Estudante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil. (CORRIJO DE VOLTA GENTE, SE PODEREM DAR NOTA VIU).

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  Na obra literária ´´A Hora da Estrela ́ ́ a personagem nordestina Macabéa espera todo final de mês para ter o privilégio de ir ao cinema, pois é neste período que ela recebe seu pequeno salário e pode então ter a oportunidade de como dizia ela: dar-se ao Luxo de algo bom de vez em quando. Fora do mundo literário, o acesso ao cinema é visto no Brasil como algo de privilégio por muitos, pois existem vários pontos que dificultam esse acesso, como questões financeiras, transporte ou até mesmo, por não terem em sua localidade. Além disso, há uma falta de contribuição e atenção do estado para que fosse possível que todos se aproximassem a esta sétima arte. 

  Em primeiro lugar, é interessante destacar que segundo o Meio e Mensagem, apenas 17% da população no total,  frequentam salas de cinema. Visando esta informação pode se ver com clareza, que poucas são as pessoas que tem tal oportunidade, onde estes são parte dos ´´excluídos´´ pelos altos custos estabelecidos pelas empresas responsáveis por essas produções, não só isso mas, também pela falta de condições financeiras, onde consequentemente muitos por estas dificuldades, optam por meios mais fáceis e acessíveis como a pirataria, plataformas disponíveis como sites ou até mesmo a TV, distanciando assim,  grande parte dessas pessoas do cinema. 

  Em segunda análise, poucas são as cidades que possuem salas cinematográficas no país, estando presentes apenas naquelas que possuem grande desenvolvimento, enquanto lugares de pouco desenvolvimento e periferias, não são vistas pelo Estado com as mesmas necessidades de direito como aquelas com maiores fins lucrativos, sendo assim, contrário as ideias igualitárias existentes no conceito de democratização que temos em nossa política. Além disso, por mais que tenhamos grandes produções como: Que Horas Ela vai Voltar? Cidade de Deus. Poucos são os indivíduos que chegam a consumir esses  produtos, que são em grande parte inspirados em suas realidades, mas infelizmente por não terem alcance a este meio, não sabem a riqueza de suas histórias.

 

  Em virtude aos fatos mencionados acima, medidas são necessárias para resolver o impasse. Por tanto, é de grande importância que as escolas promovam aulas voltadas para expressões artísticas, culturais e de cinema, com o intuito de desenvolver uma melhor memorização dos assuntos passados em sala para os alunos, para que tenham outras maneiras de aprendizado. Ademais, o Ministério da Cultura junto com o Ministério das Cidades devem promover, projetos com o objetivo de levar aos cidadãos o alcance ao campo cultural, por meio de políticas públicas para que todos tenham direito a obter esses meios de forma mais acessível. Para que assim, todos de classes menos favorecidas como Macabéa tenham a oportunidade de ter um acesso mais igualitário e democrático a práticas culturais como o cinema em nosso país.  

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5 Correções

  1. Olá, bom vou avisar conforme o conhecimento que adquiri. De início que dizer que você tem uma ótima bagagem e muita autoria sobre o assim, o que é ótimo. Porém, na introdução você deixou marcada 4 causas que são agravantes para esse problema, as quais foram:
    1 questões financeiras
    2 transporte
    3 localidade
    4 e a falta de investimentos por parte do Estado

    Eu recomendo, é recomendável no máximo 2 causas ou consequências ou pontos positivos e negativos. Então cuidado ao aborda as ideias, selecione de forma que você consiga desenvolver o texto.

    No desenvolvimento, puxando junto o que eu disse anteriormente, como você colocou 4 causas, deveria ter problematização todas as 4 causas, porém você só problematizou 2 só, que foi o alto custo dos ingressos e o outro foi a inexistência de salas cinematográficas em regiões periféricas. Faltou as outras. Por isso é importante, tanto pra você não se perder que o texti tenha somente 2 causas e consiga desenvolvelas, assim o corretor também não vai ficar perdido e isso não diminua sua nota.
    Notei que você tem uma certa dificuldade nas posição das vírgulas, recomendo que você revise isso.
    Seu D2 está bom, porém houve uma exagero de ideias, você colocou muitas ideias e acabou que seu parágrafo ficou muito grande, isso serve pro D1 e a conclusão
    Dica: quando for escrever a redação faça em uma folha normal e depois passe pra cá, assim você ter a noção da quantidade de linhas.

    Não tenho que reclamar da sua conclusão, está ótima. No entanto, volto a frisar no exagero de ideias. O Enem só cobra a proposta de intervenção de uma das causa que você abordou no texto. Então escolha ou a causa 1 ou a causa 2 ( a qual vou desenvolveu no D1 e D2). Caso você queira resolver a outras, em vez de você escrever muitas coisas, só acrescente algo, pouco detalhado. Faça o detalhamento daquele que de fato precisa de grande intervenção, o outro você acrescenta o que precisa melhor e finaliza.

    Ufffaaa… rarrsrars
    Bom o foco é não desistir viu, estude muito e uma hora a gente chega lá
    #rumoao1000

    Bom estudo gata

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  2. Boa tarde, achei a sua redação muito extensa (numa situação real, como você passaria tudo isso para o papel de redação?)

    Na sua introdução você citou a obra ”A Hora da Estrela” mas não citou o autor (quando você colocar algum repertório sociocultural, tente citar o artista/autor/diretor/studio).
    Como eu trabalharia esse trecho: ”Na obra ”A Hora da Estrela ”, do autor tal, a personagem Macabéa espera todo final de mês para ter o privilégio de ir ao cinema, pois é neste período que ela recebe seu pequeno salário. Fora da literatura, (relacione o livro com o tema). (Use algum conectivo), os pontos que colaboram/impedem esse cenário são a baixa renda por parte da população (questão financeira), a dificuldade ao acesso ao transporte público e, também, a falta de cinemas em aréas de baixa renda (não terem em sua localidade), além disso, há uma falta de contribuição e atenção do estado para que seja possível o aproveitamento de todos dessa arte.”
    Identifiquei sua tese como:
    ARG1: questões financeiras, transporte e localidade
    ARG2: falta de contribuição por parte do estado.

    No seu D1 você trouxe alguns dados, mas temos que destacar:
    -o que é o Meio e Mensagem? algum site jornalístico? alguma ong?
    -você trouxe o dado de 17%, o mesmo dado que estava nos textos motivadores da redação de 2019 (tente mudar o dado, ex: se 17% da população vai ao cinema, 83% não vai)
    Há alguns erros de português (virgula, em sua maioria), assim como o D2.

    A sua conclusão trouxe duas propostas diferentes:
    1- Agente: escolas (é um agente muito fraco); Ação: promover aulas de expressões artísticas; Meio: não identifiquei; Finalidade: desenvolver uma melhor memorização dos assuntos passados em sala para os alunos (isso vai funcionar?); Detalhamento: não identifiquei.
    2- Agente: Ministério da Cultura (não existe mais) e o Ministério das Cidades (não existe, o certo seria o Ministério da Cidadania); Ação: promover projetos (tente ir além de palestras, campanhas e projetos, é algo muito clichê); Meio: politicas publicas; Finalidade: todos tenham direito; Detalhamento: não identifiquei.

    Dicas: quando for fazer uma conclusão vise os 5 ”agentes” (agente, ação, meio, finalidade, detalhamento), tente colocar as informações juntas, ex: ”O Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Economia, por meio de verbas governamentais, vise a implantação e melhoria da localidade do cinema nas áreas de difícil acesso (ou seja, construa cinemas), afim de levar o direito ao lazer à aqueles que não o usufruem.”

    Portanto: C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 680

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  3. sua redaçõa tem erros, mas com a prática e a leitura você consegue melhorar. Sua argumentação é boa, mas precisa de uma escrita organizada. melhore a gramática da sua redação.

    competência1: 120 pontos
    competência 2: 120 pontos
    competência 3: 160 pontos
    competência 4: 160 pontos
    competência 5: 200 pontos
    Nota: 760 pontos

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  4. COMPETÊNCIA 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    140

    COMPETÊNCIA 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.]

    Nota:120

    COMPETÊNCIA 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Nota:160

    COMPETÊNCIA 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Nota: 160

    COMPETÊNCIA 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota:120

    Sugestões: A introdução, sintetize mais, resuma, faça algo que o leitor leia duas linhas e não consiga mais parar, prenda a atenção dele. Desenvolvimento coloque fontes reconhecidas para demonstra ao corretor, que aquilo é real segundo um meio de comunicação que seja de conhecimento geral de todos, utilize de conjunções elas deixam seu texto mais coeso e formal.Na proposta de intervenção pense o seguinte: QUEM FAZ? O QUE FAZ? COMO FAZ? O QUE CAUSA NA SOCIEDADE ? se sua proposta de intervenção responder todas essas pergunta de maneira clara e objetiva, será capaz de conseguir uma otima pontuação

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  5. ao meu ver sua redação está boa, mas gostaria de apontar melhorias que poderiam ser feitas.
    No quesito da gramática ouve erros, mas vc soube utilizar plenamente a escrita formal o que é ótimo, para mim, C1= 120
    No desenvolvimento vc apresentou uma argumentação boa, mas a organização pecou um pouco
    Sua conclusão ficou muito completa, apresentou com detalhes as medidas a serem tomadas.
    Creio que sua redação vale uns 750-800 ( sei como base outras correções que já recebi :)

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