Iniciante

Democratização do Acesso ao Cinema

  • 2

Walter Benjamin, importante filósofo, sociólogo da Escola de Frankfurt, escreve sobre o conceito de indústria cultural e cultura de massas. Segundo ele, o cinema é arte que mais representa esses termos, já que a mesma nasceu durante o processo de formação do capitalismo moderno. Apesar de ser, uma cultura de massas, no Brasil a situação é diferente, porque somente as classes altas e médias, de capitais e centros urbanos tem acesso a tal cultura.

Em primeiro lugar, devemos considerar os pequenos públicos e ingressos caros que fazem um ciclo em que nem o consumidor e o fornecedor saem ganhando. Isso demonstra o porquê de haverem poucos cinemas em relação ao tamanho da população brasileira, principalmente no interior. Esse sofre pelo fato de não haver shoppings que atraem o público para o cinema, que depende do espaço de lazer para atingir grandes públicos. Então, os cinemas independentes sofrem prejuízo por não conseguir competir e acabam falindo.

Ademais, é importante salientar um padrão na história brasileira, em relação à cultura, que se fez mais presente onde tinha mais capital. Podemos citar a arte barroca no ciclo do ouro em Minas Gerais, o Romantismo e Realismo quando o Rio de Janeiro era capital. Esse padrão infelizmente continua, as camadas mais desfavorecidas não tem acesso a cultura, e isso ocasionam vários problemas á formação de um cidadão, esse se acaba voltando para a criminalidade e o vazio de cultura.

Dado o exposto, é mister mitigar esse problema. O governo junto com os cinemas e a população deve criar consciência da importância do cinema para o país. Essa ação deve ser feita a partir de investimentos nos cinemas, aumento a quantidade deles em todas as regiões, campanhas nas escolas incentivando a ida aos cinemas, a fim de popularizar o mesmo. Fazendo com que os preços dos ingressos reduzam e os públicos aumentem. Para que com isso, o cinema o Brasil tornar a ser uma cultura de massas.

Se quiserem me dar uma nota e apontar os erros, eu fico agradecido e corrijo a sua também.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia!
    Sua redação foi muito bem elaborada, apresenta uma citação logo em sua introdução e isso ajuda a aumentar sua nota, também apresenta vários conectivos muito bons. Seus argumentos foram fortes, mas talvez a adição de alguns dados neles o tornariam mais fortes ainda.
    A sua proposta de intervenção ficou muito boa, acho que apenas uma troca onde você escreveu “aumento a quantidade deles […]” trocando a palavra aumento para aumentando, mas fora isso, sua redação toda ficou muito boa. Parabéns!

    • 1
  2. Bom dia !
    Sua redação esta muito boa.
    Possui argumentos fortes que te ajudaram a desenvolver sua redação de uma forma muito boa. Usou bastantes conectivos, sendo alguns no começo dos parágrafos o que deixa ainda melhor sua redação. Foi muito interessante o seu paragrafo de desenvolvimento 2, trouxe uma certa alusão histórica e mostrou um vasto conhecimento sobre o assunto. Contudo, a minha unica dica é cuidar um pouco mais com a pontuação do texto.
    Parabéns, sua redação está muito boa eu ameii.

    • 1
  3. seu texto ficou bem desenvolvido, adorei que você começou com uma frase de filósofo mas no desenvolvimento pro seu texto ficar mais verídico e sólido você poderia colocar um dado isso ajudaria muito sua redação a ganhar mais pontos mas ficou bastante legal sobre a história do barraco que você citou e a sua proposta também está boa só toma cuidado com a pontuação, concordância e essas coisas eu tbm não posso falar muito pq sou horrível nisso mas meus parabéns e boa sorte sz

    • 1
  4. Oi,você começou com uma boa citação ,mas não marcou de forma clara a tese, observe que você nem citou a palavra cinema. O adequado seria você fazer 3 períodos, o primeiro pra contextualização, citação ;o segundo você deve usar pra problematizar, e marcar as palavras-chave da proposta.O terceiro, você usa pra citar os argumentos que serão desenvolvidos nos dois parágrafos seguintes.
    No d1 você podia ser mais claro, porque ficou um pouco confuso, você podia dizer que os cinemas ficam concentrados nas grandes metrópoles, enquanto o interior carece dessas importantes ferramentas de disseminação cultural, não exatamente assim, mas algo do tipo.Senti falta também de repertórios socioculturais de outras áreas do conhecimento, isso enriquece muuito seu texto. Você podia usar também alguns conectivos entre os períodos pra ligar melhor as ideias .
    No de, você podia tirar esse primeiro período , e começar logo falando sobre o realismo, sobraria mais espaço pra você explicar como se dava esse processo em que os pobres eram excluídos.Sua argumentação ficou muito superficial, tente desenvolver as causas e consequências , e reserve um período pra expor a sua opinião sobre a situação .
    Na P.I. faltou o modo-meio, ou seja, através de que órgão essa ação será concretizada?
    A retomada da citação no último parágrafo foi ótima, deixou seu texto cíclico .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.