Iniciante

Democratização do acesso a leitura no Brasil

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No livro As descobertas de Adriel é retratada a história de um garoto de 13 anos que ama livros e possui o hábito de ler. Em contraste com essa realidade, no Brasil o costume de ler é baixo e essa situação ocorre devido ao baixo incentivo e à falta de recursos financeiros. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da democratização da leitura.

Em primeira análise, Elaine Sekimura afirma que incentivar a leitura é a melhor forma de disseminar cultura e valores. Entretanto, esse incentivo não ocorre por parte de muitas famílias devido à baixa alfabetização, falta de tempo ou falta de paciência. Não apenas as famílias como também as escolas falham em motivar a leitura dos alunos ao usa-la como punição em algumas ocasiões, criando uma visão negativa dos livros no imaginário do estudante.

Ademais o alto preço das obras inviabiliza o acesso à leitura pelas pessoas de baixa renda. No ano de 2020 o Ministério da Economia taxou os livros em 12%, influenciando em uma queda de 20% na compra de livros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.

Assim sendo, cabe ao poder legislativo reformular a lei criada pelo Ministério da Economia que taxa os livros em 12%, de modo a torna-los mais acessíveis. Além disso, a família, em parceria com as escolas, deve promover a reeducação sobre os benefícios da literatura e o incentivo através da elaboração de projetos pedagógicos. Somente assim, o acesso aos livros se tornaria universal no Brasil.

Se possível, coloquem a nota de cada competência por favor. Obrigada desde já

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3 Correções

  1. Olá! Farei algumas observações sobre sua redação.
    Introdução: Vejo que você fez uma ótima introdução, apresentou o tema, colocou as teses e os argumentos.
    D1: Sugiro que coloque um tópico frasal, apresentando a temática que será discutida ao longo desse parágrafo, outro ponto é o fato de você ter argumentado pouco e algumas questões não foram tão bem respondidas ( que punições são essas, poderia dar um exemplo?, essa ideia não ficou tão clara). C3
    D2: Um grande problema aqui: note que você apenas colocou o tópico e o repertório, porém não argumentou sobre ele, além de não ter fechado bem suas ideias. Cuidado! Ao não contextualizar um repertório, você é penalizado na C2 também.
    Conclusão: Você deixou ambas as propostas incompletas.
    C1: 160
    C2: 160
    C3:160
    C4:200
    C5:160
    NOTA: 840
    Obs: tome cuidado com a falta de argumentação e contextualização de um repertório, sempre os explique. Além disso, procure colocar os 5 elementos válidos na sua redação. Já notei uma enorme diferença da sua última redação para essa, feliz demais pelo seu 800+. Se gostou da correção, vota aí ;)

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  2. Bom diaa, espero ajudar

    C1- faltou aspas no nome do livro e algumas ausências de vírgulas, mas não são tantos erros- 160
    C2- pelo menos um repertório bem utilizado-200
    C3-desenvolvimento 2 está muito exposto e pouco argumentativo, precisa de mais autoria sua visão sobre (utilize consequências caso falte ideias)- 120
    C4- poderia utilizar mais conectivos intraparagrafos- 160
    C5- faltou o detalhamento (dois agentes não é) – 160

    Sua redação está boa, continue evoluindo,Parabéns!!!!

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  3. Em primeira análise, Elaine Sekimura afirma que incentivar a leitura é a melhor forma de disseminar cultura e valores. Entretanto, esse incentivo não ocorre por parte de muitas famílias devido à baixa alfabetização,(1)(à) falta de tempo ou (à)falta de paciência. Não apenas as famílias como também as escolas falham em motivar a leitura dos alunos ao usa-la como punição em algumas ocasiões, criando uma visão negativa dos livros no imaginário do estudante.
    (1) paralelismo
    (2) É detalhes, mas você em nenhum momento na introdução você citou ou deu margem para que a tese da leitura de punição.
    (3)Faltou coesão entre o 2º e 3º período; você começou com um argumento, achei que desenvolveu pouco; e, em seguida, já colou outra ideia, mas faltou ligar ou explicar o relacionamento delas.

    Ademais o alto preço das obras inviabiliza o acesso à leitura pelas pessoas de baixa renda. No ano de 2020 o Ministério da Economia taxou os livros em 12%, influenciando em uma queda de 20% na compra de livros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.
    A ideia está boa, só acho que deveria desenvolver um pouco mais.

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