Iniciante

Democratização do acesso ao cinema

  • 0

 

No filme “Mazzaropi” é retratado o papel significativo de um filme em prol do bem-estar emocional de um indivíduo. Nesse sentido, a narrativa se baseia na trajetória de um homem que ultrapassa barreiras socioeconômicas para assistir um filme no cinema com sua família. Fora da ficção, é evidente que uma grande parcela da população brasileira encontra desafios para ter acesso de qualidade ao cinema. Isso se perpetua em virtude da centralização das grandes telas apenas nas maiores metrópoles, bem como o baixo investimento governamental acerca desse arranjo.

      Primeiramente, vale apontar que a mã disponibilidade de cinemas em regiões periféricas é um fator determinante que inibe a democratização do acesso ao cinema no Brasil. A esse respeito, dados divulgados pela Ancine informam que o tal meio cultural não acessível à todas as regiões, sobretudo às mais pobres do Norte e Nordeste. Lamentavelmente, isso se deve a conservação do cinema apenas nas grandes cidades que abrange apenas a  população que possui propícias condições financeiras. Por conseguinte, o cinema se torna inacessível à uma demanda populacional, o que acarreta um isolamento social acerca dessa temática.

       Ademais, a negligência governamental é um fator determinante para a permanência da problemática. Tal fato é perceptível quanto aos escassos investimentos governamentais em infraestrutura dos cinemas, ações que tornariam esse meio artístico mais atrativo para a sociedade. Desse modo, seria concretizado, na prática, o direito ao lazer como defendido e assegurado pela Constituição Federal de 1988. Todavia, com a falta de fiscalização e um planejamento adequado isso não é firmado.

       Diante do exposto, para amenizar a questão, cabe ao Governo , por meio de  contratos com empresas cinemotográficas,  elaborar festivais de cinema gratuito, nos centros periféricos,  que atendam uma grande parcela de pessoas, promovendo sessões de filmes lúdicos para entreter e divertir essas civilizações, a fim de que todos possam  vivenciar o bem-estar oferido pelo cinema e tornar o Brasil um pais mais democrâtico.Dessa maneira, espera-se que os brasileiros possam ter o direito ao lazer garantido na prática e, além disso, eliminar barreiras socioeconômicas como vistas em ” Mazzaropi”.

Compartilhar

5 Correções

  1. OLÁ
    O texto está muito bem escrito… so a consideração de que os parágrafos estão muito longos.
    ALGUMAS COISAS DEVE TER PASSADO DESPERCEBIDO, SÃO SO ALGUMAS RESSALVAS
    – A esse respeito, dados divulgados pela Ancine informam que o tal meio cultural não acessível à todas as regiões
    – A esse respeito, dados divulgados pela Ancine informam que o tal meio cultural não É acessível à todas as regiões

    TEXTO MUITO BEM ELABORADO
    PONTUAÇÃO E CRASE MUITO BEM FEITAS

    • 0
  2. Boa noite!
    Redação muito bem feita e organizada. Fez um bom uso dos elementos articuladores, das vírgulas ..
    Trouxe boas informações, que com certeza fazem diferença na redação.
    Sua ortografia está ótima.
    No entanto, você pode melhorar sua conclusão, nela você deve fazer uma retomada do que foi dito na introdução. E você também pode fazer o uso de mais orgãos do poder, além do governo.

    • 0
  3. Eu simplesmente amei sua redação, você usou tudo que podia para esse tema, dados, informações e muito mais. Você tiraria uma boa nota na redação do ENEM. Achei super direta sem “rodeios”, e bem elaborada, pelo menos eu não achei erros ortográficos,acatando as 5 competências!
    Acho que uma Nota: 1000

    • 0
  4. Ótima Redação!!!
    Boa Citação de Filme.
    Respondeu as questões da conclusão.
    Utilização muito boa da citação histórica.
    Tem bom vocabulário de conectivos.
    Tese de fácil identificação.
    Bom desenvolvimento.
    Pouca repetição de palavras.
    Argumentos Bons e fortes.
    Utilizou bem conhecimento de outras áreas.
    Boa introdução.
    Excelente projeto (introdução-desenvolvimento-conclusão) de redação.

    • 0
  5. EXCELENTE TEXTO!
    ELABOROU UMA EXCELENTE TESE.
    POSSUI DOMÍNIO DE EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS.
    FAZ BOM USO DE CONECTIVOS.
    FEZ BOM USO DE AGENTES DE INTERVENÇÃO EM SUA CONCLUSÃO.
    FEZ BOM USO DA CITAÇÃO.
    Mostrou muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada ao que foi discutido no texto.
    NOTA: 1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.