Estudante

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

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A Constituição Federal brasileira garante o direito ao bem estar e ao lazer a todos os indivíduos. No século XXI, entretanto, a democratização do acesso ao cinema, revela a concentração dessa atividade em áreas de grandes cidades. Desse modo cabe analisarmos as principais causas, consequências e uma possível solução para a problemática.

Em primeira análise pode-se citar o processo de urbanização como um dos principais motivadores para tal concentração. Desde a década de 70, o Brasil sofria as consequências do êxodo rural, e as atividades de lazer -especialmente o cinema- realocaram-se em direção às grandes cidades, próximo as fábricas, causando exclusão dessas áreas para quem morava no interior. Dessa forma fica evidente como os processos históricos podem influênciar negativamente o presente.

Além disso, como consequência, há a ampliação da desigualdade social. A exclusão de alguns lugares em detrimento de outros promove uma seleção de pessoas que podem ter acesso ao cinema. Lê-se como inadimissível que em um país promulgador da Constituição, o governo não promova de forma eficiente, uma realocação do cinema em direção à periferia.

Portanto, o governo deve promover a realocação do cinema, por meio da criação de shoppings, mapeando os lugares com poucas áreas de lazer. Então assim teremos uma democratização eficiente do cinema no Brasil, assim como prevê a Constituição.

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9 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. Tente trazer sua tese no final da introdução: “a democratização do acesso ao cinema, revela a concentração dessa atividade em áreas de grandes cidades. ” Veja que há uma incongruência semântica aqui, pois se houvesse a democratização, a atividade não estaria restrita aos grandes centros.
    “Desse modo cabe analisarmos as principais causas, consequências e uma possível solução para a problemática.” Eu entendo que você utilizou isso para encadear os seus parágrafos de desenvolvimento, mas perceba que essa finalização de parágrafo poderia ser excluída do texto sem nenhuma perda. Procure sempre colocar informações que acrescentem ao seu argumento. O mesmo vale para esse trecho ” Dessa forma fica evidente como os processos históricos podem influenciar negativamente o presente.”
    Competência 1 uso da norma culta – 140, você cometeu alguns erros no emprego de vírgulas e grafia correta de palavras.
    Competência 2 Uso de diferentes áreas do conhecimento para darem suporte ao seu ponto de vista – 140. Você trouxe a a constituição federal no primeiro parágrafo, e fez uma análise geopolítica no segundo, no entanto, no terceiro parágrafo não trouxe nada.
    Competência 3 Uso de dados, informações, e opiniões – 140- Você trouxe poucos dados e opiniões de peso referenciadas, principalmente no terceiro parágrafo.
    Competência 4 Uso de conectivos – 160- Você tem um uso de conectivos moderado, há espaço para melhorar, principalmente entre as orações do parágrafo. Procure manter o paralelismo sintático entre os parágrafos também, como iniciou com o primeiro parágrafo do desenvolvimento com “Em primeira análise” é interessante que comece o segundo com “Em segunda análise”
    Competência 5 Proposta interventiva- 140 Aqui você trouxe o Agente, ação meio e fins. Só que seu agente está muito geral, o Governo, você deve ser mais específico “ministério da cultura” “Ministério do planejamento” “prefeituras” “municípios ” assim por diante. Ademais, a sua ação e meios carecem de maior detalhamento e a finalidade está misturada com o efeito. É interessante que você coloque um fim que gere um efeito.
    Total: 720
    Continue praticando a dissertação, tenho certeza de que se você continuar a praticar melhorará seu texto. Procure corrigir as redações na plataforma tentando identificar as competências de maneira objetiva , como eu fiz na sua, fazendo isso você vai começar a pensar em como ir articulando o seu próprio texto na hora que o estiver elaborando, você ajuda seu colega, mas no fundo esse exercício te dá em dobro o que você fornece.
    Forte abraço!!

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  3. Ok, sou suspeita para falar mas AMEI a tua redação.
    A tua introdução me chamou a atenção e me prendeu ao tema e realmente cumpriu seu papel como introdução (me situando pelo tema), achei ótimo o desenvolvimento e gostei da conclusão. A estrutura estava exatamente como o de uma redação deve ser, adorei, parabéns.

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  4. Essa correção foi editada.

    Você não faz idéia do quanto me deixou aliviado, porque assim… esse é o primeiro feedback que eu tenho, e eu realmente não sabia se tinha ficado boa ou uma bosta. VALEU!!!!

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  5. INTRODUÇÃO:
    – “do cantor Lulu Santos” deve estar entre vírgulas;
    – “nessa conjuntura exposta” eu acho que ficaria melhor como “na conjuntura exposta”;
    – “fatores de” ficaria melhor como “fatores relacionados à [a1] e à [a2].

    DESENVOLVIMENTO 1:
    – fazer “vista grossa” entre aspas pois é uma expressão informal;
    – entre “prática” e “devido” não se usa vírgula;
    – em “se torna longe da realidade para o indivíduo marginalizado, a expectativa de um futuro promissor” não se usa vírgula, pois não se separa sujeito (a expectativa de um futuro promissor) do predicado.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    – “a influência que a lacuna educacional ocasiona” pode ser trocada por “a influência da lacuna educacional”, pois se influencia, ocasiona;
    – “Consequentemente, o desrespeito às diferenças ideológicas e, gradativamente, a violência, aumentam”.

    CONCLUSÃO:
    – “implantarem”;
    – “projetos de inclusão social das atividades físicas de diversas modalidades com profissionais adequados para o ensino da prática”;
    – eu optaria por “desenvolvimento” em vez de “crescimento”;
    – colocaria um sinônimo para “justo”, evitando repetir o uso na introdução.

    Maria, eu achei sua redação muito boa, no que diz respeito a capacidade argumentativa e apresentação de proposta de intervenção, então eu te daria 920, pois ao meu ver você pecou apenas na Competência 1 por conta do uso incorreto de vírgula e de erros de concordância. Mas, de resto, você argumenta bem, traz repertórios pertinentes, emprega bem os conectivos e descreve todas as etapas da proposta de intervenção, o que garante a nota máxima nas outras competências.

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  6. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  7. a 3 Uso de dados, informações, e opiniões – 140- Você trouxe poucos dados e opiniões de peso referenciadas, principalmente no terceiro parágrafo.
    Competência 4 Uso de conectivos – 160- Você tem um uso de conectivos moderado, há espaço para melhorar, principalmente entre as orações do parágrafo. Procure manter o paralelismo sintático entre os parágrafos também, como iniciou com o primeiro parágrafo do desenvolvimento com “Em primeira análise” é interessante que comece o segundo com “Em segunda análise”
    Competência 5 Proposta interventiva- 140 Aqui você trouxe o Agente, ação meio e fins. Só que seu agente está muito geral, o Govern

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  8. Olá,
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 120
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 120
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-160

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