Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

Consoante a Constituição Federal  de 1988,está prescrito como direito de todo cidadão brasileiro o acesso a cultura e ao lazer.Contudo,trazendo para a realidade brasileira,a maior parte da população,não tem essa garantia,principalmente no que diz respeito ao cinema.Isso acontece devido a falta de salas de cinemas nas áreas menos privilegiadas,como as periferias e as zonas rurais,além de os gastos para esse acesso estar fora do alcance das classes baixas.

Segundo o escritor Sérgio Buarque de Holanda,em seu livro “Raízes do Brasil”,a sociedade deste país foi construída sob um viés elitista e segregacionista.Fato esse,o qual está presente nos dias atuais,em que os maiores centros culturais estão na zona urbana,privando,desse modo,os habitantes dos povoados,sítios e das favelas de desfrutarem da cultura e do lazer proporcionando pelo cinema.

Outrora,é de relevância destacar,que grande parte do povo brasileiro,27,3 milhões de pessoas,recebe apenas um salário mínimo,correspondente a aproximadamente 1.045 reais por mês,o qual é limitado para o uso de necessidades básicas como alimentação,higiene e moradia,não sendo suficiente para arcar com gastos de um dia de lazer,no caso do cinema,com trasporte,comida,bilheteria,entre outros.

Dessa forma,faz-se mister que o Ministério da Economia e o Ministério Público em parceria com as empresas cineastas,construam salas de cinemas nas periferias e áreas rurais,por meio do direcionamento de verbas por parte do Estado e da contribuição dos empresários,além de diminuir no preço da bilheteria.Para assim,toda a população do Brasil possa assistir a filmes nos cinemas e terem seus direitos garantidos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ola, Laiiroocha! Tudo bem?

    Parabéns, você escreve muito bem e fez uma boa redação ;)!
    Entretanto, precisamos melhorar alguns pontos:
    -Explorar mais a problemática e tentar fugir de argumentos de senso comum: Por que esses centros culturais estão concentrados em locais elitizados? O que impede que isso seja resolvido? Quais as consequências disso a curto, médio ou longo prazo? Quais os impactos dessa “elitização cultural” na sociedade? Ao finalizar um parágrafo, tente sempre lançar uma frase de efeito que consiga “resumir” o tópico frasal do parágrafo em questão;
    -Cuidado com as pontuações: Depois de inserir vírgula ou ponto final, acrescentamos um espaço;
    -Crase: Consegui perceber que alguns erros pela falta de crase foram cometidos. Esse conteúdo é importante ser estudado e revisado com um pouco mais de carinho, pois costuma ser o ponto fraco de muitos estudantes;
    -Conclusão: Precisamos detalhar mais a proposta de intervenção e fugir do senso comum. Como essa verba seria aplicada? Como os empresários poderiam contribuir?
    E a redução dos preços de bilhetes, como poderiam ser feitos? Seria a continuação e expansão de projetos como os de “meia-entrada” ou abarcaria a elaboração de outras políticas mais efetivas? Lembre-se sempre de, na hora de montar sua intervenção, certificar-se de que ela responde com clareza e de forma objetiva as perguntas O QUÊ? QUEM? COMO? PARA QUÊ?,

    Com esta produção, acredito que no ENEM você tiraria em torno de 760 a 800 pontos.

    Parabéns pela redação! Continue produzindo =D!

    • 1
  2. Ótima redação! Nota-se citação de autores sobre o assunto, pontuação eficaz sobre o papel das governanças quanto ao direito a cultura e lazer. No entanto, poderia ter citado também sobre esse recurso ser ofertado nas escolas públicas, visto que uma forma de alcançar um grande público com economia de gastos é através do acesso em instituições de educação.
    ” devido a (à) falta de salas de cinemas nas áreas menos privilegiadas,como as periferias e as zonas rurais,além de os gastos para esse acesso estar fora do alcance das classes baixas.

    • 1
  3. Ótima redação! Nota-se citação de autores sobre o assunto, pontuação eficaz sobre o papel das governanças quanto ao direito a cultura e lazer. No entanto, poderia ter citado também sobre esse recurso ser ofertado nas escolas públicas, visto que uma forma de alcançar um grande público com economia de gastos é através do acesso em instituições de educação.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.