Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 1

O filme “Bastardos Inglorios”, dirigido por Quentin Tarantino, retrata a vida de uma judia que tem seu cinema tomado pelos nazistas, os quais o torna acessível apenas aos aristocratas. Longe das telas, a realidade não é diferente para muitos brasileiros, haja vista que uma grande parcela da população ainda está distante da produção cinematográfica. Nesse sentido, tal fator é motivado tanto pela falta de incetivo à cultura, quanto pela inoperância governamental frente à pequena quantidade e até ausência de cinemas em algumas regiões brasileiras.
Segundo o filósofo grego, Aristóteles, a arte imita a realidade e por isso é importante que haja uma relação entre a sociedade e ela. Entretanto, os altos preços cobrados para usufruí-la é desmotivador e limita seu acesso à elite social, impedindo assim o direito de lazer das classes sociais mais baixas, o qual é previsto pela Constituição de 1988.

Ademais, as regiões periféricas, por serem localizadas longe dos principais centros econômicos e urbanos, não têm o mesmo acesso à cultura, haja vista que o investimentos governamentais visam as regiões que geram mais retorno lucrativo. Diante disso, é nítido que as produções culturais não são inclusivas e não abrangem toda a camada social, tendo em vista que o simples ato de ir assistir um filme é tão difícil para muitas pessoas.
Portanto, a Secretaria Especial da Cultura, por meio de maiores investimentos disponibilizados pelo Governo Federal, deve apostar em cinemas gratuitos ou com preços simbólicos, a fim de nivelar o seu acesso no Brasil. Além disso, deve incentivar cinemas itinerantes em regiões onde há poucos investimentos culturais. Dessa forma, toda a população terá seu direito de lazer garantido e com acessibilidade aos projetos culturais.

Compartilhar

2 Correções

  1. Provavelmente é redacão que você fez ano passado. Só vou dar a nota que acho sua redacão teve>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nota: 920

    • 1
  2. Olá, boa tarde!
    O seu texto está muito bem coerente e coeso, articulando cada parágrafo com as suas teses, excelentes retomadas e amplo repertório sociocultural e linguístico. Você repete poucas coisas, detalhes quase imperceptíveis, como, por exemplo, alguns conectores. (Haja vista, tendo em vista… dá para substituir por outros) além disso, a sua proposta de intervenção é viável, dá para cumprir em rápido tempo, se conecta com tudo o que você já havia dito. Apesar de ser algo mais “simples” funcionou bem na sua redação e creio que se fosse na banca do ENEM, você teria tirado ao menos 160. Só senti falta de um pouco mais de detalhamento na segunda preposta, continue assim, você vai longe! Só é mudar esses pequenos detalhes, o 1000 vem!
    Não sei se você quer uma nota, mas eu daria:
    Competência I: 180
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 180
    Competência V: 160
    Nota: 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.