Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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Em um de seus pensamentos, o sociólogo Émile Durkheim, postula a sociedade como semelhante a um organismo que apresenta estados normais e patológicos. Diante desta análise, pode-se aplicar o mesmo viés ideológico à realidade contemporânea, em virtude do enfrentamento de diversos transtornos associados à urbanização acelerada do país, destacando-se o acesso não homogêneo ao cinema no Brasil; posto que as escolas, em grande parte, eximem-se da sua importância no processo de conscientização sobre a necessidade de se estimular a cultura através do mesmo e, além do mais, é perceptível a carência da participação mais efetiva das esferas sociais no combate desse problema. Assim, é fulcral a discussão desses fatores, a fim da melhor democratização e expansão da acessibilidade às salas cinematográficas para a sociedade.
Mormente, vale salientar a omissão das instituições de ensino, em sua maioria, no que diz respeito à intervenção educacional sobre a essencialidade em se trabalhar a cultura por meio das telas de cinema no corpo escolar, fato decorrente não só da falta de infraestrutura, como também da inexistência do incentivo ao uso destas ferramentas educativas pelos docentes, o que prejudica o aprendizado da extensa diversidade cultural existente no mundo.
Outrossim, evidencia-se uma insuficiência legislativa e de políticas públicas direcionadas a mitigação deste entrave, haja vista que a falta de investimento em infraestrutura nas cidades menos desenvolvidas resulta na disparidade “gritante” do acesso ao cinema, onde as regiões periféricas, em diversos momentos, acabam sendo marginalizadas em função da tecnologia ser algo desconhecido por sua população.
Sendo assim, fica nítida, portanto, a necessidade de a problemática acerca da democratização do acesso ao cinema no Brasil seja debatida com maior eficácia. Dessarte, faz-se mister a parceria entre governo e sociedade na elaboração de projetos socioeducativos, sobretudo, nas escolas, estes ministrados por psicólogos, docentes e psicopedagogos, os quais visem a fomentar a incrementação e elucidação de atividades associadas ao uso do cinema de forma educativa. Em suma, compete aos poderes Legislativo e Executivo aprimorar e fazer valer as leis e políticas públicas vigentes desse empecilho de forma diligente. Por conseguinte, almeja-se a melhoria dos estados patológicos referidos por Durkheim presentes no âmbito social.

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3 Correções

  1. Boa tarde!
    Você escrever super bem. Parabéns.

    Sua introdução está muito boa, porém achei que deveria ser mais claro e fazer mais resumida;

    Desenvolvimentos bons, porém para ser completo tem que ter: tópico frasal, repertório sociocultural, explicação do repertório e um desfecho final bem crítico…, outra coisa, o D1 e o D2 o ideal é fazer com 3 ou 4 períodos, no seu texto, observei apenas um.

    Intervenção: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO, sentir falta de detalhamento em sua conclusão.

    =============
    C1 = 160
    C2 = 160
    C3 = 140
    C4 = 160
    C5 = 180 ================== 800 PONTOS

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  2. Oii, não sou especialista, porém vou dar minha opinião como leitora
    A sua tese na introdução não ficou muito clara, o desenvolvimento estava um pouco confuso, vc escreve muito bem porém o texto ficou muito longo e não ficou claro o que vc estava tentando defender, e a sua conclusão ficou incompleta. Espero ter ajudado 😃

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  3. Boa tarde Rodrigo,
    tudo bem?

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 160)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 160)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-100)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (160)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    📝 Rodrigo,
    Sua redação apresenta bons pontos de referência, mas vejo que seja necessário um maior desenvolvimento em defesa de suas ideias. Procure desenvolver mais o D1 e D2 (primeiro e segundo desenvolvimento), utilizando tópicos frasais e períodos, geralmente é indicado 3-4 períodos por desenvolvimento.

    ❌”Mormente, vale salientar a omissão das instituições de ensino, em sua maioria, no que diz respeito à intervenção educacional sobre a essencialidade em se trabalhar a cultura por meio das telas de cinema no corpo escolar, fato decorrente não só da falta de infraestrutura, como também da inexistência do incentivo ao uso destas ferramentas educativas pelos docentes, o que prejudica o aprendizado da extensa diversidade cultural existente no mundo.”
    👀 Perceba que nesse desenvolvimento ficou bem corrido, sem períodos e uma argumentação sobre o seu ponto de vista sem embasamento, procure aqui introduzir alguma citação ou algum dado que você possa dissertar sobre.

    ❌”Outrossim, evidencia-se uma insuficiência legislativa e de políticas públicas direcionadas a mitigação deste entrave, haja vista que a falta de investimento em infraestrutura nas cidades menos desenvolvidas resulta na disparidade “gritante” do acesso ao cinema, onde as regiões periféricas, em diversos momentos, acabam sendo marginalizadas em função da tecnologia ser algo desconhecido por sua população.”
    👀 Perceba novamente como esse desenvolvimento está corrido, sem tópico frasal e períodos. Penso que o uso das aspas em “gritante” não seja necessário, já que não há um sujeito para elas.

    ❌”Sendo assim, fica nítida, portanto, a necessidade de a problemática acerca da democratização do acesso ao cinema no Brasil seja debatida com maior eficácia. Dessarte, faz-se mister a parceria entre governo e sociedade na elaboração de projetos socioeducativos, sobretudo, nas escolas, estes ministrados por psicólogos, docentes e psicopedagogos, os quais visem a fomentar a incrementação e elucidação de atividades associadas ao uso do cinema de forma educativa. Em suma, compete aos poderes Legislativo e Executivo aprimorar e fazer valer as leis e políticas públicas vigentes desse empecilho de forma diligente. Por conseguinte, almeja-se a melhoria dos estados patológicos referidos por Durkheim presentes no âmbito social.”

    👀 A sua conclusão finalizou em ciclo com a introdução. Perceba o uso do tópico frasal e dos períodos no decorrer do texto conclusivo. A proposta de intervenção apresenta dois ou mais agentes, seria o Governo e a sociedade ou o poder Legislativo e o Executivo responsáveis pela intervenção? Lembre-se que a proposta de intervenção – conclusão- deve apresentar o agente (quem irá intervir), a ação (o que irá fazer), o meio (por quais vias irá utilizar), o detalhamento ( como será realizado, nessa parte podemos ser bem criativos kkk ) e por fim a finalidade ( para quê, que nesse tema seja maximizar a democratização do acesso ao cinema por todos os cidadãos brasileiros).

    Enfim, espero ter te ajudado. Um grande abraço.

    Angélica.😊

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