DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE NO BRASIL

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde é, democraticamente, um direito de todos os brasileiros. Posto isso, foi criado pelo Estado o SUS (Sistema Único de Saúde) para garantir o acesso a esse setor essencial à população. Entretanto, a falta de negligência por parte do Governo, traz para esse sistema dificuldades no acesso qualificado dessa área. Assim, é imprescindível analisar esse problema que é, principalmente, a ausência de investimentos em hospitais públicos e o auto custo de acesso nas instituições privadas.

É determinante pontuar, a princípio, que a rede pública de saúde, em sua maioria, não possui uma estrutura qualificada para prestar determinadas assistências. Isso decorre, sem dúvidas, da falta de investimentos nessa área que, consequentemente, desencadeia na ausência de equipamentos médicos e assistentes em alguns hospitais brasileiros. De acordo com o Fórum Econômico, em 2010, o Brasil gastou com a saúde apenas 10% do seu orçamento total. Ou seja, o papel passivo do Governo em não tomar tais ações, dificulta em qualificar o acesso à saúde pública brasileira.

Em segundo plano, é lícito destacar, que na série “Grey’s Anatomy”, produzida pela Shonda Rhimes, é apresentado um hospital privado de alta performance, mas que para acessar é necessário pagamento. De maneira análoga, fora da ficção, esse entretenimento representa nossa realidade em questão de saúde, já que o SUS também possui redes privadas com uma estrutura de qualidade para assistências técnicas de saúde. Contudo, nem todos podem usufruir desses setores, já que o acesso a essas instituições é de alto custo e muitos brasileiros têm renda financeiramente baixa. Nesse sentido, há, de fato, dificuldades de acesso à saúde no Brasil.

Diante dos fatos mencionados, é notável que esse impasse é bastante problemático e é indubitável que medidas sejam tomadas. Portanto, cabe ao Governo Federal, através de verbas nas instituições públicas de saúde, disponibilizar mais assistentes e melhorar a estrutura desses hospitais. Ademais, o Ministério da Saúde deve implementar ao SUS restrições às instituições privadas, para amenizar o custo de acessar essa área, a fim de que populações mais vulneráveis também possam ter acesso. Para que, dessa forma, busque-se garantir democraticamente o direito que a Constituição Federal tenta garantir a todos os brasileiros

SE POSSÍVEL DEEM NOTA, PFV. VLW :)

Compartilhar

2 Correções

  1. boa noite.
    Ao analisar seu primeiro parágrafo notei que usou o contexto histórico ao falar sobre a constituição e deixou clara suas duas teses o problema desse parágrafo ocorreu pelo uso errado da vírgula na frase; ” Entretanto, a falta de negligência por parte do Governo, traz para esse sistema dificuldades no acesso qualificado dessa área. ” onde, não era necessário a vírgula em ” o governo,traz”. Sobre os d1 e d2 apenas há problema no d2 pois, você fez uso do conector ” em segundo plano” que não é mais aceito pela banca esse, pode ser substituído por: outrossim,além disso…, outro problema no d2 foi sua estruturação pois me pareceu bastante com um parágrafo de introduçã . Por conseguinte como disse no início seu texto foi bem elaborado devendo ver apenas a pontuação e a coesão/estruturação.
    c1:160
    c2:200
    c3:200
    c4:160
    c5:200

    • 1
  2. Sua redação ficou muito boa, houve alguns erros de gramática mas isso vc ajusta com o tempo e prática, fiquei um pouco na dúvida no segundo e terceiro paragrafo com oq vc quis dizer, vc quis dizer que o SUS controla os hospitais privados? os seus repertorios são bons, e fez bem em retomar a sua introdução

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.