Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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     São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma forma. No entanto ,hodiernamente a população se mostra contrária do ponto de vista do filósofo, uma vez que , no Brasil nem todos usufruir do acesso ao cinema .Dessa perspectiva, cabe analisar estratégias para alterar a situação que possui como causas, a desigualdade social e a insuficiência de leis .
Tal conjuntura se deve o fato de ter grande concentração histórica no Brasil. Pode-se verificar um exemplo disso é quando a família real se deslocaram para o Brasil, em 1808, a qual construiu museus e bibliotecas voltadas exclusivamente para elite colonial. Além disso, na contemporaneidade a sociedade é privada da acessibilidade ao cinema por exemplo; pois muitos não tem condições financeiras para pagar o ingresso ,gerando a desigualdade social.
Outro aspecto a ser abordado é a dificuldade enfrentada na insuficiência de leis. Ou seja, ao ser criada uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida do indivíduo. No entanto, a legislação não tem sido suficiente para que todos desfrute do acesso .Dessa forma ,muitos são excluídos dos seus direitos como a Constituição Brasileira garante que todos os cidadãos tem o direito ao lazer e à cultura.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para modificar esse cenário. O Ministério da Cultura, em conjunto com o Ministério da Economia ,deve propor a criação de carteira para pessoas que não tem condição de pagar o ingresso , por meio de um projeto de lei entregue a câmera dos deputados. Tal carteira será disponibilizada aos cidadãos que comprove sua renda inferior ou igual a dois salários mínimos, para que seja gratuita a sua entrada . Espera-se ,com essa ação, a diminuição da desigualdade e a democratização do acesso ao cinema .

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2 Correções

  1. Olá, seu texto está muito bom, mas são necessárias algumas observações.
    Não há muitos erros de gramática. os únicos erros que identifiquei foram no segundo parágrafo em “é quando a família real se deslocaram para o Brasil, em 1808,” o correto seria “é quando a família real se deslocou para o Brasil em 1808” nota-se um erro de concordância.
    Além disso há outro errinho em “pois muitos não tem condições financeiras para pagar o ingresso” nesse caso o “tem” leva acento “têm”.
    Na competência 1 (escrita formal da língua portuguesa) sua nota seria 160.
    Na abordagem do tema seu texto está bom, no entanto falto uma citação (dado, palavra de especialista, ou citação de filosofo) que comprove ou exemplifique o problema mencionado. deixando um certo “achismo” no texto.
    Na competência 2 (abordagem do tema) sua nota seria 140.
    Na competência 3 (coesão textual) seu texto está bem construído, e com bom uso de conectivo. nota 200
    Na competência 4 (coerência do texto) seu texto está coeso, de fácil compreensão, no entanto, pelo problema já falado na competência 2 a dificulta um pouco a compreensão. nota 180.
    Já na competência 5 (proposta de intervenção) seu texto responde á todas as perguntas (agente, ação, modo, finalidade e detalhamento). nota 200.
    Total = 880

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  2. Correção modo Enem:
    Competência 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Apresenta alguns erros de vírgula, crase e concordância.
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Dessa forma ,muitos são excluídos dos seus direitos como a Constituição Brasileira garante que todos os cidadãos tem o direito ao lazer e à cultura, seria melhor ter iniciado a introdução com essa contextualização.
    Apresenta amplo repertório sociocultural, porém não exemplifica de forma adequadas cada um deles.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Falta de autoria. Citou muitas referências, porém não trouxe nenhum dado visando o aprofundamento argumentativo. Falta de progressão textual, tenta fazer um planejamento antes de começar a escrever.
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Apresenta repetição excessiva da conjunção explicativa (QUE). Apresenta bom repertório de conectivos. Além disso, apresenta repetições notáveis nas palavras (ACESSO), (LEI), (TODOS), (SER) e (NÃO)
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Apresenta todos os elementos necessários.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 200
    NOTA FINAL: 800

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