Conforme Jean Luc Godard, “O cinema é a fraude mais bonita do mundo.” Nesse contexto, hodiernamente, boa parte da população não consegue frequentar o cinema brasileiro regularmente, uma vez que o acesso a esse estabelecimento não é democratizado, mas segregado à classe alta. Com isso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro, bem como os altos custos, mas também a pirataria excessiva.
A priori, convém ressaltar o quanto os altos custos contribuem para a existência da questão. De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 90% dos municípios não possuem salas cinematográficas. Em virtude disso, observa-se que os ingressos e as comodidades do local, como um todo, são caríssimos, tendo como causa uma maior concentração dos cinemas em áreas urbanas, o que desfavorece a população mais pobre, afastando-os de usufruir dessa arte histórica.
Ademais, cabe destacar que a pirataria excessiva influencia negativamente para a persistência do impasse. Segundo Jackie Chan, o maior e mais conhecido ator e produtor da China, “O cinema reflete a cultura e não há nenhum problema em adapta-lo à tecnologia, desde que não perca a originalidade.” Entretanto, os índices de comércio ilegal aumentaram significativamente, diminuindo, assim, o interesse em assistir ao teatro de filmes e tornando-o escasso para a sociedade.
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para minimizar o problema. Logo, a Ancine, Agência Nacional do Cinema, por intermédio da conscientização e da aprovação da prefeitura, deve expandir a quantia de salas por todo o país. Nesse sentido, o fito de tal ação é tornar a cinematografia mais acessível, consequentemente atingindo, também, novos públicos localizados em lugares carentes.
Lailton
INTRODUÇÃO: achei bem interessante você começar sua redação citando logo de cara Jean Luc Godard, porém, não gostei só de dois fatores disso, no entanto, não se preocupe que não são erros ou ( desvios) como isso é conhecido. Especificamente são: primeiro fator: quando você for citar um nome de algum filósofo, sociólogo, alguma autoridade e afins, procure citar apenas o nome e o sobrenome ou até mesmo só a primeira opção. Porque disso? 👈🏼 Bom é porque você vai ganhar mais espaço para escrever, ou seja, economizar linhas tendeu tipo isso… 2 fator: não apenas cite o nome, por exemplo, foi o que você fez, o corretor poderia se perguntar assim como eu, tudo bem, mas quem é esse Jean? É um filósofo, é um sociólogo, é um escritor entende? Não fica claro pra mim. Tem que deixar claro tipo se ele for um pensador ou escritor comece assim 👉🏼 De acordo com o escritor Jean Luc, ” o cinema é a fraude mais bonita do mundo”. Tendeu… Percebe como ficou coerente, eu sei que é uma citação que ajuda na competência 2 e sei que o cara é escritor.😜 na introdução apenas isso mesmo como dica de melhora.
Gostei bastante, você começou com repertório sociocultural, contextualizou com a realidade atual e em seguida mostrou um caminho de argumentação pra mim, ótimo! Isso mostra que você pensou antes de construir seus argumentos e suas idéias argumentativas isso se chama PROJETO DE TEXTO muito bom mesmo ajuda na competência 3 agora vamos ver se vai cumprir o que me prometeu ao decorrer do D1 e D2, no qual você deixou bem claro que no D1 iria falar sobre ARG 1 👉🏼 os altos custos ok, até aí tudo bem os altos custos, porém, os altos custos de quê? Obviamente dos ingressos né então coloque ( os altos custos dos ingressos) não deixe a pessoa que vai corrigir ter dúvidas tendeu… Tem que explicar tudo tipo assim: FALOU TEM QUE EXPLICAR!
Certo e o seu segundo ARG 2 pirataria excessiva ótimo! Pra isso valer tem que falar do arg 1 no D1 e o arg 2 no D2 tendeu…
DESENVOLVIMENTO 1: tudo muito bom mas tem alguns devios! vírgula sem precisar antes de como e são. Deve ficar assim 👉🏼 Em virtude disso, observa-se que os ingressos e as comodidades do local como um todo são caríssimos.
Segundo desvio afastando-os de usufruir está errado, 🤔 já que afastando-os está no plural o verbo também tem que ir, ficaria melhor afastando-os de usufruírem 😉
Desenvolvimento 2: Essa frase está errada por não obedecer plural
👉🏼 ao teatro de filmes e tornando-o escasso para a sociedade. Seria melhor aos teatros de filmes e tornando-os escassos para à sociedade. Faltou crase em a sociedade hein correto à sociedade. Apenas isso…
DESENVOLVIMENTO 2: se na frase desse cara : a cultura estiver sem crase tudo bem, mas se não use à cultura com crase apenas se precisar observe e mude se precisar.
CONCLUSÃO: prefira colocar: Portanto, algo precisa ser feito com urgência para minimizar o problema da desmocratização do cinema e tornar-lo mais igualitário.
OBSERVAÇÕES GERAIS: GOSTEI DA SUA REDAÇÃO E TENTE AJEITAR O QUE EU TE DISSE QUE VOCÊ VAI FICAR AINDA MELHOR. ESTUDE USO DA CRASE, CONCORDÂNCIA VERBAL, NOMINAL… CONCORDÂNCIA DE VERBO, DE PLURAL. REGÊNCIA ESTRUTURA SINTÁTICA ESSAS COISAS BÁSICAS…
SUA CONCLUSÃO É BOA, MAS FALTOU O DETALHAMENTO… TEM QUE TER TODOS OS 5 ELEMENTOS AGENTE AÇÃO MODO/MEIO DETALHAMENTO E FINALIDADE, SÓ VI 4 TENTE DEIXAR DETALHAMENTO MAIS CLARO E CONSEGUIRÁ NOTA MÁXIMA.
COMPETÊNCIAS
COMP. 1/ 120
Comp. 2/ 160
Comp. 3/ 160
Comp. 4/ 160
Comp. 5/ 160
Total: 760 😍👏🏼 fui bem compreensivo espero ter lhe ajudado e boa sorte nas suas próximas redações, continue treinando esse é o segredo! Deus te abençoe sempre…🙏😘 É uma nota muito boa 700+ já é o sonho de muita gente. Estude, evolua e cresça à cada queda você é incrível e muito capaz !❤️ 🙃
Richard16
Pessoal, eu esqueci-me de colocar um acréscimo sobre a correção de vocês, é que eu desejo que vocês corrijam minha redação de acordo com as 5 competências do Enem, para que eu possa me situar sobre os meus erros.
Vejam também o que eu posso melhorar para as próximas redações
Agradeço a compreensão de vocês, dêem nota por favor!
lenewuasu
Eu achei perfeita, n sou professora. Mas quero escrever assim.
Apresenta um repertorio cultura muito bom, inclusive quando cita Jackie, só é preciso ajustar algumas coisas de gramatica e concordancia. A proposta de intervenção foi MT bem trabalhada, achei mt massa as teses q tu trouxe, mas só cuidado pra nao expandi-las dms e se confundi..
nalulopess
Sua redação está excelente, gostei demais! As problemáticas sobre o tema ficaram muito claras e, sinceramente, amei teu texto, acho que só faltou um pouco de aprofundamento no argumento 2 e na conclusão, fora isso, seu texto está perfeito.
COMPETÊNCIA 1: 200
COMPETÊNCIA 2: 160
COMPETÊNCIA 3: 200
COMPETÊNCIA 4: 200
COMPETÊNCIA 5: 180
TOTAL: 940
Parabéns pelo texto! <3
DudaFerlin
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Vamos lá!
Introdução: seu primeiro parágrafo ficou bem desenvolvido, é fácil encontrar o tema, o ponto de vista e a contextualização nele. Além de que fez ótimo uso dos conectivos. Eu realmente não encontrei problemas nela, só a questão de que seria bacana se você especificasse qual a carreira do autor da sua citação, ajuda a exibir o quão longe vai o seu repertório sociocultural.
Parágrafo de desenvolvimento 1: você já começou fazendo belas amarras com a introdução: “A priori, convém ressaltar o quanto os altos custos contribuem para a existência da questão”. Em suma, está coerente, coesa e não está cansativa. Há um erro de concordância verbal em : “afastando-os de usufruir dessa arte histórica..” – está no plural, então usufruírem é mais adequado. Além desses pequenos detalhes, o parágrafo foi bem desenvolvido.
Parágrafo de desenvolvimento 2: está no mesmo nível do parágrafo anterior, no geral, você colocou um número de problemáticas suficientemente bom, na introdução, e conseguiu trabalhá-los com êxito no desenvolvimento, uma vez que, os únicos problemas que eu vi foram de gramática e vírgula.
Conclusão: ficou bem resumida, o que não se torna um problema, pois retomou o tema e respondeu as perguntas centrais:
Quem: Ancine, Agência Nacional do Cinema.
O quê: deve expandir a quantia de salas por todo o país.
Como: por intermédio da conscientização e da aprovação da prefeitura.
Para quê: tornar a cinematografia mais acessível, consequentemente atingindo, também, novos públicos localizados em lugares carentes.
NOTA:
Competência 1: — 180 — Demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
Competência 2: — 200 — Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Competência 3: — 180 — Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa do seu ponto de vista.
Competência 4: — 200 — Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão.
Competência 5: –160– Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Parabéns!!!! Você escreve muito bem e tem bastante repertório de mundo!! Continue assim o 1000 VEM!!