Democratização do acesso ao cinema no Brasil – 2

  • 0

Oi gente, essa é a minha segunda redação com este tema pois quero ver se tive evolução e se consegui arrumar os meus erros.

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) Aponta que 40% da população em municípios não tem salas de cinema. O principal problema que leva tais cidades a não terem acesso a este patrimônio cultural é a ausência de verba e a falta de estrutura para receber este projeto que só tem a agregar ao local.

Com a popularidade do cinema e a tecnologia evoluindo com o passar dos anos o preço dos ingressos para as salas de cinema venho aumentando gradualmente se tornando cada vez mais inacessível para pessoas que não possuem estabilidade financeira estável influenciando estes cidadãos a não frequentarem o cinema os privando do seu direito de expressão cultural. Como diria o grande filósofo Confúcio – “A cultura está acima da condição social”.

Além disso em cidades mais rurais a falta de estrutura é um fator determinante para esta falta de inclusão. De acordo com o site o Globo o município precisa possuir 500 mil habitantes para obter um cinema, oque não é justo pelo fato de estarem negando lazer e entretenimento para o seu povo.

Portanto para a solução deste impasse o governo deve usar como exemplo a frase de Confúcio e tornar os preços do cinema algo acessível para todos com promoções e eventualmente algumas sessões de graça. Os prefeitos devem criar pequenas salas nos centros das cidades por meio de investimentos e patrocinadores assim consequentemente trará mais turistas e reconhecimento levando a arte para todos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 100
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 120
    Média: 680

    • 1
  2. Sua introdução apresenta argumentos bem definidos em relação a tese proposta. Apresenta bem a problematização, digamos a raiz de todo acontecimento. Usou bem o contexto histórico, mostrando os dados do IBGE, um recurso forte, tornando atrativa sua tese.
    Seu desenvolvimento você o enriqueceu defendendo bem sua tese e seu ponto de vista. Para o torná-lo mais forte você usou uma frase de Confúcio.
    Seus argumento estão muito bem ajustados e defendida de forma estruturalmente organizada.
    Porém, há no terceiro parágrafo um erro de grafia, quanto a palavra “Oque”; é um uso incorreto da norma padrão de linguagem.
    O uso correto seria “O que”. Separados.
    De acordo com as normas gramaticais, a expressão “o que” sem acento é utilizada quando o pronome “o” é aplicado com o objetivo de realce.
    Já a expressão “o quê”, com acentuação, é um pronome interrogativo, porém só é aplicado no final de cada frase.
    Sua conclusão é muito boa; a solução é bem elaborada.
    Se valeu bem dos recursos linguístico.
    Na última oração faltou uma vírgula na frase “Os prefeitos devem criar pequenas salas nos centros das cidades por meio de investimentos e patrocinadores assim consequentemente trará mais turistas e reconhecimento levando a arte para todos.
    A vírgula deveria está após a palavra,” Patrocinadores” e antes da palavra “Assim”.
    Quando acontece de uma conjunção coordenada sair da posição padrão da oração, em exemplo a sua frase:
    “Os prefeitos devem criar pequenas salas nos centros das cidades por meio de investimentos e patrocinadores, assim consequentemente trará mais turistas e reconhecimento levando a arte para todos.
    Quanto ao mais, seu texto está muito bom; fique atenta ao erros de grafia. Muitas vezes erramos por falta de atenção, acontece com todos; comigo, todas as vezes.
    Parabéns continue praticando.
    Pode até me dar algumas dicas de argumentação.
    Até mais.

    • 1
  3. Introdução: Você citou um dado estatístico, apresentou o problema e dois argumentos, mas acho que no lugar de “ausência de verba”, que é algo que não é discutido nos parágrafos, você poderia colocar “altos custos dos ingressos”.
    Desenvolvimento 1: É aconselhável começar o parágrafo com: em primeiro lugar, primeiramente, primordialmente. Para mim não há uma relação de consequência entre a popularidade do cinema e o avanço da tecnologia com o aumento do preço dos ingressos, já que deveria ocorrer o contrário. Há um erro em “venho”, o correto seria “vem”. Não há o uso de vírgulas e o texto acaba ficando confuso. Você cita um filósofo, mas não coloca a relação disso com o parágrafo.
    Desenvolvimento 2: Há ausência de vírgulas em: ” Além disso,…” e “De acordo com o site O Globo,…”. Fora isso, só faltou concluir o parágrafo com um apanhado do que foi dito.
    Conclusão: Na primeira proposta de intervenção faltou a finalidade e o detalhamento. E na segunda, um pouco mais de detalhes.
    Nota: 760
    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    • 1
  4. O seu texto está bem estruturado em um texto dissertativo-argumentativo aquele comprado pelo Exame Nacional de Ensino Médio ,o (Enem).
    competência 1;
    160 pontos;
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    observação; O seu texto está bem estruturado, porém com alguns erros gramaticais .
    Dicas; cuidado com o espaço entre palavras e virgulas.
    ( oque não é justo pelo fato de estarem negando lazer e entretenimento para o seu povo).
    competência 2;
    120 pontos;
    Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
    mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
    conclusão.
    observação;
    o seu texto está bem estruturado,porém com falta de coerência e coesão textual.
    competência 3;
    160 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
    organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    ocorreu a presença de citação como a do filosofo Confúcio e de órgão que atualiza os dados de informações dos assuntos ocorrentes no mundo. Isso contribui para o enriquecimento do texto.
    competência 4;
    120 pontos Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    competência 5 ;
    120 pontos Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.
    observação;O que deve ser feito ,como deve, e quais os objetivos que se pretende alcançar com determinada ação?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.