É certo que “a saúde é dever do Estado”, como está escrito no artigo 196 da Constituição. No entanto, a má distribuição dos recursos impossibilita a população de ser atendida nos hospitais.
Na década de 70, a sociedade acadêmica na então chamada, Revolução sanitária, formulou o Sistema Único de Saúde que visava garantir atendimento a todas as camadas da população brasileira e não somente aos trabalhadores com carteira assinada. O SUS surgiu como uma instituição a qual todas as outras estariam submetidas, incluindo aquelas que ofereciam planos de saúde.
Entretanto, apesar de ser a maior conquista brasileira, o médico e cientista Dráuzio Varella afirma que “o que impede o SUS de funcionar é o problema nas Unidades básicas de saúde”. Estas, muitas vezes não funcionam o que leva a população a formar filas nos hospitais em busca de solução para problemas simples que, poderiam ser resolvidos nos postos de saúde se eles, recebessem recursos mínimos para funcionar.
Ademais, a constante troca de funcionários no setor administrativo das instituições médicas incluindo secretarias municipais e o próprio ministério da saúde, impedem que muitas medidas sejam tomadas e seguidas até o fim.
Portanto, para modificar essa situação e garantir a democratização da saúde, faz-se necessário que o Governo juntamente com o Ministério da Saúde, priorizem recursos para as Unidades básicas de saúde, de modo a diminuir as filas nos hospitais e fazer com que todos tenham acesso a atendimento de qualidade próximo de suas casas. Além disso, é preciso que haja continuidade administrativa sem intervenção partidária para assim, os recursos chegarem a onde precisam sem toda a burocracia que ocorre a cada vez que são trocados ministros e diretores de hospitais.
P.S: se possível me dê uma nota pra eu ter mais ou menos uma ideia.
Danielle06
Oiiii, tudo bem?
A sua introdução precisa de uma tese melhor, além da apresentação do tema. A estrutura do seu texto ficou confusa com cinco parágrafos. Seu repertório é bom. Sua argumentação e seu projeto de texto podem ser melhoradas. Em alguns parágrafos falta coesão. Só há quatro elementos válidos na conclusão.
C1-160
C2-120
C3-120
C4-120
C5-160
NOTA:680
Chernoboy
oiiii, boa tarde. gostei da sua redação, pois ao ler, notei que existe bastante coerencia entres seus parágrafos, no entanto, tem umas coisas que tenho que comentar. Na sua introdução, acho que deveria ter exposto melhor o problema, achei ela um pouco simples, mas a tese ta ótima. Gostei dos seus 3 paragrafos de desenvolvimento, pois soube colocar exatamente cada ideia em cada paragrafo. Na sua conclusão, vc elaborou a proposta de intervenção detalhada, e isso é ótimo. Só vejo algumas repeticões palavras, só na conclusão vc citou a palavra “Saúde” umas 3 vezes, estude sinônimos.
eduardacastro17
A redação apresenta alguns problemas de conexão entre as ideias, o que prejudica a progressão textual ,em alguns momentos aparenta até está fugindo do foco temático.
A introdução traz uma situação problema ,de forma bem simples e direta ,porém ,cria expectativa que o texto explique e cite que problemas são esses, porque eles ocorrem e como podem ser solucionados.
A conclusão apresenta soluções com o governo porém como as razões do problema não foram aprofundados no desenvolvimento, fica comprometida conexão da solução com o restante do texto.
C1•160
C2•120
C3•80
C4•80
C5•160
Tayse
Olá!
• Começou bem, citando a Constituição. No entanto, a problemática não está explícita no primeiro parágrafo;
• Preste mais atenção na estrutura do texto! Na redação, é importante que você exponha suas problemáticas no primeiro parágrafo e desenvolva elas no segundo e terceiro parágrafo, respectivamente. Você não organizou bem seu texto, então ele está confuso, o que dificulta a compreensão do leitor;
• Senti falta de mais elementos coesivos, invista mais neles, eles são de grande valia para o texto;
• Falta detalhamento na proposta de intervenção;
• “a onde”, utilizado na proposta de intervenção foi mal colocado, pois traz ideia de lugar;
• Demonstra domínio da norma culta, com poucos erros ortográficos.
C1: 160
C2: 120
C3: 80
C4: 80
C5: 120
Espero ter ajudado, bons estudos!
Jubs
Olá, segue abaixo alguns pontos que pude identificar erros ou incoerências:
– Ficou um tanto confusa a sua divisão dos parágrafos, me corrija se estiver errada, mas estou corrigindo pensando que há 5 parágrafos pela forma da sua divisão;
– Todos os parágrafos possuem somente 2 períodos cada, o que não condiz com a estrutura base de um parágrafo dissertativo, que deve ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo estes separados por pelo menos 1 período para cada um;
– Faltou uma melhor contextualização na introdução, a tese está boa;
– Repertório sociocultural bom, mas poderia ter sido melhor estruturado;
– Falta alguns recursos coesivos para deixar o texto todo mais interligado;
– Conclusão está coerente;
– Alguns erros na colocação de vírgula.
– Coloque entre parênteses a sigla do órgão que você já disse, antes de começar a usar somente a sigla no restante do texto;
– “Acesso a atendimento” > “Acesso ao atendimento”;
Sugestões:
– Estude a estrutura dissertativa-argumentativa;
– Procure se atentar ao uso de recursos coesivos, com diversidade;
– Trabalhe melhor na contextualização do tema antes de lançar sua tese.
Notas:
c1: 160
c2: 120
c3: 160
c4: 120
c5: 180
Total= 740
Espero ter ajudado de alguma forma.