maneira, cabe às secretarias municipais – em seus papéis de integração das políticas públicas – concretizar de forma fiel o Plano Municipal de Saneamento, por meio de verbas destinadas a partir da Receita Federal – responsável pela administração dos tributos nacionais – a fim de promover a acessibilidade de todos os cidadãos aos direitos constitucionais. A partir disso, é possível que a promessa de Guimarães deixe de ser apenas teoria.
marianailezyszyn
(Nota: também sou uma simples estudante que busca aprimorar a redação).
Olá, vou pontuar sua redação de acordo com a banca do ENEM, e depois passo para as disposições gerais (aliás, acho que seu tema de redação veio do MeSalva, certo?):
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 920
OBSERVAÇÕES: Realmente, esse é um texto muito coeso e coerente, com repertório muito produtivo e contextualizado; parabéns! Foram abordados também conteúdos de diversas áreas do conhecimento (história, direito constitucional, estatísticas), fazendo o texto ficar mais rico e embasado.
As teses ficaram explícitas e foram abordadas na ordem correta, além de (aparentemente) não apresentar praticamente nenhum desvio gramatical (salvo a questão dos conectivos de uma correção anterior, mas que achei que não ficou tão marcado assim no texto).
Enfim, deixo para finalizar uma dica sobre o período histórico citado, já que mais ou menos nessa época estava ocorrendo a questão da “política higienista” do presidente Rodrigues Alves e a revolta da vacina, com várias implicações (como a do “nascimento” das favelas no nosso país) que podem ser abordadas em outras redações pertinentes.
Continue treinando redação, até! =)
BeatrizMartins01
Olá, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar. Mas vou me esforçar pra corrigir a sua redação okay?
Então vamos lá!!
Introdução: muito boa, deixou bem clara qual a sua tese defendida.
Desenvolvimento1: ótimos argumentos.
Desenvolvimento2: bons argumentos
Conclusão: Mostrou uma excelente proposta de intervenção. Parabéns!!
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 120
C5: 200
NF= 880
Parabéns continue assim. Deus te abençoe bjs
Oliveira11
Oi, tudo bem? Parabéns, você escreve muito bem e compreende o que se espera da estrutura de uma redação e do tema também. Muito elaborado o seu texto. Só se atente aos detalhes…
C1- 200
C2-200- Repertório legitimado, pertinente e produtivo!
C3-160
C4- 160- Houve repetição de conectivos, tente ter uma diversidade deles. Vai te ajudar ter um leque maior!
C5-200- todos os elementos presentes.