Após o processo de urbanização ocorrido no Brasil, século XIX, houve um crescimento das indústrias e surgimento dos shoppings centers onde salas de cinema ganharam proporção. Atualmente, o cinema está limitado às pessoas com melhores condições financeiras. Assim sendo, é de suma importância democratizar o acesso da sociedade ao cinema brasileiro, garantindo-os cultura e lazer.
Em primeiro lugar, vale ressaltar, que, houve um aumento de 40% dos brasileiros ao cinema, porém o Brasil ocupa a sexagésima posição, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Dessa forma, os dados revelam que é preciso trazer os brasileiros para o cinema oferecendo melhores condições.
Ademais, é inegável que as condições precárias, a falta de investimento e os preços abusivos dos ingressos e alimentação levaram a sociedade restringir sua ida aos cinemas. Consoante reza a Constituição Federal de 1988, o direito ao lazer e a cultura é garantida a todos, nesse viés é imprescindível que o cinema seja democrático, entretanto, os dados da ANCINE mostram que as salas de cinema se encontram nos grandes centros urbanos.
Compreende-se, portanto, que, medidas são necessárias para democratizar o acesso ao cinema no brasil. Cabe ao Governo e ao Ministério da Cultura criar leis incentivando estados e municípios à criação de salas de cinema, com intuito de garantir a sociedade menos privilegiada cultura e lazer. Só assim teremos um cinema democrático para todos.
deboranamitala
Olá Maria!
Então, em relação a sua introdução, ficou bem demonstrado a sua tese e gostei do fato de que começou a redação com uma alusão histórica. Emfim, ao meu ver a indrodução está ok.
Já em relação ao seu desenvolvimento, poderia ter sido um pouco mais elaborado. No trecho ” porém o Brasil ocupa a sexagésima posição, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE).” no caso ficou um pouco vago, sexagésima posição de quê?. De países que tem acesso a cinema?. De populações que acessam ao cinema? Entende? pra quem está lendo fica confuso e sem saber a posição de que está se referindo.
A segunda parte do seu desenvolvimento ficou relativamente boa, com um bom argumento, no caso uma lei da constituição, algo que poderia ter sido melhorado é que antes da palavra “ENTRETANTO” poderia ter colocado um ponto final, e logo após dela uma vírgula. Tendo em vista que é um conectivo que pede uma vírgula.
No que diz respeito a sua conclusão, acho que poderia ter detalhado mais um pouco, assim agregaria mais em seu texto. por exemplo criar leis e campanhas que levassem o público menos favorecido a estas salas de cinegrafia.
Sobre a sua última frase da redação posso te dar uma dica?
Por ser a última coisa que o corretor irá ler, coloque uma frase mais impactante.
Abaixo vou deixar uma para caso queira usar:
Desse modo, tomando-se as medidas discutidas, o cenário relativo à ( TEMA) poderá ser transformdo.
Além disso, há alguns erros de vírgula no decorrer da redação.
De modo geral a redação está boa, e bem escrita. Parabens!
Elisbslf
Achei interessante a sua introdução com uma comparação de contexto histórico com os dias atuais, mas no desenvolvimento, percebi que se perdeu uma pouco nos argumentos citados. Alguns erros de ortografia e sugiro consultar mais o dicionário na colocação de novas palavras para chamar a atenção na leitura.
Escreveu um texto bom! Mas pode ser melhorado. Parabéns!
Espero ter contribuído!
Um abraço,
Elisangela
Danielle06
Oiii, tudo bem?
A sua introdução está ótima, só precisa incrementar a tese e corrigir pequenos erros gramaticais. O seu D1 tem alguns erros de vírgula, o repertório não foi bem utilizado e por isso não vemos seu ponto de vista, porém, você é ótima em coesão então te darei 200 na C4. No seu D2 não há erros, ele está perfeito. Na conclusão só senti falta de um elemento válido ( Como/ Por meio de)
C1-160
C2-160
C3-120
C4-200
C5-160
NOTA:800
reness0
A sua introdução, no começo, eu gostei bastante por apresentar uma alusão histórica, mas ficou faltando também as teses para que você desenvolva melhor seus argumentos no desenvolvimento: por que está assim? De quem é a culpa? Qual a consequência disso.
Nos seus desenvolvimentos, é igual como a Debora mais acima lhe falou, o dado ficou vago demais e o segundo desenvolvimento é interessante você abordar alusões históricas mesmo, fica mais bacana. Para além disso, é preciso que você argumento mais, dê uma esticada nos seus parágrafos, é de suma importância que vocẽ argumente mais pois há uma competência praticamente só para isso.
A sua conclusão, faltou como que iriam fazer isso, e um detalhamento maior.
C1 – 160 (Ortografia muito boa, mas para conseguir os 200 infelizmente você tem que rechear o texto com palavrinha bonita, infelizmente)
C2 – 160
C3 – 120 (Faltou detalhar mais os dados, e argumenta mais nos seus desenvolvimentos)
C4 – 160
C5 – 160
TOTAL: 760