Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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Policarpo Quaresma, protagonista, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, a falta de democracia no acesso total da população ao cinema, torna o país ainda mais distante do imaginado pelo personagem. Nesse contexto, a problemática é causada pelo alto valor dos ingressos. Assim, tem-se como consequência, que os mais pobres não desfrutem desse lazer. Logo, não há dúvidas que o problema em questão deve ser analisado para o bem estar de toda nação.

Em primeira análise, o alto custo dos ingressos, mostra-se um grande desafio à grande parcela carente da sociedade, uma vez que, pela falta de estabilidade financeira, não sobra dinheiro para poderem investir em tal passeio. Esse fato pode ser comprovado por pesquisas em sites da internet, nas quais apontam que apenas 17% da população frequentam o cinema. Indubitavelmente, a maioria das pessoas não possuem esse costume por não terem condições.

Consequentemente, resulta-se na falta de democratização do cinema, pois com os preços exorbitantes, faz com que somente os de classe média e alta possam fazer o uso desse recurso de diversão e cultura, gerando desigualdade. Consoante ao jornalista irlandês George Shaw “O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, são necessárias reivindicações para a realização de mudanças nessa área.

Portanto, a falta de acesso total da população ao cinema no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Sendo assim, para amenizar esse cenário, urge que o Governo, diminua o valor dos bilhetes significativamente, por meio de leis que obriguem o reajuste dos valores, para que os mais pobres consigam investir nesse lazer, por um baixo custo, fazendo com que a democratização do acesso ao cinema cresça. Com isso, pode-se alcançar um país mais ideal como o do sonhado por Policarpo Quaresma. Para um Brasil melhor, os direitos ao lazer devem ser democratizados por todos.

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4 Correções

  1. C1: 120 pontos (O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita).
    C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos).
    C3: 160 pontos (O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria).
    C4: 160 pontos (Demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos).
    C5: 120 pontos (elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.)
    TOTAL: 720 PONTOS

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 140
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 140
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 100

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  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 160

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  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 120
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 160

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