“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” coloque nota por favor

  • 1

 

O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; e o progresso por fim”, formulado pelo filósofo francês Augusto Comte,inspirou a frase política “Ordem e Progresso”exposta na célebre Bandeira Nacional.No entanto, a situação atual do país representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio,visto que, a falta de democratização do acesso ao cinema – grave problema a ser enfrentado no Brasil -resulta na desordem e no retrocesso do país.Desse modo, não só a negligência do Estado,como também a falta de empatia solidificam tal mazela.

A princípio, é interessante pontuar que a inanição estatal é uma das grandes causas do problema.Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, o lazer é um direito social. Dessa forma, imagina-se que todos os brasileiros têm acesso aos cinemas e à cultura oferecida pelos filmes exibidos nas grandes telas, já que, cumprir a legislação apresentada na Magna Carta é um dever do Poder público. Contudo,o governo não atua do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente,dado que, grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade.Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender a população verde-amarela.

Além disso, a problemática encontra terra fértil na falta de empatia e no individualismo.Isso é devido ao fato de que os governantes brasileiros ainda tratam a democratização do acesso ao cinema e o oferecimento de recursos à essa pauta como algo desnecessário. Ademais, essa situação reforça a teoria de Zygmunt Bauman, explicitada em sua obra “Modernidade Líquida”, onde defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo.Em virtude disso, há como consequência a realidade brasileira,que tem como exemplo desse descaso, milhares de pessoas – em sua maioria de baixa renda e de regiões periféricas – que foram excluídas do universo cinematográfico e consequentemente não usufruem de seu direito ao lazer.Logo,medidas devem ser tomadas para combater esse imbróglio.

Para isso, o Ministério da Cultura, por meio dos recursos públicos da Receita Federal, deve investir na construção de novos cinemas, de modo que sejam oferecidos ingressos com um preço baixo,com oferta de cotas de meia-entrada e entrada gratuita para pessoas carentes de recursos.Além do mais, essas estruturas devem ser levadas para todos os bairros e regiões das cidades brasileiras,a fim de que a democratização do acesso ao cinema no Brasil seja concretizada.Assim, será construída uma sociedade onde o Estado desempenha corretamente sua função,bem como o país andará rumo à ordem e ao progresso. 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Erros ortográficos: ” à essa” – uso incorreto da crase . Alguns detalhes que precisam ser melhorados: troque os “-“, por parênteses, devido ao fato de que – por “porque”, de acordo com por conforme ou segundo, além do mais por além isso ou outrossim, a fim de por como finalidade de modo a.
    Tem tópico frasal, está bem estruturada e organizada.
    sobre o projeto de intervenção : está bem executado e com todas as competências.
    Gostei da sua redação está muito bem escrita e direcionada, só precisa melhorar alguns aspectos. Boa sorte, e sucesso.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.