Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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A Constituição federal  de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito ao lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Comquanto, tal prerrogativa  não tem se  reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva ,Fa,-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise ,deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desvalorização das áreas de rendas mais baixas nas grandes cidades. Nesse sentido ,grande parte da população foram deixadas de lado ou mal compreendidas, diante de tal situação. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social” ,já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direito indispensáveis,como a lazer, o que  infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar crescimento acelerado de cinemas como impulsionador da lotação de salas de forma concentrada no Brasil. Segundo o IBGE, aproximadamente 83% dos brasileiros foram ao cinema nos últimos cinco anos. Diante de tal exposto, nota-se que grande parte da população, optou por assistir filmes em casa .Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se,portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de um debate, desenvolva uma maneira de incluir as áreas de rendas mais baixas ,a fim de incluir as regiões mal entendidas, á exemplo, das regiões norte e Nordeste, Periferias,cidades pequenas,entre outras. Assim, se consolidará  uma sociedade mais democrática, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”,tal como afirma john  look.

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5 Correções

  1. Competência 1: 120 (“Conquanto”; “na prática” deve vir entre vírgulas; “desse modo”; “grande parte da população foi deixada de lado”; “à exemplo”
    Competência 2: 160 Apresenta repertórios nos três momentos do texto, porém há um deslize na apresentação do dado do IBGE, em que o candidato afirma que preferem assistir em casa. Sem contextualizar corretamente o dado exposto.
    Competência 3: 120 “Nesse sentido ,grande parte da população foram deixadas de lado ou mal compreendidas, diante de tal situação.” No texto você não explica porque a população foi mal compreendida; “Ademais, é fundamental apontar crescimento acelerado de cinemas como impulsionador da lotação de salas de forma concentrada no Brasil. Segundo o IBGE, aproximadamente 83% dos brasileiros foram ao cinema nos últimos cinco anos.” Durante todo esse parágrafo não falasse sobre o acesso e a democratização.
    Competência 4: 200 Não apresentou nenhuma inconsistência nos conectivos
    Competência 5: 160 aconselho que coloque agentes como alguns ministérios. Assim, ficaria mais direto e específico.
    NOTA: 760
    COMENTÁRIOS: invista numa boa argumentação e contextualização, isso trará um aumento na sua nota da C2 e C3.

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  2. olá Ludmila, achei ótima sua introdução mas penso que faz-se ficaria melhor que fa,se tome cuidado com os erros gramaticais;180 nos seus desenvolvimentos ficou bom mas acho que vc deveria aumentar a quantidade de linhas para ter mais embasamento nos seus argumentos 180c2,c3 180 na conclusão ficou boa mas acho que vc deveria fazer essas perguntas; quem? O que? Como? Por meio de? Qual a finalidade? no mais ótima redação. C4;200 c5:120. Nota:860

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  3. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  4. Introdução: faltou apresentar os argumentos para ficar bem claro.
    D1: vc tem que trazer o seu posicionamento do seu ponto de vista com provas sendo causas ou consequências, e trazer elementos coesivos.
    D2: vc trouxe uma estatística contrária do seu argumento e deixou confuso.
    Conclusão: faltou o detalhamento e citar o D2.

    C1: 160
    C2: 140
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 140
    Nota: 740

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  5. INTRODUÇÃO: é aconselhável você sinalizar seus argumentos, assim o texto fica com mais clareza.
    D1: faltou você explicar as consequências desse problema governamental.
    D2: Ficou um pouco confuso, porque você fala que o crescimento do cinema contribuiu com sua lotação, mas não seria o contrário? Já que com mais cinemas as pessoas estarão dispersas e não concentradas.
    Outro ponto é que você trouxe uma estatística mostrando que 83% da população foi ao cinema , então, nesse caso, você está mostrando que há democracia, pois essa é uma porcentagem bem alta.
    CONCLUSAO: Você não citou essas regiões no seu desenvolvimento, então não é aconselhável trazer novos termos nesse momento.
    Faltou você mencionar o argumento 2.

    C1: 180
    C2: 140
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 160

    Total: 840

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