“Educar é um ato de amor e coragem”, afirmou certa vez Paulo Freire, educador brasileiro. Trilhando o mesmo caminho, cabe ao Governo investir na educação cinematográfica da sociedade brasileira para que tenham acesso à cultura. Desse modo, dois aspectos fazem-se relevantes: o investimento do Estado à cultura e o interesse do indivíduo ao cinema.
A priori, uma análise é necessária para debater os investimentos – sendo um país democrata – afim de incentivar os brasileiros à acessarem a cultura do país. Desde os primórdios, uma cultura é enraizada no Brasil. As telas dos cinemas são de grande importância na formação dos cidadãos.
Em segundo plano, a sociedade informada deve ter acesso a outras culturas e conhecimento de outros povos. Isso deve ser concretizado, uma vez que, o indivíduo tenha curiosidade em conhecer e descobrir outras telas cinematográficas. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é direito de todos, sem exceção de raça, gênero ou religião, acesso à educação. Logo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas – instituições de ensino – para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira. Some-se a isso, investimento na capacitação de profissionais que transmitam um ensino de qualidade, considerando a educação como um ato de amor e coragem, formando assim, cidadãos de bem como um todo.
analuciaa
Bom, na introdução você foi bem direta, não que seja ruim mas, acredito que você tenha trocado os pontos, certo?
Na introdução nós apresentamos o problema e a banca examinadora gostaria de saber do que se trata bem como o que você apresenta tem sentido. Você já jogou de cara uma solução para um problema ainda não apresentado, após isso, você mostrou o problema, isso é um erro.
Após esse primeiro ponto final, você já apresentava os problemas e encerrava com essa reflexão da frase mais acima, deste modo, quem lê vai ver que realmente você ligou todos os pontos e relacionou a frase com o problema de um modo geral.
¤Coloque o tópico frasal + elemento de coesão +reafirmação + argumento1 + argumento2.
Rebeca, os desenvolvimentos estão ótimos! Parabéns! Você ligou os pontos, tudo que você descreveu faz sentido e seguiu o mesmo assunto. Reforçando a afirmação inicial, já trouxe um fato ( podia ser mais desenvolvido) e comparou com a situação, e fechou a idéia com uma idéia de que o cinema é fundamental para formação dos cidadãos.
E a conclusão, você retomou a frase dita na introdução, isso mostra que você não somente jogou a frase e sim você envolveu ela até o final. Foi Boa!
marisancmt
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 180
HUGOJBVIEIRA
Olá, parabéns pelo seu esforço em continuar estudando. Estamos juntos nessa caminhada e gostaria que contribuísse com comentários em meus textos nessa comunidade. Muito obrigado.
(1)“Educar é um ato de amor e coragem”, afirmou certa vez Paulo Freire, educador brasileiro. Trilhando o mesmo caminho, (2)cabe ao Governo investir na educação cinematográfica da sociedade brasileira para que tenham acesso à cultura. Desse modo, (3)dois aspectos fazem-se relevantes: o investimento do Estado à cultura e o interesse do indivíduo ao cinema.
A priori, uma análise é necessária para debater os investimentos – sendo um país (4)democrata – (5)afim de incentivar os brasileiros (6)à acessarem a cultura do país. (7)Desde os primórdios, uma cultura é enraizada no Brasil. (8)As telas dos cinemas são de grande importância na formação dos cidadãos.
Em segundo plano, (9)a sociedade informada deve ter acesso a outras culturas e conhecimento de outros povos. Isso deve ser (10)concretizado, uma vez que, o indivíduo tenha (11)curiosidade em conhecer e descobrir outras telas cinematográficas. (12)Segundo a Constituição Federal Brasileira, é direito de todos, sem exceção de raça, gênero ou religião, acesso à educação. Logo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática.
(13)Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas – instituições de ensino – para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira. Some-se a isso, investimento na capacitação de profissionais que transmitam um ensino de qualidade, considerando a educação como um ato de amor e coragem, formando assim, cidadãos de bem como um todo.
COMENTÁRIOS
(1) Interessante iniciar o texto com uma alusão a frase de Paulo Freire e isso contribui com a pontuação da competência 2 (Várias áreas do conhecimento), no entanto, faltou relacioná-la ao tema proposto, ou seja, ficou ausente a abordagem dessa frase no contexto brasileiro.
(2) Não é interessante colocar futuras propostas de intervenção já no inicio da redação. Lembre-se a introdução é a parte do texto no qual se apresenta a tese, cita as causas do problema e contextualiza o tema com alguma área do conhecimento (seja um filme, série, livro, citação filosófica entre outros).
(3) Muito boa a colocação das causas que afetam diretamente a sociedade e dificulta o combate ao problema. Isso contribui para a nota na competência 3 (Projeto de texto)
(4) O certo é país democrático e não democrata.
(5) O certo é “a fim” separado e não junto. A palavra “afim” é um adjetivo o qual expressa ideia de afinidade. Já a expressão “a fim” compõe as locuções prepositiva e conjuntiva para indicar ideia de finalidade. Afim é um adjetivo que expressa a ideia de afinidade, de aproximação, de convergência entre duas ideias, fatos, pensamentos ou situações.
(6) Não possui acento indicativo de crase. O certo é […] a assistirem […]
(7) Faltou especificar melhor qual é tipo de cultura está enraizada no Brasil
(8) Frase desconexa com a idéia central do texto. Faltou relacioná-la ao tema abordado.
(9) Faltou explicar a frase “sociedade informada deve …” qual a relação desse tópico com o tema da redação ? – Interessante questionar esse tipo de relação a fim de evitar a fuga ao tema.
(10) Como isso “deve ser concretizado? – Faltou detalhar melhor esse parágrafo, isso implica em redução da nota na competência 3 e 4.
(11) O certo é “ discutir o incentivo à curiosidade, ou o despertar desse tipo de abordagem na cultura pop (no caso o cinema)
(12) Importante citar a Constituição, isso contribui para a boa pontuação da competência 2 (Várias áreas do conhecimento)
(13) Deve-se responder a cinco perguntas na proposta de intervenção (Competência 5): 1) Agente Social? 2)Como deve ser feito ? 3)De que modo será feito ? 4)Detalhamento de um desses pontos. 5) finalidade ? -No texto o agente foi “o Estado” – melhor especificar (por exemplo O Governo Federal, O Congresso Federal, entre outros) a ação: “fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas”, a finalidade: ‘’para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira’’. Colocou-se outra proposta, porém tal como a primeira faltou o detalhamento de um desses questionamentos e também o modo, o que implica em penalidade na nota de competênca 5.
Notas:
Competência 1- 100
Competência 2- 160
Competência 3- 120
Competência 4- 100
Competência 5- 120
NOTA FINAL: 600