Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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Desde os anos de 1890, graças ao ator e mágico Georges Mélies, hoje podemos nos agraciar com a arte de assistir histórias contadas por outras pessoas em forma de filme. Em consequência disso, com à expansão e popularização dessa atividade, atualmente, temos no Brasil, mais de 2000 salas de cinema. Nesse sentido, a falta de infraestrutura das empresas exibidoras faz com que o país não seja um destaque nessa categoria, além disso, a maior parte dos municípios do norte e nordeste não possuem cinema.

Em primeiro lugar urge analisar a falta de comprometimento com relação a estrutura das empresas que exibem os filmes. Salas mal preparadas, sons com ruídos e preços exagerados, estão entre os problemas enfrentados na hora de ir ao cinema. Podemos então perceber que com o valor que é pago, as empresas devem dar total conforto aos clientes e espectadores nesse momento de laser.

Por seguinte, evidenciamos também, a falta de cinemas em pequenas cidades do norte e nordeste, o que pode até ser irônico, pois nos anos de 1970 era onde se concentrava a maioria deles. Dessa feita, a maior parte das empresas focaram em colocar seus cinemas em cidades grandes e populosas, visando apenas o lucro maior e excluir as cidades de interior.

Em vista disso, devemos procurar soluções a fim de mitigar os problemas que ocorrem na democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dessa forma, às empresas exibidoras devem observar a procura e os ganhos e investir nos cinemas para melhorar o atendimento e o bem-estar dos espectadores, além disso, o Estado deve estrar em acordo com às empresas e investir em pequenos cinemas com boa infraestrutura para às cidades pequenas, podendo aumenta-los ao longo do tempo dado o número de vendas, além de garantir empregos.

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5 Correções

  1. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 80. Erros básicos gramaticais, crases e estruturais.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 120. Texto tem a necessidade de maior contextualização e analogias. Use filmes, livros, personalidade, fatos históricos e demais estratégias argumentativas.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Lembre-se que o texto deve ter 4 parágrafos, cada parágrafo com no mínimo 3 linhas. Cada um contextualizando de forma diferente e mantendo a ideologia da sua dissertação. Lembre-se dos tópicos frasais, da analogia, da explicação e da retomada da ideia em cada parágrafo.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Cada frase deve possuir uma conexão que a torne sensata ao longo do texto. Estude conectivos e estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Proposta regular. Lembre-se que a proposta é o lugar de responder o que deve ser feito, quem deve fazer, como fará e para quê fará. Responda, claramente e objetivamente, tais questões.
    [560 a 600]
    Parabéns!!!
    Você escreveu bem; espero ter ajudado.
    Tchau e até a próxima.😁

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  2. Cara colega!
    1 – (160) Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registo, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    2 – (200) Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio de texto dissertativo argumentativo.
    3 – (120) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitado dos textos motivadores e pouco organizado, em defesa de um ponto de vista.
    4 – (200) articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5 – (160) elabora bem a proposta de intervenção relacionado ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto.
    total = 840
    parabéns pela sua redação, espero ter ajudado!

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  3. Oi, Camila! Tudo bom?
    Então, a sua redação tem um enorme potencial, porém está um pouco desorganizada.
    Na sua introdução, você faz uma contextualização e faz antecipação argumentativa. Porém, não se pode notar a sua TESE, a qual é super importante na redação no ENEM.
    No seu desenvolvimento 1 e 2 não há nenhum repertório sociocultural, e ele é essencial para subir a sua nota. O combo “tópico frasal + fundamentação (repertório s.) + aprofundamento argumentativo + reflexão crítica” sobe muito a sua nota. O seu desenvolvimento 1 contém palavras de juízo de valor, porém o 2 não. Elas são essenciais para o seu aprofundamento argumentativo.
    A sua conclusão poderia ter sido mais trabalhada. Para garantir os 200 pontos na competência 5 é importante a se atentar a 5 itens:
    1. Agente
    2. Ação
    3. Meio
    4. Finalidade
    5. Detalhamento
    Na sua conclusão eu encontro apenas 2 desses itens: Agente e ação.
    Em relação a gramática, observei o uso irregular da vírgula, como na linha 4 da introdução. A vírgula deveria estar após o “temos”. Na linha 6 da introdução, ao invés de isolar o “Além disso” entre vírgulas, seria interessante colocar o ponto final antes na frase anterior. tornaria essa parte do texto mais coesa.
    Na primeira linha no desenvolvimento 1 deve-se colocar vírgula após “Em primeiro lugar”. Na linha 2, ao iniciar um novo período você não usa nenhum conectivo. Nas linhas 3 e 4 do desenvolvimento 1, você deveria isolar o “então” entre vírgulas. Na linha 4 do desenvolvimento 1 você escreve laser, ao invés de lazer.
    Na conclusão, na linha 4, antes do “para”, deveria ter uma vírgula. Nessa mesma linha, sugiro tirar a vírgula antes do “além disso” e colocar um ponto final.
    Outro ponto importante, é que eu percebi que você usou a primeira pessoa do plural várias vezes. No texto dissertativo argumentativo não é muito recomendado, uma vez que é importante a imparcialidade.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 600

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  4. Eae Camila. Como retribuição por ter corrigido minha redação estou aqui para fazer o mesmo, vamos.
    👉 Gostei bastante da sua introdução, boa contextualização e apresentação das teses. No entanto, acho que prolongou-se demais.
    👉 Quantos aos teus parágrafos de desenvolvimento, ambos estão com uma boa estrutura, mas acho que poderia ter prologando mais eles. Ademais, achei o primeiro argumento fora do recorte temático, que seria democratização. Nesse sentido, achei que teu argumento foi focado na qualidade do serviço e não na disponibilidade.
    👉Outro aspecto relevante para tu melhorar os desenvolvimentos, é ampliar mais o teu leque de análise crítica, ou seja, argumentação. Nesse sentido, é mais de ampliar o tamanho do texto mesmo. Ficou muito enxuto as ideias.
    👉 Lembre-se que a intervenção deve ser além de criativa, o mais detalhada possível. Lembre-se também de sempre responder O que será feito? Como será feito ? Quem vai fazer ? para que será feito?
    Muitos desses questionamentos estão pouco detalhados na sua intervenção, apesar de estarem explícitos.
    Dica – visitar os perfis do instagram escrever online e redaçãomáixa.
    👉neles tu acha muitas dicas bacanas, sobre ESQUELETO DE TEXTO (não é molde pronto) e sobre cada ponto da redação. Entre outras.
    👉BONS ESTUDOS !!

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  5. Oi, Camila.Gostei muito da sua redação.
    Apesar de estar boa, eu não escreveria da forma que você escreveu, isto é, não abordaria o tema como você abordou. Acho que você focou muito no Norte e no Nordeste ( o que não é errado) e com isso, acabou levando um tema tão abrangente para ”outro lado”.
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    Se vc tivesse escrito algo como: ” levar o cinema a todo o Brasil, porque os filmes passam mensagens a sociedade, mas para que isso acontece é necessário que baixem o preço (…)” Algo nesse pensamento ficaria melhor.
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    Tente pensar no problema geral, não se limite a pontos específicos.
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    ESTRUTURA BÁSICA PARA A SUA PRÓXIMA REDAÇÃO>
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    Melhore sua introdução. Tente colocar o contexto ( apresente o tema) depois sua tese ( ponto de vista) e por fim, um prévio argumento ( é só dizer o porquê da sua tese) *Se quiser colocar alusões, fica bem interessante*
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    Tente colocar no D1 as causas do problema e no D2 as consequências. E pelo amor de Deus! Não precisa colocar tantos dados ( afinal de contas, quando estiver lá, sentada olhando para a prova não vai lembrar dessas coisas), porque o texto fica cansativo.
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    Em sua conclusão escreva quem vai resolver o problema, por meio de que vai resolver, e como vai fazer isso. SEMPRE APRESENTE ESSES TRÊS QUESITOS.
    Escreva outra redação seguindo esses passos, e pode me mandar que eu corrijo
    Bjo, espero ter ajudado.
    Obs: Parabéns! Não vi erros gramaticais ( vírgulas, palavras e entre outros), mas melhore a estrutura do seu texto!
    ; D

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