Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

(Quem puder dá nota, de acordo com o Enem, obrigado.)

 

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a Democratização do acesso ao cinema no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas sociais e culturais, torna-se fundamental analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida que se faz imediata.

Precipuamente, é fulcral pontuar que o problema da Democratização do acesso ao cinema no país deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades no Brasil, o Ministério da Cultura instituído para ser um órgão que promova a aproximação dos brasileiros a bens culturais, tal ministério ignora ações que poderiam, fomentar, o contato de classes pouco privilegiadas ao mundo dos filmes, como a distribuição de ingressos em instituições públicas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar os altos preços dos ingressos. Somando às entradas os valores do transporte e alimentação, é fácil entender o motivo das pessoas, preferirem esperar o filme lançado chegar na televisão ou em serviços de streaming. De acordo com dados da Agência Nacional de Cinema, ANCINE, consta-se que o Brasil não está sequer entre os 50 primeiros países no ranking que analisa a relação entre número de habitantes e quantidade de salas. Partindo desse pressuposto, a baixa oferta de cinemas é explicada por fatores como a urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, alteraram a geografia do cinema. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que os valores altos dos ingressos contribuí para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o acesso democrático ao cinema no país, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Cultura, será revertido em uma criação de um plano de Cinema Nacional Popular, por meio de debates e reuniões entre governadores, prefeitos, Agência Nacional de Cinema, fazer o cadastramento com os documentos necessários e depois distribuir os cartões “Cinema Popular”, em instituições e escolas do estado e município, a fim de fazer com que o maior número de  brasileiros tenha acesso ao cinema. Tal plano deverá focar, principalmente, em pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Desse modo, atenuar-se á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do acesso democrático ao cinema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

 

 

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!!!
    A partir de uma visão geral de sua redação notei que você possui um bom repertório, conhece a estrutura (embora não em sua totalidade), possui um bom domínio da gramática e escreve de forma rebuscada.
    Atente- se ao quantitativo de linhas, você foi muito prolixo, cuidado! Também sou assim kkkkkk
    Mas é importante se adaptar à escrever pouco, porém de uma forma que aborde os aspectos necessários.
    Na introdução notei a presença de uma contextualização, problematização (muito boa) e tese.
    Uma observação: use tese com dois núcleos, isso ajuda muito e deixa o texto linear, expondo uma ideia de projeto de texto antecipado. A partir desses núcleos, você desenvolve um em cada parágrafo, blz!?
    Seus desenvolvimentos ficaram legais, só um aspecto que faltou… Os tópicos frasais, outro âmbito que ajuda a garantir notão, atente- se a isso!
    A conclusão, achei completa, abrange as características bem detalhadas (agente, ação, meio e finadidade, juntamente ao detalhamento), parabéns!
    Texto geral: tem que melhor as conexões entre os períodos. Ah, seus períodos estão extensos, mude isso!
    Tente ser mais objetivo, escreva simples. Por experiência, minhas notas melhoram muito quando decidi escrever menos difícil.
    Use os estrangeirismos entre aspas.
    Possui alguns erros de vírgula.
    A coesão e coerência precisa ser melhorada.
    Nota por competência na minha perspectiva:
    Ps. Acho que não iria caber na folha de redação!
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4:160
    C5: 200
    Enfim, espero que tenha te ajudado. Continue estudando, tá no caminho certo! Abraço!!!

    • 1
  2. Olá Calos! Achei sua redação incrível, sua introdução ficou muito boa. A tese bem explicada e exemplificada. Cuidado com a exploração de palavras cultas, o uso em excesso pode vir a desagradar a banca de correções. Cuidado também com a pontuação e vírgulas. Fora isso sua redação ficou show. Continue assim. Abraços e até uma próxima oportunidade.

    • 1
  3. Olá Carlos, espero que esteja bem!
    UHHALL que redação menino!!!!!!!!!
    Bom sua tese e esqueleto do texto foi perfeita, usou bem as palavras( explorou bastante né,cuidado com isso não faça com excesso) mas está indo no caminho certo.proposta completa,enfim… Só toma um pouco de cuidado com as pontuações como virgulas,pontos continuativos etc…acho que vc se perdeu um pouco e use com medida as palavras cultas para o texto ficar mas objetivo possível. SUCESSO,continua assim que tu vai tirar 1000!
    minha nota: 200+200+200+200+180=980

    • 1
  4. A introdução ficou muito boa, achei o repertório inicial bom e coerente com o tema. O único problema foi a maneira com que você expôs as teses: achei incompleto. Talvez devesse ter deixado mais claro.
    Também notei alguns problemas com vírgula, dá uma olhadinha nisso aí.
    Mas, de forma geral, seu texto está muito bom, eu daria 180+180+200+200+200 = 960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.