Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

  • 2

Na idade Média, os grandes feudos eram cercados por muros e portões, separando os trabalhadores dos centros urbanos nos quais eram compartilhadas suas culturas. De forma análoga, no Brasil há impasses para que as famílias perifericas possam ter acesso ao cinema. Nesse sentido, é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de amenizar o problema, que é motivado pela falta de investimentos em infraestrutura urbana, como também, a baixa capitalização das empresas exibidoras.

Em primeiro plano, evidencia-se a falta de investimentos em infraestrutura urbana como fator determinante para persistência da problemática, tendo em vista que as pequenas cidades do interior brasileiro não possuem acesso ao cinema. Segundo o Filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem estar de toda população. No entanto, o pensamento pregado por Hobbes não é seguido, devido à carência de aplicação do dinheiro público nesse setor, que proporciona o aumento da desigualdade, excluindo grande parte dos brasileiros que moram nas periferias de poderem frequentar as salas de cinema.

Ademais, convém ressaltar que a baixa capitalização das empresas exibidoras está entre as principais consequências da questão, devido ao exorbitante valor dos ingressos delegados pelas agencias cinematográficas. Consoante à pesquisa realizada pelo Site Meio e Mensagem, menos de um sexto da população frequenta o cinema. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a democratização desse espetáculo é um processo lento e segregado, uma vez que um terço dos brasileiros corresponde as camadas sociais mais baixas, por não possuírem capital suficiente para frequentar esses espaços.

Em suma, empecilhos da democratização do acesso ao cinema no Brasil são propostos pela falta de investimento em infraestrutura urbana, como também a péssima capitalização das empresas. Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação e Cultura, juntamente com as empresas cinematográficas devem promover eventos cinematográficos em municípios mais afastados de grandes centros, isso deve ocorrer por meio de espaços públicos, como escolas e praças, visto que podem receber boa parte da população. Com a finalidade de suprir a carência de cinemas nas cidades e atenuar esse problema deletério. Desse modo, será possível reverter à privação da população brasileira ao alcance ao mundo cinematográfico, e assim, seguir o modelo utópico proposto por Thomas Hobbes.

*POR FAVOR ESPECIFIQUEM OS MEUS ERROS PARA QUE DEPOIS EU POSSA CORRIGIR!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, amigo! vou corrigir, espero que goste e ajude você. Vou apontar e comentar os erros, assim como pediu! qualquer coisa fala. :)

    INTRODUÇÃO

    Na idade Média, os grandes feudos eram cercados por muros e portões[1], separando os trabalhadores dos centros urbanos[2] nos quais eram compartilhadas suas culturas. De forma análoga, no Brasil há impasses para que as famílias [3] perifericas possam ter acesso ao cinema. Nesse sentido, é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de amenizar o problema, que é motivado pela falta de investimentos em infraestrutura urbana, como também [4], [5] a baixa capitalização das empresas exibidoras.

    1. tire a vírgula; essa pontuação não é necessária pois o gerúndio “separando” tem sentido de finalidade
    2. coloque uma vírgula, o pronome relativo “nos quais” assume forma explicativa, então deve ser precedido por virgula, nesse caso
    3. acentuação; “periféricas”
    4. tire a vírgula; desnecessária
    5. erro de regência; deveria ser “pela baixa….” para respeitar a regência de “motivado”, da mesma forma que vc disse “pela falta”. Da forma que vc colocou ficou “motivado a baixa capitalização”, não teve sentido

    -> estruturação ótima! trouxe citação histórica e soube contextualiza-la perfeitamente ao tema, além da tese com os dois problemas.

    D1

    [1] Em primeiro plano, evidencia-se a falta de investimentos em infraestrutura urbana como fator determinante para persistência da problemática, tendo em vista que as pequenas cidades do interior brasileiro não possuem acesso ao cinema. Segundo o [2] Filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo [3] bem estar de [4] toda população. No entanto, o pensamento pregado por Hobbes não é seguido[5], devido à carência de aplicação do dinheiro público nesse setor, que proporciona o aumento da desigualdade, excluindo grande parte dos brasileiros que moram nas periferias de poderem frequentar as salas de cinema.

    1. não é um erro, é só um conselho: sua redação tem que ter, no minino, 10 conectivos, e “Em primeiro plano” não é conectivo, então, eu sugiro evitar a ocorrência
    2. letra maiuscula desnecessária em “Filósofo” (parece besteira, mas a C1 avalia isso, então cuidado)
    3. ausência de hifen; “bem-estar”
    4. nesse caso, houve um erro de regência; há uma breve diferença entre “toda população” e “toda a população”, vou explicar. Usa-se “toda a população” quando você se referir a população toda, ou seja, o povo todo. E se usa “toda população” quando for apenas se referindo a uma parte da população, ex.: “toda população de 20 anos foi vacinada”
    5. tire a vírgula; anote isso: antes de “devido ao/a” não tem virgula

    -> Muito pelo contrário, não vi nenhuma palavra difícil. Você escreve super bem e sabe se posicionar e defender seu ponto de vista. Particularmente, eu não gosto de redações que citam Hobbes, por ser uma citação batida, mas você sou problematizar muito bem. A respeito da estruturação, faltou a tese de fechamento, uma dica é sempre inicia-la com um conectivo conclusivo.

    D2

    Ademais, convém ressaltar que a baixa capitalização das empresas exibidoras está entre as principais consequências da questão[1], devido ao exorbitante valor dos ingressos delegados pelas [2]agencias cinematográficas. Consoante à pesquisa realizada pelo Site Meio e Mensagem, menos de um sexto da população frequenta o cinema. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a democratização desse espetáculo é um processo lento e segregado, uma vez que um terço dos brasileiros corresponde [3]as camadas sociais mais baixas, por não possuírem capital suficiente para frequentar esses espaços.

    1. nem vou dizer nada, porque eu sei que você já aprendeu né :)
    2. acentuação; “agências”, sem o acento fica “agenCIa”
    3. ausência de crase; “às camadas”

    -> Novamente, muito bem argumentado/problematizado e sem palavras difíceis kkkk. Sua afirmação é forte e pertinente, é uma pena você não colocar a tese de fechamento, desce uma lágrima em não poder dar 200 na C3. :’)

    CONCLUSÃO

    Em suma, empecilhos da democratização do acesso ao cinema no Brasil são propostos pela falta de investimento em infraestrutura urbana, como também [1] a péssima capitalização das empresas. Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação e Cultura, juntamente com as empresas cinematográficas[2] [3]devem promover eventos cinematográficos em municípios mais afastados de grandes centros, isso deve ocorrer por meio de espaços públicos, como escolas e praças, visto que podem receber boa parte da população.[4] Com a finalidade de suprir a carência de cinemas nas cidades e atenuar esse problema deletério. Desse modo, será possível reverter [5]à privação da população brasileira [6]ao alcance ao mundo cinematográfico [7], e assim, seguir o [8] modelo utópico proposto por Thomas Hobbes.

    1. regência; cometeu o mesmo erro igual na introdução, cuidado: “pela péssima”. Se me permite uma sugestão, evite essa síntese no inicio da conclusão, só rouba de você espaço e linha
    2. ausência de vírgula
    3. concordância e coesão; quando vc diz: “Agente 1 [,] juntamente com agente 2[,]” o verbo de ação que vc colocar, vai ficar no singular, pois vai concordar apenas com o agente 1, esse foi o erro de concordância. O erro de coesão foi você dizer: “faz-se necessário […] devem promover” deveria ser “promova”]
    4. tire o ponto final e coloque uma vírgula, ou então coloque “tal ação com a finalidade…” se não a frase fica com sentido incompleto, uma vez que você estava se referindo ao período anterior, então tem q fazer alguma ligação a ele
    5. crase desnecessária; o “a” está atuando como artigo, não como preposição
    6. “ao” não, “no alcance”, evite repetições
    7. equívoco na virgula; você mudou as posições, a conjunção “assim” é conclusiva, e quando uma conjunção conclusiva estiver no meio da frase, deve ser isolada por virgulas: “cinematográfico e, assim, seguir…”
    8. incoerência; Hobbes é um contratualista, não um utopista.

    -> Proposta bem detalhada e completa!

    C1: 140
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200
    = 900 [representativa]

    • 4
  2. Bom, achei muito boa sua redação, mas nem tudo é perfeito certo?
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (vc redigiu muito bem, se atente ao uso de palavras “difíceis”, quando agente corrigi redações é de costume ver pessoas com o mesmo costume). Tirando isso eu avalio em (180).

    Compreensão da proposta de redação. ( vc colocou fatores impostantes, com isso equilibrou a redação, mas pecou ao colocar muita informação. Nota (160)

    Seleção e organização das informações. ( Atente-se mais a esse quesito meu bem. Coloque as informações organizadas e em cada paragrafo. Nota (160)

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (Vc argumento muito pouco. Coloque mais sua opinião de forma trancada, ou seja, sem dá na vista que é vc que está falando). Novamente, a norma culta nem sempre é necessária. Nota (160)

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. ( Nossa, achei muito boa sua proposta, entretanto, não deixe evasiva e explore mais os Governos que iram investir nesse combate OU na causa. (180).

    ESPERO TER AJUDADO, QUALQUER DÚVIDA ME CHAMA NO CHAT.

    • 0
  3. Muito boa a sua redação , só cuidado com o uso das palavras “difíceis” em excesso!
    Sua proposta de intervenção é boa, mas poderia apresentar um pouco mais. Faltou um pouco de organização no desenvolvimento, e a sua opinião em relação ao que foi apresentado, fora isso tá no caminho certo.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.