Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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“Educar é um ato de amor e coragem”, afirmou certa vez Paulo Freire, educador brasileiro. Trilhando o mesmo caminho, cabe ao Governo investir na educação cinematográfica da sociedade brasileira para que tenham acesso à cultura. Desse modo, dois aspectos fazem-se relevantes: o investimento do Estado à cultura e o interesse do indivíduo ao cinema.

A priori, uma análise é necessária para debater os investimentos – sendo um país democrata – afim de incentivar os brasileiros à acessarem a cultura do país. Desde os primórdios, uma cultura é enraizada no Brasil. As telas dos cinemas são de grande importância na formação dos cidadãos.

Em segundo plano, a sociedade informada deve ter acesso a outras culturas e conhecimento de outros povos. Isso deve ser concretizado, uma vez que, o indivíduo tenha curiosidade em conhecer e descobrir outras telas cinematográficas. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é direito de todos, sem exceção de raça, gênero ou religião, acesso à educação. Logo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática.

Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas – instituições de ensino – para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira. Some-se a isso, investimento na capacitação de profissionais que transmitam um ensino de qualidade, considerando a educação como um ato de amor e coragem, formando assim, cidadãos de bem como um todo.

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3 Correções

  1. Bom, na introdução você foi bem direta, não que seja ruim mas, acredito que você tenha trocado os pontos, certo?
    Na introdução nós apresentamos o problema e a banca examinadora gostaria de saber do que se trata bem como o que você apresenta tem sentido. Você já jogou de cara uma solução para um problema ainda não apresentado, após isso, você mostrou o problema, isso é um erro.
    Após esse primeiro ponto final, você já apresentava os problemas e encerrava com essa reflexão da frase mais acima, deste modo, quem lê vai ver que realmente você ligou todos os pontos e relacionou a frase com o problema de um modo geral.
    ¤Coloque o tópico frasal + elemento de coesão +reafirmação + argumento1 + argumento2.
    Rebeca, os desenvolvimentos estão ótimos! Parabéns! Você ligou os pontos, tudo que você descreveu faz sentido e seguiu o mesmo assunto. Reforçando a afirmação inicial, já trouxe um fato ( podia ser mais desenvolvido) e comparou com a situação, e fechou a idéia com uma idéia de que o cinema é fundamental para formação dos cidadãos.
    E a conclusão, você retomou a frase dita na introdução, isso mostra que você não somente jogou a frase e sim você envolveu ela até o final. Foi Boa!

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 180

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  3. Olá, parabéns pelo seu esforço em continuar estudando. Estamos juntos nessa caminhada e gostaria que contribuísse com comentários em meus textos nessa comunidade. Muito obrigado.
    (1)“Educar é um ato de amor e coragem”, afirmou certa vez Paulo Freire, educador brasileiro. Trilhando o mesmo caminho, (2)cabe ao Governo investir na educação cinematográfica da sociedade brasileira para que tenham acesso à cultura. Desse modo, (3)dois aspectos fazem-se relevantes: o investimento do Estado à cultura e o interesse do indivíduo ao cinema.
    A priori, uma análise é necessária para debater os investimentos – sendo um país (4)democrata – (5)afim de incentivar os brasileiros (6)à acessarem a cultura do país. (7)Desde os primórdios, uma cultura é enraizada no Brasil. (8)As telas dos cinemas são de grande importância na formação dos cidadãos.
    Em segundo plano, (9)a sociedade informada deve ter acesso a outras culturas e conhecimento de outros povos. Isso deve ser (10)concretizado, uma vez que, o indivíduo tenha (11)curiosidade em conhecer e descobrir outras telas cinematográficas. (12)Segundo a Constituição Federal Brasileira, é direito de todos, sem exceção de raça, gênero ou religião, acesso à educação. Logo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática.
    (13)Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas – instituições de ensino – para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira. Some-se a isso, investimento na capacitação de profissionais que transmitam um ensino de qualidade, considerando a educação como um ato de amor e coragem, formando assim, cidadãos de bem como um todo.
    COMENTÁRIOS
    (1) Interessante iniciar o texto com uma alusão a frase de Paulo Freire e isso contribui com a pontuação da competência 2 (Várias áreas do conhecimento), no entanto, faltou relacioná-la ao tema proposto, ou seja, ficou ausente a abordagem dessa frase no contexto brasileiro.
    (2) Não é interessante colocar futuras propostas de intervenção já no inicio da redação. Lembre-se a introdução é a parte do texto no qual se apresenta a tese, cita as causas do problema e contextualiza o tema com alguma área do conhecimento (seja um filme, série, livro, citação filosófica entre outros).
    (3) Muito boa a colocação das causas que afetam diretamente a sociedade e dificulta o combate ao problema. Isso contribui para a nota na competência 3 (Projeto de texto)
    (4) O certo é país democrático e não democrata.
    (5) O certo é “a fim” separado e não junto. A palavra “afim” é um adjetivo o qual expressa ideia de afinidade. Já a expressão “a fim” compõe as locuções prepositiva e conjuntiva para indicar ideia de finalidade. Afim é um adjetivo que expressa a ideia de afinidade, de aproximação, de convergência entre duas ideias, fatos, pensamentos ou situações.
    (6) Não possui acento indicativo de crase. O certo é […] a assistirem […]
    (7) Faltou especificar melhor qual é tipo de cultura está enraizada no Brasil
    (8) Frase desconexa com a idéia central do texto. Faltou relacioná-la ao tema abordado.
    (9) Faltou explicar a frase “sociedade informada deve …” qual a relação desse tópico com o tema da redação ? – Interessante questionar esse tipo de relação a fim de evitar a fuga ao tema.
    (10) Como isso “deve ser concretizado? – Faltou detalhar melhor esse parágrafo, isso implica em redução da nota na competência 3 e 4.
    (11) O certo é “ discutir o incentivo à curiosidade, ou o despertar desse tipo de abordagem na cultura pop (no caso o cinema)
    (12) Importante citar a Constituição, isso contribui para a boa pontuação da competência 2 (Várias áreas do conhecimento)
    (13) Deve-se responder a cinco perguntas na proposta de intervenção (Competência 5): 1) Agente Social? 2)Como deve ser feito ? 3)De que modo será feito ? 4)Detalhamento de um desses pontos. 5) finalidade ? -No texto o agente foi “o Estado” – melhor especificar (por exemplo O Governo Federal, O Congresso Federal, entre outros) a ação: “fornecer uma educação de qualidade, e informação que refere-se a cultura brasileira aos cidadãos por meio das escolas”, a finalidade: ‘’para que toda a população tenha ciência da cultura cinematográfica brasileira’’. Colocou-se outra proposta, porém tal como a primeira faltou o detalhamento de um desses questionamentos e também o modo, o que implica em penalidade na nota de competênca 5.
    Notas:
    Competência 1- 100
    Competência 2- 160
    Competência 3- 120
    Competência 4- 100
    Competência 5- 120
    NOTA FINAL: 600

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