Democratização do acesso ao cienma no Brasil

  • 0

Nos últimos anos no Brasil o acesso ao cinema pela população sedeu de acordo com a distribuição de renda. Os mais ricos e privilegiados teem maiores facilidades para frequentarem, enquanto os mais pobres não. A posse de dinheiro aliado a uma boa locomoção facilitam o acesso, enquanto a meia entrada se faz uma grande aliada para a democratização do acesso ao cinema.

O filme ‘Vingadores: ultimato’, da produtora Marvel, foi uma das maiors mobilizações nacionais de ocupação de salas de cinemas, dado seu enorme sucesso principalmente entre os jovens. Muitos desses telespectadores se enquadram entre estudantes e baixa renda que utlizaram a meia entrada como alternativa para adentrarem nesses espaços.

Preços cada vez mais altos, tanto em produtos como em serviços, dificultam o acesso de moradores de periferias e pequenas cidades, principalmente nas regioes Norte e Nordeste do país, as salas de cinema. Muitas famílias de classe baixa se privam de procurarem formas de lazer, pois ocupam muito tempo e exigem muita programação, além de afetar diretamente as suas rendas. O preço a pagar nesses divertimentos é direcionado para contas necessárias para a sobrevivência.

Portanto, evidencia-se que no Brasil o acesso ao cinema não é democrático, assim como a maioria dos outros lazeres. Logo, medidas como a meia entrada deve continuar existindo e sendo garantida pelo Ministério da Economia e ser disseminda para garantir formas de divertimentos ao mais pobres. Além da Secretaria especial da  cultura elaborar projetos com cinemas intinerários, para chegar até os mais pobre. Cinema é cultura e pode ser usado, por muitos, como forma de transformar o lugar em que vivem

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, bom dia. Tenho algumas observações a fazer acerca de seu texto. Primeiramente, há desvios de gramática que, não raro, podem comprometer o entendimento do corretor. Por isso, é interessante, nessa reta final, que você revise assuntos relacionados à competência 1, como vírgula, crase, regência e colocação pronominal. Ademais, cuidado para não se desviar da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se dos tópicos frasais, das frases de “fecho” e de outros elementos que identificaram sua redação em dissertativa-argumentativa. Tenha coerência e coesão, não esqueça dos elementos coesivos e dos elementos de coerência. Por fim, como já dito acima, sua conclusão PRECISA ser composta por 5 agentes.

    • 1
  2. Boa noite, sua redação está boa.
    Mas deixo minhas sugestões, espero que te ajude.
    Em primeiro lugar, é essencial iniciar seus parágrafos com conectivos, e também ao longo do texto para uma leitura mais clara e fluída.
    Na introdução apresente sua tese por meio de uma problematização (por exemplo: Nesse sentido, surge a questão da falta do acesso ao cinema, que persiste na atual sociedade brasileira seja por falta de estruturas, seja pela falta de investimentos governamentais) e a desenvolva melhor no D1 e D2 e então a solucione na conclusão.
    No desenvolvimento 1 contextualize mais seu argumento no texto e no desenvolvimento 2 insira dados para comprovar seus argumentos e torná-los mais sólidos.
    Não se esqueça, na conclusão é preciso agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.

    • 1
  3. Na introdução: opte por começar sua introdução com um repertório sociocultural, assim você impressiona mais o leitor, como também pode retomar na sua finalização na conclusão.
    Na expressão: ”Nos últimos anos no Brasil” tem uma vírgula depois da palavra ”Brasil”, pois é um adjunto adverbial de lugar grande.
    No desenvolvimento 1: estudante de baixa renda* é o correto.
    Faltou conjunções para juntar os períodos, o que comprometeu o entendimento do desenvolvimento, pois eu não sei muito bem o que você quer falar com as suas palavras.
    No desenvolvimento 2 aconteceu a mesma coisa do desenvolvimento 1
    Use algum repertório no D2 para convencer o leitor!
    ”Logo” é um conjunção conclusiva. Troque por outra conjunção que se adeque.

    Não caprichou muita na conclusão: colocou dois agentes e ações, mas faltou mais detalhamento, meio e a finalidade disso.
    Faltou ponto final no texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.