Estudante

*Democratização do acesso ao cinema no Brasil*

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Está previsto na constituição brasileira de 1988 a obrigação do Estado de garantir acesso à cultura para toda a população, Inclusive na área cinematográfica, como diria o filósofo Confúcio: “a cultura está acima da diferença de condição social”. No entanto, na atualidade, há uma grande segregação do acesso às salas de cinema no Brasil, tanto por questões regionais, quanto econômicas.

 

Nas regiões metropolitanas (principalmente sul e sudeste), há uma vasta disponibilização de cinemas, como, por exemplo: em “shoppings” e centros comerciais ou culturais. Entretanto, nas cidades mais afastadas e do interior do Brasil (o sertão nordestino, por exemplo), a população carece desses espaços, tendo uma acesso parcial e remoto (como a TV aberta) ou muito dificultado (por conta da distância) a esse modo de entretenimento cultural.

 

No premiado filme “A Forma da Água”, a protagonista mora em cima de um cinema, todavia, trabalhando como faxineira em uma empresa, ela não possui condições frequentar o local. Esse é um exemplo de que, quando se trata de acesso ao cinema, não se pode ser considerado apenas a localização, como também o poder aquisitivo da população.

 

Dado o contexto, é fundamental que os Ministérios da Cultura e Cidadania, criem uma lei, que deve ser entregue e aprovada na Câmara de Deputados, que garanta melhores condições da população brasileira frequentar esses locais. Isso deve se dar por meio da disponibilização gratuita e mensal de um meio de transporte (passagens de ônibus, por exemplo), que leve residentes do interior para sessões de cinema nas grandes áreas urbanas. Essa medida teria assim, a finalidade de democratizar o acesso ao cinema no Brasil.

 

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2 Correções

  1. Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120
    Tente usar menos parênteses. Há leves desvios, no primeiro parágrafo -> “inclusive”, “Constituição Federal Brasileira de 1988” e no segundo -> “um acesso”

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
    Você apresentou 3 repertórios socioculturais, porém não basta citar, ele precisa ser pertinente e ser bem desenvolvido, o que é feito apenas na frase do primeiro parágrafo.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    Tente mostrar melhor a sua opinião, adjetivos de julgamento de valor são efetivos nesta competência. Exemplo: “é vergonhoso um país dito democratico não consiga oferecer igualdade à cultura para todos”.

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
    Senti falta do tópico frasal de cada parágrafo, e o segundo desenvolvimento é acerbamente pequeno.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
    Detalhamento: 40
    Agente: 40
    Finalidade: 40
    Ação: 40
    Meio/modo: 40
    Preencheu todos os requisitos, porém daria para ser menor.

    Resultado: 720

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  2. Nota: 800

    Correções:
    Constituição Federal Brasileira de 1988
    “inclusive” – parágrafo 1
    Falta tópico frasal
    Não precisa usar tantos parentes. Use só quando for colocar uma abreviação, por exemplo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    “para frequentar o local” – parágrafo 3
    “como garantia de melhores…” — parágrafo 4
    Achei desnecessário a exemplificação de transporte na proposta de intervenção (último parágrafo).

    Dica: desenvolva mais a parte da argumentação pra ficar ainda mais claro.

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