Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

O cinema atualmente é algo que está como garantia na Constituição Federal de 1988, onde no Artigo Nº6, o lazer é um “direito social” e deve ser oferecido a qualquer cidadão brasileiro, mas podemos garantir que esse direito é concedido? Com certeza não, tendo em vista que a população das regiões periféricas e mais pobre do país não tem acesso ao mesmo e que as salas de cinema não são adaptadas para deficientes auditivos e visuais.

Nas regiões Norte e Nordeste do país, não há acesso ao cinema devido as condições precárias que os mesmos convivem, devido a falta de infraestrutura e investimento por parte do governo e assim não há instalações de cinema para garantir lazer a população local que deveria, como esta escrito na constituição, ter seu direito social assegurado e poder usufruir desta grande invenção moderna.

Mas e os deficientes? Até o ano de 2019 os deficientes não tinham como direito a adaptação do espaço para a utilização, impedindo que gozassem da experiência de poder experimentar a sensação de ver as grandes imagens que o cinema proporciona para pessoas que não necessitam da mesma adaptação, fazendo uma exclusão social e tirando seu direito legal de lazer.

Por tanto, para que haja a democratização do acesso ao cinema no Brasil, o governo junto com parceria com as instituições privadas deve investir nas regiões mais afetadas pela falta de investimento, garantindo assim o lazer a toda população independente de sua classe social ou condição física, fazendo assim uma democratização dos direitos humanos estabelecidos.

 

PS:Agradeceria se dessem nota, por favor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Math, sua introdução está realmente boa, mas senti falta de conectivos, que são elementos bem importantes para a redação, o uso da Constituição Federal foi adequado. Mas detectei um errinho de concordância quando você cita “mais pobre”, a forma correta é “mais pobres” se atente a isso, pode parecer um erro besta, mas conta muito. Cuidado também ao utilizar a primeira pessoa na redação, não é muito indicado, no caso você usou “podemos”, esse trecho poderia ser dito assim, por exemplo, “mas pode-se afirmar que esse direito é concedido?”
    No seu D1 detectei os mesmo erros citados acima, falta de conectivos e erros de concordância, cuidado!! Estude bastante sobre isso e aconselho que você leia redações nota 1000 também e estude elas, veja o que elas tem em comum, acredito que irá te ajudar.
    No seu D2, você começou com uma pergunta, eu não aconselho dessa forma, você pode escrever seu argumento com base nessa pergunta, mas não explicitando ela, seus argumentos estão bons, mas falta articulação, como já citei antes a falta de conectivos.
    Na sua conclusão, existe um erro de escrita “Portanto” é junto, não separado, você trouxe soluções, mas faltou elementos. Quando nós vamos escrever a conclusão é necessário que se responda essas perguntas: “quem vai fazer? Como vai fazer? Para quê? Para quem?” Tudo isso bem articulado, também seria legal se você trouxesse algo inovador, não tão previsível assim. Espero que eu tenha te ajudado, bons estudos 💖

    • 1
  2. Olá, sua escrita é realmente muito boa mas eu acho que você poderia trocar algumas palavras, principalmente quando você se inclui nelas. Se atente bastante ao uso de conectivos, além de você conseguir interligar um período ao outro, mostra também ao corretor que você tem domínio. Nos dois desenvolvimentos eu acho que você poderia justificar de forma que incluísse outras áreas de conhecimento, no primeiro desenvolvimento você poderia citar o governo de Getúlio Vargas já que o Sudeste era o maior concentrador de renda do país, logo existe uma grande possibilidade de ter mais cinemas nessas áreas do que nas regiões de Norte e Nordeste. Já no segundo, você poderia colocar uma pesquisa que mostrasse a porcentagem de cinemas que estão aptos a receber esses deficientes. Na conclusão tem alguns erros de escrita, e lembre-se dos critérios para que você alcance 200 pontos.
    C1- 160
    C2 – 140
    C3 – 140
    C4 – 120
    C5 – 140

    • 0
  3. introdução:
    você não pode se incluir na redação, por exemplo, tu usou “podemos”, é melhor trocar “pode-se”. Eu gostei da tua contextualização que falou a respeito da Constituição (coisa que eu tenho dificuldade em fazer, parabéns!!!)
    Desenvolvimentos:
    falta de conectivos no início dos parágrafos, tem que fazer um tópico frasal no início após o conectivo, estão muito pequenos (é indicado que seja de 9 à 12 linhas ), tu pode tbm terminar cada parágrafo com orações de fechamento!
    Conclusão:
    “Portanto!!”, tem que repetir a tese após o conectivo, ” junto com” tá errado, o “deve” é sempre o mais indicado (razô bicha), na conclusão você precisa de : agente, ação, meio e fim e isso tem que ser feito duas vezes para solucionar os dois problemas expostos nos desenvolvimentos.
    OBS: não sei dá nota, AMADAH, espero que tu tenha entendido alguma coisa.

    • 0
  4. A Constituição Federal de 1988 traz em seu artigo 6 o lazer como um direito básico à sociedade brasileira. Por isso deveríamos considerar que o acesso ao cinema deveria ser um direito garantido a todos os brasileiros. Mas podemos garantir que esse direito é concedido? Com certeza não, tendo em vista que a população das regiões periféricas e mais pobre do país não tem acesso às grandes telas e ainda que as salas de cinema não são adaptadas para deficientes auditivos e visuais.
    Nas regiões Norte e Nordeste do país, não há acesso ao cinema devido as condições precárias em que a população vive, devido à falta de infraestrutura e investimentos por parte do governo e assim não há instalações de cinema para garantir lazer a população local que deveria, como está escrito na constituição, ter seu direito social assegurado e poder usufruir desta grande invenção moderna.
    Mas e os deficientes? Até o ano de 2019 os deficientes não tinham como direito a adaptação do espaço para a utilização, impedindo que gozassem da experiência de poder experimentar a sensação de ver as grandes imagens que o cinema proporciona para pessoas sem necessidades especial, causando a exclusão social e tirando seu direito legal de lazer.
    Portanto, para que haja a democratização do acesso ao cinema no Brasil, o governo junto a empresas privadas parceiras deve investir nas regiões mais afetadas pela falta de investimento, garantindo assim o lazer à toda população independente de sua classe social ou condição física, garantindo assim a democratização dos direitos humanos estabelecidos.

    • 0
  5. Bom dia meu chará! 😂
    Bom, você escreve muito bem, e tem muitas chances de ir bem no Enem esse ano.
    Mas você deve se atentar a alguns erros:
    Recomendo que você, na introdução, inicie com a alusão à constituição e depois insira o tema. Outro erro, a constituição não garante acesso ao cinema, e sim direito ao cinema. Portanto sugiro que você mude a estrutura da sua introdução, exemplo: A constituição de 1988 previne direito a entretenimento a todos os indivíduos. Contudo, tal direito não é evidenciado no Brasil, principalmente com relação ao acesso do cinema…
    Também, seus períodos estão muito longos, você faz parágrafos majoritariamente com apenas um período, o que além de descontar ponto na competência 3 (por falta de planejamento) desconta ponto na 1, pois você coloca vírgula onde devia ser ponto.
    Sugiro que use a seguinte estrutura: 1º período: tópico frasal. 2º perdido: abordagem do tópico frasal, com citações, filmes… 3º período: fechamento do parágrafo, por meio de afirmações que mostrem o que você pensa, ou ideias que reforcem o problema.
    Sua conclusão achei perfeita. Só continua com problemas de períodos muito longos.
    Vamos as notas:
    C1-160 (Não achei nenhum erro ortográfico, achei erros de vírgulas e também a falta de pontos finais dentro dos parágrafos.)
    C2-160 (Usou áreas do conhecimento, porém descontei pois achei a abordagem do começo, estruturalmente, este. Abordagem completa e dissertação perfeita.)
    C3- 160 (Períodos muito longos e falta de planejamento textual. Usou fatos para fixar seu ponto de vista)
    C4-120 (faltaram conjunções que liguem as ideias, no começo doe parágrafo, “Mas e os deficientes?” quais deficientes?? Físicos? Auditivos?… E repete algumas palavras.)
    C5-160 (Achei sua proposta não muito inovadora, mas contém os pontos necessários.)
    760
    Uma ótima nota.
    Qual foi sua real nota?
    Corrija a minha por favor.
    https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.