Democratização do acesso ao ensino superior no Brasil

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De acordo com a Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, todo cidadão deve ter acesso à educação. No entanto, quando se refere ao ensino superior no Brasil, essa lei não alcança todas as populações, em razão da dificuldade do estudante de entrar e de se manter nas universidades do país. Dessa forma, uma parcela da sociedade não usufrui do seu direitos educacionais. Deste modo, entende-se que a desigualdade social, bem como descaso estatal, apresentam-se como entraves para a resolução do problema.

A princípio, vale destacar que as diferenças de classes perpetua a questão. Acerca disso, segundo a pesquisa do índice de Gini, expõe que o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Dessa maneira, é lícito afirmar que nem todos têm as mesmas oportunidades em decorrência da sua condição financeira, tendo como exemplo, a inclusão ao ensino superior. Conquanto, por não possuírem renda para pagarem faculdades particulares, se sujeitam a concorrer às vagas dos centros de ensinos públicos através de provas. Entretanto, são disputadas com pessoas de classe média á alta, que tiveram uma educação de qualidade, com isso acaba ocupando o lugar do corpo social de classe baixa. Portanto, é necessário urgências de ações que solucionam esse embate.

Ademais, é importante postular que a negligência do governo sobre tal assunto é uma das principais causas. Em seu livro “Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições perderam a sua função social, mas mantiveram suas formas. Sob essa perspectiva, é visível que as autoridades governamentais não interferem na democratização do acesso ao ensino superior. Isso posto, nem todas as cidades possui faculdades públicas para que as pessoas carentes possam estudar e o Estado não dispõe de verbas financiais para que o estudante consiga ter seu diploma universitário. Portanto, desprende-se intervir nesse cenário nefasto.

Logo, é mister a intervenção sobre tal ocorrência. Para isso, cabe o Ministério da Educação em conjunto com o Governo Federal, investir nas construções de universidades públicas em todo o território brasileiro, abrindo mais vagas destinadas as pessoas que não tem recurso financeiro para custear universidade particular. Assim, garantindo a isonomia para todos, além disso, disponibilizar aos docentes verbas, enquanto não terminam o seu ensino superior. Para assim a Constituição Federal ser cumprida como convém.

 

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6 Correções

  1. C1-200
    C2- 160- seus argumentos são bons, mas faltou detalhar um pouco mais em alguns quesitos relacionados ao seu argumento
    C3-200
    C4-200
    C5-160- faltou o detalhamento da conclusão
    NOTA:920
    OBS: fica atento a forma que você utiliza conjunções elas podem, ao invés de abrir uma nova oração, deixar a leitura um pouco confusa
    Parabéns

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  2. C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2- 200 repertórios muito bem apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-160 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

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  3. esta perfeita, é otimo indicar exemplos como leis ou decretos o ano principalmente. Vc soube dar uma boa introdução e explicar bem o assunto. Um aasunto bem atual e interessante para ser lido. Esta redação esta bem explicativa da para entender bem cada palavra, tudo o que vc quis explicar foi entendido

    • 1
  4. Corrigi com base nessa estrutura:

    Introdução:
    Repertório/contexto + apresentação do tema + tese + fechamento

    Desenvolvimento:
    Conectivo + tópico frasal + repertório + causa + consequências + fechamento do parágrafo

    Conclusão:
    Conectivo + tema + agente + ação + modo/meio + finalidade + fechamento + retoma a tese

    Erros nas competências:

    Competência 1: 5
    Competência 2: 0
    Competência 3: 1
    Competência 4: 5
    Competência 5: 0

    Nota: 930

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  5. C1-200
    C2- 160- seus argumentos são bons, mas faltou detalhar um pouco mais em alguns quesitos relacionados ao seu argumento
    C3-200
    C4-200
    C5-160- faltou o detalhamento da conclusão
    NOTA:920
    OBS: fica atento a forma que você utiliza conjunções elas podem, ao invés de abrir uma nova oração, deixar a leitura um pouco confusa
    Parabéns

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  6. Introdução: Bem construída, consegui identificar a tese, e os argumentos que seriam defendidos. Me incomodou o uso do ‘Dessa forma” e “Desse modo”, pelo fato da fonética ser muito parecida, deu a impressão de uma repetição de palavras em períodos muitos próximos.

    Desenvolvimento 1: Não achei bacana o trecho “expõe que o Brasil”, acredito que se fosse apenas ” Acerca disso, segundo a pesquisa do índice de Gini, o Brasil ….”, ou “A pesquisa do índice de Gini expõe que o Brasil…” ficaria menos redundante.
    Linha 4: troque “pagarem” por “pagar faculdades…”.
    Linha 4: atribuiu a questão financeira apenas ao que se refere o pagamento de uma faculdade particular, de fato é um dos principais motivos, porém acredito que o texto poderia ser mais enriquecido, se citasse o fato de que as universidades públicas que deveriam, em tese, atender à população de baixa renda, deixa a desejar pois a maioria de seus cursos são de dia, horário em que as pessoas precisam trabalhar para se manter.

    Desenvolvimento 2: Linha 1: Uma das principais causas de que? Ficou meio vago.
    Linha 4: Cidades possuem.
    Linha 6: O final ficou um pouco confuso, as palavras não se conciliaram e a conclusão paragrafa ficou incerta.

    Conclusão:
    Faltou ter uma retomada a tese, relembrar qual o problema está sendo discutido.
    Linha 4: “disponibilizar aos docentes verbas, enquanto não terminam o seu ensino superior”, exatamente para que seria essa verba?

    Nota: 800

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