Quando se fala em democratização de acesso, entra em cena àqueles que, por alguma razão, estão escalados em gamas inferiores do sufixo -cracia (grego, krátos ‘poder’). Liderando o sétimo lugar como mais desigual do mundo, o Brasil tem muito a debater quando o assunto é desigualdade social, logo, democratização de acessos.
Um dos principais fatores que afasta um indivíduo da cultura, neste caso, cinema, é a diferença social. E, o que desiguala as classes, é a concentração de muito capital em posse de poucos grupos sociais. No Brasil, ”muito dinheiro em poucas mãos”, se iniciou no processo de colonização.
Por sua vez, as dificuldades de acesso à arte se ramificam desde o fraco poder financeiro à implicações étnicas, por exemplo. No caso do Brasil, devido à sua história marcada por exclusões sociais, os povos negros, indígenas e de classes menos ricas se tornaram os mais afastados do acesso ao cinema e à arte, como um todo. Isto posto, de forma ampla, se observa um dogma histórico que limita a inclusão social nos cinemas.
Portanto, para uma sociedade com acessos democratizados, é necessária uma política social inclusiva, onde, um sistema de cotas sociais também funcione nos cinemas, tornando os bilhetes mais acessíveis. A aplicação de cinema como assunto à arte e à filosofia, nas escolas públicas, desde o Ens. Fundamental. A Ancine, junto ao Min. da Cultura, poderia, por exemplo, promover eventos como o cinema público, em favelas e comunidades mais pobres. Isso, com apoio financeiro dos municípios e governos estaduais. Ações como essas, fariam do cinema no Brasil, uma arte mais democratizada.
Democratização do acesso ao cinema no Brasil – ENEM 2019
Compartilhar
Vitor1989
Competência 1= 160 Você apresenta alguns erros gramaticais
Competência 2= 160 o texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão
Competência 3= 160 O segundo desenvolvimento ficou bom muito, porém, o primeiro ficou muito raso. Acho que você devia ter mostrado como a herança do Brasil colonial afetou a desigualdade social presente na atual sociedade brasileira.
Competência 4= 160
Competência 5= 180 Sua proposta de intervenção foi muito válida
TOTAL: 820
Henrique002
(Deixando claro que não sou especialista)
1 – Domínio da norma padrão. (180)
2 – Compreensão da proposta de redação.(160)
3 – Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar:(200)
4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo:(200)
5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado:(120)
Total:860
eu3l4ine_elaine
Olá! boa tarde, sua redação está ótima, a escrita está perfeita, ao meu ver está excelente, parabéns.
Mas se aprofundar mais no assunto, citando mais exemplos, comparando a classe mais baixa com a mais alta seria uma ótima ideia, falar que mesmo com o cinema e a arte atingindo na maior parte do tempo pessoas com privilégios, você poderia falar na falta de recursos para pessoas com algum tipo de deficiência física, se aprofundar um pouco nisso.
AyameAntunes
Olá, tudo bem?
Na sua redação, você trouxe uma argumentação muito boa, para um tema super interessante.
Entretanto, acredito que poderia citar mais alusões para convencer seu leitor de que o cinema é realmente uma fonte de cultura, e que se faz importante.
Em relação às suas intervenções, acredito que poderiam ser citados outros meios, como por exemplos: mais programas do governo que possibilitem a inserção do indivíduo nesta área de lazer e aquisição de cultura, voltados às pessoas de baixa renda; as mídias sociais, através de seus meios, divulgar a importância da convivência em tal ambiente, e que não deve ser um local frequentado somente por uma parcela da população.
Em suma, parabéns pela redação.
lauraslt
Olá. Bela argumentação!
Como uma dica, acredito que poderia expandir sua proposta para as regiões rurais já que o acesso ao cinema também é complicado. Percebe-se alguns erros gramaticais, principalmente algumas virgulas desnecessárias que atrapalham a leitura. Entretanto, seu texto está ótimo e alcançaria uma boa nota em vestibulares ou no Enem 2019.