Segundo o artigo 1° da declaração universal dos direitos humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Apesar do lazer ser um direito, a falta de capacidade de exercer tal virtude ocorre principalmente em relação à sétima arte. Logo, é cada vez mais difícil democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Essa aproximação é comprometida por barreiras físicas e financeiras.
De certo, não é de hoje que a falta de rampas se encarrega de dificultar a entrada de deficientes físicos à sala de cinema. Segundo a revista eletrônica chamada “Diário da inclusão social”, a falta de acessibilidade também se estende aos deficientes visuais e auditivos. Logo, a carência de democratização não se limita somente a uma condição física, tendo uma escassez não só de rampas como também de uma descrição de áudio e legendas especiais.
Tocante a conjuntura econômica, mais de 13,5 milhões de pessoas se encontram abaixo da linha internacional de pobreza no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por conseguinte, a falta de recursos monetários impossibilita o acesso ao transporte, o que torna difícil o acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, é observável que as idas ao cinema não são disponíveis a todos, logo, não é democratizada. Por isso, cabe ao Ministério da Cultura do Governo Federal juntamente com as escolas públicas promover sessões gratuitas de filmes em locais acessíveis, contendo desde rampas e legendas até descrições de áudio pelo menos duas vezes por ano destinado às crianças e adolescentes. Tudo isso por meio de verba disponibilizada pelo Governo Federal e trabalho voluntário de ONG’s. Para assim amenizar os efeitos da falta de acessibilidade à sétima arte no Brasil.
Maria_Paula
Oiie, primeiramente, eu sou uma vestibulanda e não sou uma especialista, então já peço perdão por qualquer coisa kk Olha eu costumo corrigir as Redaçõ com base nas 5 competências do Enem:
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 180)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. —> houve alguns erros como o uso da crase: “Tocante à conjuntura…” quanto à repetições, você usou “Brasil” diversas vezes (ex: na A2), é nome de país… porém poderia ter trocado por: situação brasileira, problemática brasileira, deletério brasileiro… nesta parte por exemplo:…”o que torna difícil o acesso ao cinema no Brasil.” —> poderia ter ficado: …”o que torna difícil o acesso ao cinema no país.” Enfim, ter usado mais sinônimos no texto.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. —> gostei do uso do artigo e da revista!!
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-180)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. —> poderia trabalhar um pouquinho melhor os A1 e A2, mas eles estão muito bons.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-160)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. —> houve momentos que atrapalhou a coesão do seu argumento como: ” Tocante a conjuntura econômica, mais de 13,5 milhões de pessoas se encontram abaixo da linha internacional de pobreza no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).” —> poderia eliminar o “tocante à conjuntura econômica” e colocar: “Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,5 milhões de pessoas encontram-se abaixo da linha internacional de pobreza no Brasil. ”
🔸COMPETÊNCIA 5 (160)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. —> Acredito que o : “Tudo isso…” deu uma empobrecida na redação… trocasse por: “Tais medidas financiadas por meio de verbas disponibilizadas pelo Governo Federal… (eu particularmente usaria Tribunal de Contas da União, Receita Federal…) poderia dar essa repassada na intervenção.
Nota para sua redação: 880 pontos
Parabéns, você escreve muito bem, tem muito potencial, espero ter te ajudado de alguma forma!! Beijos de luz e sucesso pra ti!!
.
.
.
Gostou da minha correção?? Então me segue para mais e avalie a minha correção!! Vou ficar bem ativa por aqui, então já me segue rs!!
Gledson Oliveira
primeiramente, parabéns pela redação, está top!
você demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal, compreendeu bem a proposta de redação e trouxe conceitos bons e relevantes ao tema.
usa muito bem dos recursos coesivos e organiza muito bem o texto.
A proposta de intervenção está muito boa tbm, detalhou bem as ações, o modo, como e quem fará.
parabéns, você conseguiria facilmente uma nota entre 900 e 1000 pontos.