Democratização do acesso à internet no Brasil

  • 1

Segundo o filósofo francês Pierre Lévy: “Toda nova tecnologia cria seus excluídos”. De maneira análoga à citação, a sociedade brasileira ainda enfrenta diversos desafios para a democratização do acesso à internet, uma nova tecnologia, que, infelizmente, tem seus excluídos assim como afirma Lévy. Tal realidade se deve, majoritariamente, à passividade estatal e à negligência por parte das empresas que fornecem a internet.

Sob esse viés, é lícito postular a omissão do Estado, a qual é evidenciada pela ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para democratizar o acesso à internet no país, como impulsionadora desse problema. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada pelo TIC Kids, mostra que o Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem acesso à internet em casa, ou seja, o Governo contribui para a perpetuação desse impasse, visto que é o responsável pela exclusão da população mais pobre a esse tipo de tecnologia. Com isso, muitas pessoas sofrem para ter acesso a uma internet de qualidade e, como consequência, um maior distanciamento social entre classes é perpetuado na sociedade brasileira.

Outrossim, é imperativo pontuar que a negligência das empresas responsáveis por fornecerem a internet no Brasil colabora para o impasse relacionado a sua democratização. Nessa lógica, a postura capitalista de grande parte dos empresários desse segmento gera um empecilho para garantir a internet a todos, já que eles priorizam os ganhos, ao invés de priorizarem o conhecimento que a internet pode proporcionar. Nesse sentido, há uma visão elitista, uma vez que os donos dessas empresas, muitas vezes, precificam os pacotes de internet com valores acima do que a população de baixa renda pode pagar. Logo, as classes populares ficam impedidas de usufruir da internet como os cidadãos mais favorecidos economicamente.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a efetiva democratização do acesso à internet no Brasil. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, órgão responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, lance um Plano Nacional de Democratização à Internet no Brasil. Esse plano deverá focar, principalmente, na qualidade da internet e garantir que todos tenham acesso a ela. Ademais, o Governo Federal deve, por meio do oferecimento de incentivos fiscais, incentivar as empresas operadoras de internet a reduzirem o custo de seus planos, além de desenvolver um plano especial de pacote de dados para as classes mais pobres, de modo a tornar a internet acessível a todos e, consequentemente, diminuir as diferenças sociais. Dessa forma, espera-se que a citação de Pierre Lévy seja reformulada na sociedade brasileira.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Inclusive, na folha de redação deu 30 linhas, caso seja necessário para a correção. Desde já, muito obrigada!!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Não sou uma especialista para dar nota por competência, mas adorei sua redação. E imagino que essa redação consegue uma ótima nota.
    Sua introdução, já inicia como uma excelente citação e de forma muito coesa. Sua tese, está muito bem colocada. Você certamente mostra domínio da escrita, aparentemente usou muito bem os conectivos, as pontuações e a crase. Você seu desenvolvimento 1 e 2 está muito bem formulado, possui um excelente uso de dados e todo parágrafo seu tem um início, meio e fim muito bem estruturado. Na intervenção, você responde a todas as perguntas: o agente, por meio de… e o mais interessante, é que além das ótimas sugestões usadas na intervenção, você conseguiu retomar uma citação usada anteriormente e pra mim isso é muito bom!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.