Democratização do acesso ao cinema

  • 0

É de conhecimento geral que a 3° revolução técnico-científica, trouxe grandes avanços a sociedade, entre eles, a conhecida sétima arte: O cinema. Atualmente é visto como meio de acesso à cultura através do lazer. Entretanto, não é usufruído por todos de forma igualitária uma vez que há pouco aceso por uma população marginalizada e pouca inclusão aos deficientes físicos.
Em primeira análise, a carência de acesso por uma parte da sociedade dificulta uma democratização. Nesse contexto, na cidade de Belém do Pará, existe o cinema Líbero Luxardo, onde os preços dos ingressos são menores em relação aos demais trazendo maior admissão à população carente. Entretanto, ainda não há tantas políticas públicas como essa, causando assim um afastamento da sociedade as salas cinematográficas, por conta dos altos preços cobrados, nos quais, para muitos fazem uma grande falta ao final do mês.
Além disso, pessoas com algum tipo de deficiência estão cada vez mais longe dessa alternativas de lazer. Nesse sentido, a Constituição Brasileira garante o direito ao acesso à cultura. Todavia, esse direito é perdido pois a falta de acessibilidade aos que necessitam tem como consequência o afastamento dessa opção. Sendo assim, a debilidade de um direito os impede de exercer uma cidadania plena.
Infere-se, portanto que medidas capazes de atenuar a carência de acesso sejam efetuadas. Cabe, ao Ministério da Cidadania por meio de políticas públicas, criar cinemas com menores preços, como exemplo do cinema Líbero luxardo para dar oportunidade à pessoas de baixa renda frequenta-los. Ademais, os donos das grandes empresas de cinema devem melhorar os meios de acessibilidade aos necessitados, por meio de rampas e funcionários capacitados a atendê-los para todos exercerem assim uma plena cidadania.

Compartilhar

4 Correções

  1. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
    1)É de conhecimento geral que a 3° revolução técnico-científica, trouxe grandes avanços a sociedade
    — Não se separa sujeito de verbo: É de conhecimento geral que a 3° revolução técnico-científica trouxe grandes avanços a sociedade
    2) Atualmente é visto como meio de acesso à cultura através do lazer.
    — Quem é visto é o cinema, portanto faltou algo para retorná-lo retomar sem repetir.
    —Atualmente este é visto como meio de acesso à cultura através do lazer. –
    — Além disso não tem crase, porque acessar é vtd, quem acessa, acessa algo
    —-Atualmente é visto como meio de acesso a cultura através do lazer.
    3) Entretanto, não é usufruído por todos de forma igualitária uma vez que há pouco aceso por uma população marginalizada e pouca inclusão aos deficientes físicos.
    — Entretanto, este recurso não é usufruído por todos de forma igualitária, uma vez que há pouco aceso por parte da sociedade, dentre elas, as populações marginalizadas e os deficientes físicos.
    4) Em primeira análise, a carência de acesso por uma parte da sociedade dificulta uma democratização.
    — Em primeira análise, a carência de acesso por algumas pessoas da sociedade dificulta
    a democratização.
    5) Nesse contexto, na cidade de Belém do Pará, existe o cinema Líbero Luxardo, onde os preços dos ingressos são menores em relação aos demais trazendo maior admissão à população carente
    — Nesse contexto, na cidade de Belém do Pará, o cinema Líbero Luxardo vende ingressos com preços reduzidos em relação aos demais permitindo maior admissão da população carente a essa forma de entretenimento.
    — Trazendo é gerúndio: não deve ser usado na redação
    — admissão : aceitação de quem : da população
    6) Entretanto, ainda não há tantas políticas públicas como essa, causando assim um afastamento da sociedade as salas cinematográficas, por conta dos altos preços cobrados, nos
    – Entretanto, ainda há escassez de políticas públicas como esta, tendo como consequência, um afastamento da sociedade em relação as salas cinematográficas, por decorrência dos altos preços cobrados, nos quais, para muitos faz uma grande falta no final do mês.
    7) Além disso, pessoas com algum tipo de deficiência estão cada vez mais longe dessa alternativas de lazer
    –Além disso, pessoas com algum tipo de deficiência estão cada vez mais longe dessa alternativa de lazer
    8) Nesse sentido, a Constituição Brasileira garante o direito ao acesso à cultura
    ——Nesse sentido, a Constituição Brasileira garante o direito ao acesso a cultura –
    9) Todavia, esse direito é perdido pois a falta de acessibilidade aos que necessitam tem como consequência o afastamento dessa opção. Sendo assim, a debilidade de um direito os impede de exercer uma cidadania plena.
    — Todavia, esse direito é perdido, pois a ausência de acessibilidade aos que necessitam tem como consequência o afastamento dessa opção. Sendo assim, a debilidade de um direito os impede de exercer seu papel como cidadão.
    10) Infere-se, portanto que medidas capazes de atenuar a carência de acesso sejam efetuadas
    — Infere-se, portanto, que medidas capazes de atenuar a carência de acesso sejam efetuadas
    11)Cabe, ao Ministério da Cidadania por meio de políticas públicas
    —-Cabe, ao Ministério da Cidadania, por meio de políticas públicas
    12) criar cinemas com menores preços, como exemplo do cinema Líbero luxardo para dar oportunidade à pessoas de baixa renda frequenta-los.
    criar cinemas com preços mais acessíveis, tendo como exemplo, o Líbero luxardo, afim de possibilitar que à pessoas de baixa renda possam frequentá-los.
    13) Ademais, os donos das grandes empresas de cinema devem melhorar os meios de acessibilidade aos necessitados, por meio de rampas e funcionários capacitados a atendê-los para todos exercerem assim uma plena cidadania.
    —–Ademais, os donos das grandes empresas de cinema devem melhorar os meios de acessibilidade aos necessitados, por meio da instalação de rampas de acesso e ajustes na infraestrutura do local, associando a isto, deve-se contratar de funcionários capacitados a atendê-los para que assim, haja o exercício da plena cidadania.
    OBS finais: mais elementos coesivos, cuidado com a gramática, cuido no uso da crase…

    • 0
  2. Olá, podemos observar que:
    1-Na introdução, poderia citar que algumas grávidas foram vítimas de abuso, por exemplo, não somente falta de informação, se fosse só esse ponto de vista; citar no título
    2-Os parágrafos poderiam ter mais nexo, por exemplo, o final de um parágrafo de desenvolvimento dava continuidade no início do outro, como tese.
    3-Sua conclusão se encaixou bem na proposta de intervenção.
    4-Organizou bem a introdução, e explicou o tema
    5-Faltou exemplos, e riqueza no texto ( dados estatísticos ) e o exemplo que deu faltou o órgão responsável pela pesquisa..
    Espero ter ajudado, boa sorte , parabéns

    • 0
  3. Então, a redação tá bem feita. Você usou bem os conectivos e isso te garante uns bons pontos. A alusão história no começo também vai te garantir pontos, pois demonstra conhecimento de mundo e tal. Sua redação teve início, meio e fim, tudo com muita coerência. Achei a conclusão um tanto ineficaz na parte em que fala sobre a criação de um cinema de baixo custo, pois ainda assim existiram pessoas que, infelizmente, não poderiam usufruir do mesmo, já que quando se ganha pouco a maior preocupação são as necessidades básicas, ou seja, mesmo existindo um cinema mais baratinho ainda não seria viável para todos, entende? A parte que fala sobre acessibilidade para portadores de deficiência também acredito que foi mal explorada. Enfim, você falou bem sobre os agentes do governo. É bom saber a função de todos antes de usar e, principalmente, se alguns ministérios ainda existem, mas como disse anteriormente você soube usá-los.
    Quando fiz a prova ano passado também fiquei em dúvida quanto ao tema, se a falta de acessibilidade era a respeito do capital financeiro ou sobre as dificuldades enfrentadas por portadores de alguma deficiência. Então falar sobre os dois foi uma escolha inteligente. Parabéns.
    Cuidado apenas para não fugir do tema caso fique em dúvida outras vezes.

    • 0
  4. Essa correção foi editada.

    Então, a redação tá bem feita. Você usou bem os conectivos e isso te garante uns bons pontos. A alusão história no começo também vai te garantir pontos, pois demonstra conhecimento de mundo e tal. Sua redação teve início, meio e fim, tudo com muita coerência. Achei a conclusão um tanto ineficaz na parte em que fala sobre a criação de um cinema de baixo custo, pois ainda assim existiram pessoas que, infelizmente, não poderiam usufruir do mesmo, já que quando se ganha pouco a maior preocupação são as necessidades básicas, ou seja, mesmo existindo um cinema mais baratinho ainda não seria viável para todos, entende? A parte que fala sobre acessibilidade para portadores de deficiência também acredito que foi mal explorada. Enfim, você falou bem sobre os agentes do governo. É bom saber a função de todos antes de usar e, principalmente, se alguns ministérios ainda existem, mas como disse anteriormente você soube usá-los.
    Quando fiz a prova ano passado também fiquei em dúvida quanto ao tema, se a falta de acessibilidade era a respeito do capital financeiro ou sobre as dificuldades enfrentadas por portadores de alguma deficiência. Então falar sobre os dois foi uma escolha inteligente. Parabéns.
    Cuidado apenas para não fugir do tema caso fique em dúvida outras vezes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.